FANDOM

HelpLex Luthor
Doomsday Clock Vol 1 2 Variant Textless
Galeria
Information-silkNome RealAlexander Joseph Luthor
Information-silkIdentidade AtualLex Luthor
Information-silkParentesLionel Luthor (pai, morto)
Leticia Luthor (mãe)
Lena Luthor (irmã)
Lillian Luthor (tia)
Kon-El (clone parcial)
Information-silkAfiliaçõesLegião do Mal, LexCorp, PerForm; anteriormente A.R.G.U.S., Planeta Diário, Liga da Justiça, Liga da Injustiça, Apokolips
Information-silkBase de OperaçõesMetrópolis; anteriormente Apokolips
Status
Information-silkMoralidadeMau
Information-silkIdentidadeIdentidade Pública
Information-silkCidadaniaAmericanos
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoEmpresário; Cientista
Information-silkEducaçãoColégio de Pós-Graduação
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 2"
Information-silkPeso210 lbs (95 kg)
Information-silkOlhosVerdes
Information-silkCabeloSem Cabelo Anteriormente Ruivo
Origem
Information-silkUniversoTerra Primal
Information-silkCriadoresJerry Siegel, Joe Shuster
Primeira Aparição
Action Comics Vol 2 1
Primeira Aparição no Brasil
Superman 2ª Série n° 1 (Panini)

Quote1 Então, em vez de caminhar para o desconhecido ... Eu não fiz nada. [...] Eu nunca mais deixei que o medo do fracasso me parasse. Quote2
-- Lex Luthor fonte

Lex Luthor é o gênio, empresário Metrópolis ego-centrado que, com sua empresa LexCorp e cientificamente avançada armadura, agiu como um antagonista e um aliado do Superman e da Liga da Justiça.

Vida anterior

Alexander Luthor nasceu e foi criado em Smallville, Kansas, com uma irmã doentia, Lena, que ele prometeu curar. O pai de Lex, Lionel foi o principal cientista do Clube dos Legionários, uma organização criada por Vandal Savage para encontrar os segredos ocultos do universo através de um evento que se aproximava conhecido como a totalidade.[1] Em uma tentativa de criar uma espécie híbrida humano-marciana atrás das costas de Savage, Lionel usou um dispositivo para capturar uma criança marciana através do tempo e do espaço, o jovem J'onn J'onzz.

Lionel instruiu Lex a se unir a J'onn para ganhar sua confiança, no entanto Lex, sob o nome "Albie" (como L-B, ou L-2, Lionel sendo L-1) tornou-se amigo de J'onn enquanto eles se comunicavam. telepaticamente também com um comunicador especial nas camisas de Lex, criando mensagens de luz infravermelha.

Eventualmente, com a ameaça dos Falcões Negros os fecharem, os Legionários se prepararam para matar J'onn. Temendo pela vida de seu amigo, Lex alterou a máquina de matar para mandar J'onn de volta para sua casa, revelando seu verdadeiro nome com sua mensagem final.

Com o conhecimento do segredo de Lionel agora conhecido por Savage, ele atacou e fechou os Legionários, alterando as mentes de todos os envolvidos para esquecer toda a organização. Com as lembranças de sua vida tiradas dele, Lionel se tornou um homem de casca quebrada, bebendo muito e freqüentemente batendo em sua família.[2]

Idade adulta e operações criminosas

Como um adulto, Lex Luthor se mudou para Metrópolis e estabeleceu-se como um solucionador de problemas. Quando ele começou a interceptar sinais de uma nave alienígena que se auto-intitulava o "Cérebro Interativo", ele montou um diálogo, os dados comerciais sobre a Terra para o conhecimento científico alienígena.

Através de um benfeitor estranho, ele foi recrutado para uma aliança de conveniência com o General Lane no Projeto: Soldado de Aço, e Glen Glenmorgan, o mestre corporativo de Metrópolis, contra Superman. Era seu plano para atacar Superman com um trem que o derrtou, e ele estava alegre pela oportunidade de estudar esta nova biologia. No entanto, Luthor cruzou com a dupla Glenmorgan. Ele roubou kriptonita do governo para seu uso particular. Ao mesmo tempo, sob o pseudônimo de "Ícaro", ele vazou segredo criminais de Glenmorgan a um repórter de baixo nível, prejudicando suas operações.[3]

Lex Luthor na prisão

Lex Luthor na prisão

Ele tentou ajudar Brainiac durante o encolhimento de Metrópolis, mas na sequêcia não havia nenhuma evidência e por isso o governo foi forçado a deixá-lo ir. Ele passou os próximos cinco anos, virando as vantagens na tarefa de preencher o lugar tão recentemente desocupado por Glenmorgan.

