Muito pouco se sabe sobre a história de Alexei "Lex" Luthor antes que ele subiu ao poder e assumiu o controle de várias nações européias menores antes da Segunda Guerra Mundial através de suas maquinações super-científicas. Ele pretendia mergulhar todos os países europeus na guerra, começando com os pequenos países da Galônia e Toran, e usou seu gênio científico para sabotar uma conferência de paz, mas foi derrotado por Kal-L, o herói conhecido como Superman.

Luthor escapou e depois atormentou Superman com um gigantesco Kryptonita meteoro depois de aprender sobre a fraqueza de Superman de Dan Rivers. Incapaz de derrotar Superman, Alexei tomou solace em revelar publicamente a fraqueza de Superman ao mundo, causando problemas para Kal-L de outros vários inimigos.

Luthor retornaria uma e outra vez com elaborados planos para matar Superman, mas foi derrotado a cada vez. Um dos mais notáveis desses esquemas foi quando o cientista assumiu o controle sobre o artefato chamado Pedra do Poder. Esta jóia de natureza aparentemente mística poderia drenar os poderes de Superman para Luthor, e transformar o cientista em um gigante. Felizmente, o Homem de Aço foi capaz de enganar o vilão e tirar a jóia.

Mais tarde em sua carreira, Luthor aprenderia do Multiverso e se unirá com seu contraparte Alexis "Lex" Luthor em uma tentativa de conquistar Terra-Três. Recrutando o vilão primário da Terra-Três, Ultraman (uma contraparte má a seus Super-Homens) para ajudá-los em conquistar Terra-Três, Alexei e Alexis Luthor foram derrotados por sua própria contraparte Terra-Três, Alexander Luthor, que se tornou o primeiro e único super-herói da Terra-Três.

Execução de Alexei por robótico Brainiac

O Fim

Luthor continuaria em sua busca privada pela dominação mundial da Terra-Dois até que ele foi recrutado por Brainiac durante a Crise Nas Infinitas Terras. Ao confrontar-se com o Lex Luthor da Terra-Um, que fora selecionado por ele por Brainiac como comandante de campo de sua reunião amassada, Alexei declarou a todos os presentes: "Espere um segundo! Quem nomeou aquele laboratório de segunda classe, nosso porta-voz? O Luthor da Terra-2! Meu gênio é muito maior do que o dele! Você não precisa dele! ", Ao que Brainiac respondeu:" Você fala logicamente, Luthor! Mas eu reuni esse grupo! Você está correto, não precisamos de dois Luthors! " E Brainiac imediatamente desintegrou Alexei Luthor no local, deixando a versão Terra-Um o único Luthor presente. Após o fim da Crise, Alexei Luthor foi eliminado da história, e já não é lembrado por ninguém na Nova Terra.

Habilidades

  • Esta versão de Luthor, incluindo toda a história e aparições correspondentes, foi apagada da existência após o colapso do Multiverso original na série limitada Crise nas Infinitas Terras, de 1985–86. Mesmo que as versões do personagem possam ter aparecido desde então, essas informações não se aplicam a essas versões.
  • Apesar de Alexei Luthor ter uma aparência semelhante e comportamento em sua estréia em 1940 (onde ele era conhecido apenas como "Luthor"), as aparições posteriores de Luthor durante todo os anos 40 e 50 retratou-o como completamente careca. Quando se tornou necessário, na década de 1960, distinguir a Era de Ouro de Luthor que apareceu na DC Comics, o personagem foi atribuído retroativamente a muitas das façanhas de seu sucessor calvo, bem como Como o primeiro nome "Alexei". A Era de Ouro Luthor era um personagem muito mais sedento de sangue do que seus sucessores. Enquanto Luthor da Terra-Um preferia humilhar seu adversário para provar seu gênio, Alexei Luthor procurou apenas a morte de Superman.
  • Um cientista louco sem nome com uma semelhança impressionante com Lutero apareceu na história do Esquadrão de Rádio em More Fun Comics #23 (Três anos antes de Action Comics #23). Como quase nada se sabe sobre o passado de Luthor antes de sua primeira aparição, este poderia ser ele.
  • Nas duas primeiras histórias dp Ultra-Humanóide (em Action Comics #13 e Action Comics #14), O Ultra-Humanóide tem um assistente ruivo que parece um pouco como Luthor. Alguns pesquisadores de quadrinhos têm teorizou que este pode ser Luthor antes de ele partiu em sua própria carreira de super-vilão.
  • Luthor tinha vários dispositivos de sua própria criação, tais como uma máquina que poderia projetar sua imagem e voz sobre longa distância em uma superfície.

Relacionado

Notas de rodapés

Erro de expressão: Operador > inesperado.

Villains-secret-files.jpg
Vilão(ões) do Superman
DC Rebirth Logo.png

Injustice League Unlimited 002.jpg
Vilão(ões) da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo.png