FANDOM

HelpLanterna Verde
Abin Sur 001
Galeria
Information-silkNome RealAbin Sur
Information-silkIdentidade AtualLanterna Verde
Information-silkNome OriginalGreen Lantern
Information-silkOutros NomesLagzia[Citação necessária]
Information-silkParentesAmon Sur (filho)
Arin Sur (irmã)
Thaal Sinestro (cunhado)
Soranik Natu (sobrinha)
Information-silkAfiliaçõesTropa dos Lanternas Verdes; anteriormente Tropa dos Lanternas Negros
Information-silkBase de OperaçõesOa
Status
Information-silkMoralidadeBoa
Information-silkIdentidadeIdentidade Pública
Information-silkRaçaUngarano
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoLanterna Verde, antigamente Professor de História
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 1"
Information-silkPeso200 lbs (91 kg)
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloSem Cabelo
Information-silkPeleVermelha
Origem
Information-silkUniversoTerra-Um; Nova Terra; Terra Primal
Information-silkSetorSetor 2814
Information-silkParceiro
Information-silkLugar de NascimentoUngara
Information-silkLugar da MorteTerra
Information-silkCriadoresJohn Broome, Gil Kane
Primeira ApariçãoAparição de Morte
Showcase Vol 1 22Showcase #22
Primeira Aparição no BrasilAparição de Morte no Brasil
Origens dos Heróis (Lançamento) 3ª Série n° 2 (Ebal)Origens dos Heróis (Lançamento) 3ª Série n° 2 (Ebal)

Originalmente um professor de história no planeta Ungara, Abin Sur foi logo nomeado Lanterna Verde do Setor 2814 do Espaço em meados da década de 1860. Quando criança, ele se tornou o melhor amigo de Ruch Ehr e mais tarde, por associação, Munni Jah. Os dois eram um casal e Abin secretamente amava Munni, mas nunca falava abertamente disso.

Recrutado pelo Lanterna Verde conhecido como Starkaðr, ele é conhecido por ter vindo à Terra em várias ocasiões. No Velho Oeste, ele se uniu a um Henry Lee Jordan, um ancestral de Hal Jordan , para lutar contra um alienígena chamado Traidor (que foi responsável pela morte de Starkaðr).[1]

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele encontrou brevemente o Starman e o Homem-Bala quando os três lutaram contra um alienígena sendo controlado por Sr. Mente.[Citação necessária] Após a dissolução da SJA, ele visitou a Terra mais uma vez em busca do criminoso genocida Tybalt Bak'sar, onde ele encontrou o Caçador Marciano.[2]

A Profecia

Abin iria aprender sobre uma profecia que dizia respeito ao destino do universo conhecido como a Noite Mais Densa. Sua curiosidade na Noite MaisDensa o levou a uma jornada ao planeta Ysmault e interrogou seus habitantes sobre as Cinco Inversões, que haviam previsto a profecia.[3] Qull das Cinco Inversões contou a Abin sobre O Negro, uma antítese completa do Espectro Emocional, que consumirá toda a vida. As perguntas de Abin também o prediziam sobre a Guerra da Luz, a queda da Tropa dos Lanternas Verdes, e também sua morte, quando seu anel falha em um momento crítico, mas será sucedido por seu sucessor, que será o maior entre seus contemporâneos.[4]

A descoberta de Abin da profecia da Noite Mais Negra também foi previamente escrita no Livro de Oa.[5] No entanto, a profecia foi acreditada para ser um mentira inventada por seus inimigos pelos Guardiões do Universo em que a passagem na Noite Mais Densa foi mais tarde removida do Livro de Oa. Apenas dois Guardiões, Ganthet e Sayd, bem como uma tribo Zamarona, levariam sua descoberta a sério.[6][7] Independentemente da inércia dos Guardiões, Abin procurou encontrar uma maneira de combater a profecia de acontecer.