Cerca de quatro anos após a formação da Liga da Justiça, ele instigou a invasão americana do Qurac para que ele pudesse vender suas super-armas para o exército. Esse foi também o ano em que ele, pessoalmente, enfrentou Superman pela primeira vez, um confronto que terminou com Luthor sofrendo uma cicatriz facial significativa e sendo colocado em uma prisão especial. Esses eventos podem ser relacionados.

Luthor passou um ano na prisão, durante a qual Superman, às vezes, visita para pedir sua opinião sobre um desastre científico especialmente preocupante.

Vilania Eterna

Enquanto na prisão, Lex foi visitado pela Pandora, uma misteriosa mulher que acredita que ele pode abrir a caixa com a escuridão de seu coração, mas um grupo de heróis liderados pela Mulher-Maravilha aparecem na cela de Lex em uma tentativa de tomar a caixa e impedir o acontecimento.[4] Depois de um pequeno confronto, os heróis deixam a prisão. Algum tempo depois, Luthor foi libertado da prisão e voltou ao cargo de CEO da LexCorp.[5]

Lex Luthor salva o mundo

Lex Luthor salva o mundo

Determinado a impedir que o Sindicato do Crime controlasse seu mundo, Lex escolheu acordar seu clone inacabado do Superman Indivíduo B-Zero e iniciar a queda do Sindicato. Ambos os heróis improváveis exploraram os restos destruídos de Metrópolis e recrutaram um punhado de outros vilões que se opunham à nova ordem mundial, formando sua própria "Liga da Injustiça". [6]

Quando finalmente se preparava para lutar contra o Sindicato, um novo inimigo - Mazahs, a contraparte da Terra 3 de Lex - atacou Luthor e seus aliados. No entanto, o poder de Mazahs não era páreo para o intelecto superior de Lex, e Lex derrotou e matou seu colega na batalha. Após o Sindicato do Crime ter sido destronado e a Liga da Justiça ter sido restaurada da Matriz Nuclear, onde estavam presos, Luthor e o resto da Liga da Injustiça eram considerados heróis e celebrados por seus esforços corajosos.[7]

Liga da Justiça

Lex Luthor, membro da Liga da Justiça

Lex Luthor, membro da Liga da Justiça

Na sequência da invasão, a opinião pública de Lex Luthor foi incrivelmente favorável, e ele decide continuar. Em um esforço para continuar a ser considerado como um herói, tentou convencer a Liga da Justiça a recrutá-lo, mas foi inicialmente mal sucedido. A Liga da Justiça finalmente falou sobre como Luthor estava indo continuar a sua cruzada com ou sem a ajuda da Liga da Justiça. Eles permitem Luthor a se juntar a Liga da Justiça sabendo que ele poderia encontrar a informação que poderia colocar todos eles em perigo, mas Batman percebe pelo menos que eles poderiam manter uma estreita vigilância sobre Luthor e a LexCorp.

Uma das primeiras missões que Luthor passou com a Liga da Justiça estava rastreando o anel de energia do Anel Energético membro do Sindicato do Crime, que havia voado na mão de Jessica Cruz após sua morte e convidou Cruz Para se juntar a suas fileiras.

Depois de abrir LexCorp para uma casa aberta em sua empresa, Luthor foi atacado por um assassino chamado Neutron. Embora Luthor e a Liga da Justiça repelissem Neutron, o assassino lançou acidentalmente o projeto secreto da LexCorp - o Vírus Amazo - que transformou toda Metrópolis em uma quarentena. [8] Luthor e a Liga trabalharam juntos para conter o vírus e curar todos os infectados. [9]

A Guerra de Darkseid

Durante o conflito entre Darkseid e o Anti-Monitor, Lex viajou com a Liga da Justiça para o planeta Apokolips. Após a morte de Darkseid, uma grande quantidade de energia da Equação Anti-Vida foi liberada, dando Lex e o resto das habilidades especiais totalmente novas da Liga. Luthor, absorvendo uma grande quantidade de energia de Darkseid, foi considerado o "Deus dos Apokolips" e se tornou o novo Darkseid.

Atom Ryan Choi 0027
DC Rebirth Logo

Expansão
Este modelo irá categorizar artigos que incluí-lo em Categoria:Artigos Incompletos.

