FANDOM

A Alemanha, oficialmente a República Federal da Alemanha, é uma república parlamentar federal no centro-oeste da Europa. A capital da Alemanha é Berlim.

Historia

A Alemanha foi povoada por várias tribos germânicas desde a antiguidade clássica. Foi referido pelos romanos como Germania, e grande parte da Alemanha moderna do sul foi ocupada pelo Império Romano. No século IV, as tribos germânicas expandiram-se para o sul e invadiram o que restou do Império Romano. No ano 800, o rei franco Carlos Magno uniu grande parte da Europa central e precedeu a fundação do Sacro Império Romano, que os territórios alemães formaram uma parte central do império.

No século 16, a Alemanha se tornou o centro da Reforma Protestante e levou a uma série de conflitos religiosos, como a Guerra dos Trinta Anos, e as terras alemãs foram devastadas. A Paz da Westfália acabou com a guerra religiosa entre os estados alemães e os governantes alemães foram autorizados a escolher sua própria religião cristã oficial depois de 1648.

Após o colapso do Sacro Império Romano e o fim das Guerras Napoleônicas, a Confederação Alemã foi formada em 1815. Em 1871, a Alemanha foi reunida sob o Império Alemão dominado pela Prússia depois de derrotar a França na Guerra Franco-Prussiana. . Não diferentemente das outras potências européias, a Alemanha expandiu seu império colonial e formou alianças militares contra seus rivais. Por fim, a Alemanha entrou na [Primeira Guerra Mundial]] do lado das Potências Centrais e foi derrotada. O Império Alemão foi então substituído pela República Parlamentar de Weimar e forçado a pagar reparações de guerra.

Após tornar-se economicamente afetada pela Grande Depressão, e alimentada pela amargura do povo alemão desde a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha caiu sob o controle do Partido Nazista em 1933. Posteriormente, os nazistas estabeleceram um Estado totalitário centralizado, perseguindo o povo judeu. e outras minorias, e começou o rearmamento militar. Isso culminou na Segunda Guerra Mundial enquanto a Alemanha nazista conquistou sem precedentes quase toda a Europa continental até sua derrota pelas potências aliadas em 1945. Os ex-membros do regime nazista foram julgados por crimes de guerra e seus papéis no Holocausto.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi ocupada pelos Aliados e depois dividida na democrática Alemanha Ocidental e na Alemanha Oriental comunista. A divisão durou até o final dos anos 80 e a Alemanha foi mais uma vez reunida em 1990, quando a Guerra Fria terminou.

Pontos de Interesse

Residentes

Veja Também