Morte

Enquanto em patrulha, Abin foi atacado e perseguido pelo ser conhecido como Legião enquanto estava a caminho de Oa. Gravemente ferido e com sua nave espacial seriamente danificada, ele fez um pouso de emergência no planeta habitável mais próximo (Terra) e começou a usar seu anel de poder para procurar um sucessor para empunhar o anel depois que ele passou . O anel estabeleceu Hal Jordan como o substituto mais adequado logo antes de sua morte.

Por um breve tempo durante Zero Hora, ele foi puxado para o presente, onde ajudou os Darkstars em sua batalha contra Entropia antes de retornar ao seu próprio tempo.[8]

Na vida após a morte, Abin Sur assistiu Monstro do Pântano (Alec Holland) em resgatar sua filha Tefé do Inferno.[9][10] Mais tarde foi revelado que parte de sua própria alma estava sendo torturada no inferno enquanto seu espírito agindo como um companheiro para Hal Jordan durante seu breve período como o Espectro. Eventualmente, ele se libertou do Inferno e ajudou Jordan em várias aventuras espirituais e dilemas metafísicos. Eventualmente, Abin Sur envolvidos na Karamm-Jeev Descent, uma forma Ungaran da reencarnação, e renasceu como Lagzia, filha de velhos amigos de Sur, Ruch Ehr e Munni Jah.

Durante algum tempo de sua vida, Abin gerou um filho, Amon Sur, que cresceu e se tornou o homem encarregado do sindicato do crime do Círculo Negro. Amon ficou zangado com o falecido pai por tê-lo abandonado para a Tropa dos Lanternas Verdes e decidiu descontar sua raiva em todos os Lanternas Verdes. Amon foi parado pelo sucessor de sucessor de Abin, Kyle Rayner e uma segunda geração Guardião do universo chamado Lianna.

A Noite Mais Densa

Artigo Principal: A Noite Mais Densa

A Noite Mais Densa inevitavelmente aconteceu, na qual o corpo de Abin Sur foi ressuscitado como um Lanterna Negro junto com sua irmã Arin. Os irmãos do Lanterna Negro confrontaram e lutaram contra Hal Jordan, Sinestro, Safira Estrela, e Índigo-1 em Korugar.[11] Abin se envolveu contra seu sucessor e tentou quebrar sua moral recordando o papel de Jordan na destruição do Green Lantern Corps sob a influência de Parallax e falhando em salvar Coast City; no entanto, Jordan chegou a um acordo com suas ações passadas. Em última análise, Abin e Arin foram destruídos pelos poderes combinados dos lanternas.[12]

Habilidades

  • Vontade Indomável: Abin Sur possuía um senso de vontade excepcionalmente forte, um traço obrigatório para a indução da Tropa dos Lanternas Verdes.
  • Historiografia: Abin Sur era um especialista na história do planeta Ungara.
  • Pedagogia: Como professora de história, a Abin Sur conseguiu disseminar informações de valor educacional para grandes grupos de pessoas.

Equipamento

Nave Espacial

Nos quadrinhos da Era de Prata, como as habilidades do anel de poder de Hal Jordan começaram a mostrar que ele era capaz de viagens espaciais de longa distância, isso levantou a questão de por que Abin Sur precisava de um navio.

Explanação Pré-Crise

Na história "Primeiro Lanterna Verde da Terra", Jordan revelou que ele próprio se perguntou e pediu que seu anel explicasse.

O anel contou a história de como Abin Sur descobriu que uma energia parasita era uma espécie que se alimentava de "fator I" de seres sapientes, uma substância que permitia a inventividade, atacava civilizações e paralisava seu desenvolvimento. Sur capturou-os para impedir sua destruição, mas um deles escapou e jurou libertar seus irmãos. Para fazer isso, ele rastreou o planeta de Sur e criou um desastre para forçá-lo a pará-lo. Como Sur não se mascarou, o ser o reconheceu imediatamente e o seguiu até sua casa. Como Sur não cobrava seu anel antes de ir dormir, ele foi incapaz de impedir que o ser assumisse o controle dele.