Renascimento

Artigo Principal: DC Renascimento
Lex Luthor, o novo Superman

Lex Luthor, o novo Superman

Lex voltou à terra, ficando entediado com Apokolips, e pouco depois aprendeu sobre a morte. Inspirado em tornar-se o herói da Metropolis que sua irmã poderia se orgulhar quando desperta, Luthor rapidamente comprou o Daily Planet para recuperar a capa de Superman e se declarou o novo Superman.[10]

No dia seguinte, ele foi público ao parar um assalto e uma situação de reféns na televisão ao vivo. No entanto, Clark Kent do Pré-Ponto de Ignição, que chegou na linha de tempo atual após os acontecimentos de Convergência, estava assistindo e vestiu seu uniforme de Superman, acreditando que Luthor era o mesmo Maestro do mal como seu Luthor. Superman rapidamente mostrou, tentando "parar" Luthor. No entanto, antes que a luta pudesse escalar mais, surgiu um Apocalypse, que foi o alvo do assalto, e ambos os Supermen trabalharam juntos para detê-lo.[11]

Mais tarde, Luthor foi alvo de dois alienígenas chamado Godslayer e Zade, que previram que Luthor voltei a assumir o lugar de Darkseid em Apokolips e Cometer pioras do que o próprio Deus novo. [12] Levados para seu planeta, Luthor foi resgatado pelo novo / Superman antigo, e os Superiores, novamente, tiveram que trabalhar juntos para escapar dos assassinos e voltarem para a Terra. [13]

Mais tarde, depois de ter vários problemas de confiança com o Superman, Lex Luthor arrancou o símbolo do Superman de sua armadura, alegando que o Superman o abandonou. Enquanto ele não retornou aos maus caminhos, ele agora agia como um herói independente, com planos que ele não compartilharia com a Família Superman.[14] Ele foi então recrutado para Equipe Entropia por Brainiac para auxiliar na luta contra os Titãs Ômegas. Continuando a enfrentar a desconfiança de outros super-heróis e sendo chamado de vilão, Luthor discutiu seus sentimentos sobre a situação com o Caçador de Marte. Ele acabou sendo uma parte instrumental do plano para parar os Titãs Ômegas: quando o Exterminador não conseguiu imbuir a arma da Liga da Justiça com o poder da entropia, Lex tomou dele, e para a surpresa de Slade, deu a essência necessária da entropia, apesar de sua suposto status como um herói. Isso deu a Lex a epifania, em relação à Terra e à humanidade representando a força universal da entropia, que ele compartilhou com Caçador de Marte e fez uma promessa de se encontrar novamente mais cedo do que ele e a Liga da Justiça poderiam ter desejado.[15]

Habilidades

Equipamento

Notas de Rodapé

Villains-secret-files
Vilão(ões) do Superman
DC Rebirth Logo

Injustice League Unlimited 002
Vilão(ões) da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo

Forever Evil Vol 1 3 Textless
DC Rebirth Logo

Membros da Liga da Injustiça
Este personagem é ou foi membro da Liga da Injustiça, uma contraparte vilanesca da Liga da Justiça, em qualquer das suas várias encarnações. Esta predefinição irá categorizar artigos que incluí-lo na categoria "Membros da Liga da Injustiça".

Justice League 0002
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo

Forever Evil A.R.G.U.S. Vol 1 1 Textless
DC Rebirth Logo

Membro da A.R.G.U.S.
Este personagem é ou foi membro do A.R.G.U.S., uma agência governamental que atua como suporte e ligação para a Liga da Justiça, em qualquer uma das suas várias encarnações.
Esta predefinição categorizará os artigos que o incluam na categoria de "Membros da A.R.G.U.S." e "Agentes Governamentais".

Action Comics Vol 1 983 Textless
DC Rebirth Logo

Membros da Família Superman

Daily Planet Batman Strikes 01
DC Rebirth Logo

Funcionários do Planeta Diário
Este personagem é, ou foi um funcionário do Planeta Diário, um jornal diário com base em Metrópolis. Este modelo irá categorizar artigos que o incluí-rá na categoria" Funcionários do Planeta Diário".

Hall of Doom
DC Rebirth Logo

Membro da Legião do Mal
Este personagem é ou foi um membro da Legião do Mal, uma equipe de supervilões abatidos juntos com a finalidade de conquistar o mundo e derrotando os Super Amigos, em qualquer uma de suas várias encarnações. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria de "Membros da Legião do Mal".