Com o controle de seu corpo e a ponto de forçá-lo a libertar seus companheiros, Sur enganou o ser em pensar que ele não seria capaz de fazê-lo porque o anel estaria com pouca energia depois da viagem enquanto na realidade , a carga do anel é puramente baseada no tempo. O ser decidiu fazer com que Sur pegasse uma nave até o destino, mas antes de partir, Sur conseguiu segurar sua bateria invisível. No navio, Sur pilotou o navio e esperou até que ele se movesse para um cinto de radiação planetária de cor verde que permitia a Sur cobrar seu anel sem que ele percebesse. Assim armado, Sur lutou e capturou o ser. No entanto, durante a luta, o navio vagou pelo cinturão de radiação da Terra (que aparentemente era de cor amarela no universo da Terra-Um). Com o anel inútil, Sur perdeu o controle da nave agredida e caiu. Mortalmente ferido, Sur procurou seu substituto e atraiu Jordan para ele.

De acordo com Jordan, este relato levou-o a manter uma identidade secreta como precaução de segurança, para navegar cuidadosamente em torno dos cinturões de radiação da Terra e presumivelmente fazer questão de manter seu anel carregado para evitar ataques furtivos semelhantes.

Explanação Pós-Crise

Em Contos da Tropa dos Lanternas Verdes Anual #2, o escritor Alan Moore apontou uma estranha discrepância na história de origem de Hal Jordan: por que Abin Sur, capaz de voar pelo espaço sozinho, precisa de uma nave espacial? Ele respondeu a essa pergunta com uma história de como o herói uma vez visitou o Ysmault, um planeta-prisão para uma antiga raça de demônios, o Império das Lágrimas, vencido milênios atrás pelos Oanos.

Lá, Abin Sur encontrou um demônio chamado Qull das Cinco Inversões, um humanóide com uma boca aberta no peito e uma cabeça em forma de língua, crucificado por três pontas brilhantes cobertas com o símbolo da Tropa dos Lanternas Verdes. Este messias profano previu que o herói iria morrer quando seu anel de energia ficou sem energia em um momento crítico, enquanto ele estava lutando contra um adversário ou desprotegido no vácuo. Abin Sur, preocupado com essa profecia, começou a usar uma nave estelar para viagens interestelares, como uma salvaguarda adicional.

Uma década depois, fugindo de seu inimigo, sua espaçonave colidiu com uma faixa de radiação amarela ao redor da Terra que fez com que sua nave e seu anel de força fossem inúteis em instantes. Se ele tivesse confiado em seu anel sozinho, ele percebeu, ele poderia ter testado a magnetosfera do planeta antes de entrar precipitadamente. Assim, enquanto Legião pode tê-lo ferido, pode-se argumentar que foi Qull quem realmente foi responsável pela morte de Abin Sur, tendo semeado as sementes da dúvida na mente do Lanterna Verde.

  • Abin Sur já foi chamado de A Única Lei a Oeste de Andrômeda.[1]

Notas de Rodapé

Erro de expressão: Operador > inesperado
Green Lantern Corps 001
Green Lantern DC logo
Membros da Tropa dos Lanternas Verdes
Este personagem é ou foi membro da Tropa dos Lanternas Verdes, escolhido pelos Guardiões do Universo para atuar como Lanterna Verde do seu setor e para protegê-lo de ameaças interestelares com um Anel de Poder.
Esta predefinição categorizará os artigos que incluem na categoria "Membros da Tropa dos Lanternas Verde."
Black Hand 008
Black Lantern DC logo
Membro da Tropa dos Lanternas Negros
Este personagem é ou foi membro da Tropa dos Lanternas Negros. Aqueles que morreram podem exercer o Anel de Poder Negro, simbolizando sua falta de vida e de emoção.

Esta predefinição irá categorizar artigos que e incluírem ele na categoria "Membros da Tropa dos Lanternas Negros."