FANDOM

História

Visão Geral

Anti-Batman é um termo usado para descrever vilões que pegam muito do Batman, tanto no tema, estilo, fundo ou M.O (Modus operandi). Uma quantidade significativamente grande de personagens foram criados com este propósito, alguns como Vilões do Batman e outros que conhecem o Batman apenas tangencialmente. Embora existam muitos vilões que atuam como quase imitadores do Batman, o termo "Anti-Batman" também é freqüentemente aplicado a vilões que espelham um aspecto clássico do Batman, mas pervertem isso de alguma forma. Exemplos incluem:

Anti-Batmen

Mariposa Assassina

Artigo Principal: Mariposa Assassina

Anarquia

Artigo Principal: Anarquia

O Espreitador

Artigo Principal: Espreitador
Batman Special 1

Batman Especial #1

Muitas vezes considerado o mais puro Anti-Batman é o vilão conhecido apenas como O Espreitador, que apareceu pela primeira vez em 1984. A origem do Espreitador é um paralelo direto ao do jovem Bruce Wayne. Seus pais eram um par de assaltantes que ele idolatrava fortemente até que eles foram alvejados por um policial. Embora o policial tenha acreditado que os dois estavam terminando um assalto, na realidade eles simplesmente estavam pulando em renda. O Espreitador cresceu odiando todas as formas de lei e jurou vingança contra ela em uma questão quase exatamente igual ao Batman na Guerra contra o Crime. O Espreitador percorreu o mundo aperfeiçoando sua mente e seu corpo para perto da perfeição, antes de começar uma vingança mundial de um homem contra aqueles reivindicados como heróis por trabalhar em defender a lei. Ele até adotou um traje quase idêntico ao de Batman. Embora o Espreitador tenha adicionado armas de fogo ao seu arsenal e outros itens para força letal, ele também foi se equipou com um cinto de utilidade, veículos e Espreitador tinha uma roupa essencialmente do Batman, mas marrom em vez de preto e embutido com um "W" em vez de um símbolo de Morcego. Em sua primeira aparição em Gotham City, ele entrou em conflito com Batman enquanto ele estava tentando assassinar o Comissário Gordon.[1] Embora o Espreitador original fosse eventualmente derrotado, seu sucessor mais tarde parece lutar contra Batman e Asa Noturna muitos anos depois como um ato de vingança. [2] Este Espreitador também seria apreendido.

Homem-Gato

Artigo Principal: Thomas Blake

Aparecendo muito mais cedo do que o Espreitador foi "Thomas Blake", o nefasto Homem-Gato. Homem-Gato apareceu pela primeira vez em 1963[3] e tomou essencialmente toda a sua identidade de Batman, a única diferença notável era que tudo era relacionado a Gato em vez de relacionado com Morcego ou seja, Homem-Gato teve um Catmóvel, um Catrope e jogava Catarangs. Mantendo-se em grande estilo com muitos outros vilões da Era de Prata, a maioria dos crimes do Homem-Gato girava em torno de gatos. Thomas Blake era igualmente um milionário, mas anteriormente era um Caçador de Grande Jogo. Ao longo de sua carreira, ele também freqüentemente se juntou à Mulher-Gato, naturalmente, pois eles tinham correspondência nos M.O. No entanto, Homem-Gato foi considerado como uma espécie de piada entre a comunidade dos vilões. Ele chegou tão longe quando se juntou a uma equipe chamada Os Desajustados, juntamente com outros Vilões do Batman de segunda categoria como Mariposa Assassina e o Homem-Calendário. Por algum tempo, ele desceu para a obscuridade, e algumas reuniões com a Arqueiro Verde revelaram que ele se tornou um gordo perdedor. No entanto, depois de ter sido quase morto por Monsieur Mallah e Pórtex, ele reexaminou sua vida e foi morar na África por um tempo, juntando-se ao leões que o adotaram como família. Durante os eventos de Vilões Unidos, ele se juntou ao Sexteto Secreto para ajudar a combater a Sociedade Secreta dos Super-Vilões, que tinham abatidos seus leões em resposta a sua recusa em se juntar suas fileiras. Nesta época, ele revelou-se muito mais competente do que nunca tinha sido antes, muitas vezes provando um desafio para muitos membros da Sociedade imediatamente antes que ele pudesse ser derrotado. Seu tempo na África o fez não só forte, mas robusto e masculino. Atualmente, ele existe fora do título, "Herói" ou "Vilão". Embora ele nunca tente ativamente o mal, como membro do Sexteto Secreto, ele funciona como um mercenário, ainda ocasionalmente entrando em conflito com heróis. Homem-Gato afirmou que continua a associar-se a personagens desonestos, como seu amigo Pistoleiro, porque ele preferiria estar com aqueles conscientes de que são vilões, do que aqueles que afirmam ser heróis que abusam de seu poder.

Máscara Negra

Artigo Principal: Máscara Negra
Black Mask 0003

Os pais de Roman Sionis eram dois socialites pesados de Gotham City, seu pai um industrial, que freqüentemente estava nos mesmos círculos que Thomas e Martha Wayne. Embora os Sionis desprezassem a família Wayne, eles ainda agiam imensamente amigáveis com eles por causa das aparências, que eles valorizavam muito, na medida em que forçariam o jovem Roman a ter uma amizade com o jovem Bruce Wayne e tornar-se amigo dele contra a vontade de Roman . Ele sempre odiava as "máscaras" que seus pais usavam em público. Quando ele envelheceu, seus pais faleceram, e ele foi encarregado da empresa do pai "Cosméticos Janus". Roman rapidamente fez a empresa ruir por causa de suas inabilidades e, acidentalmente, em sua pressa, comercializou uma maquiagem controversa que marcou o rosto das pessoas. Houve uma recordação maciça, e a empresa só foi salvo da falência por uma rápida aquisição da Empresas Wayne. Roman estava furioso com Bruce Wayne, seu antigo inimigo de infância, e desceu a loucura concentrando sua raiva no playboy bilionário. Ele esculpiu uma máscara de ébano do próprio caixão de sua mãe e começou a matar os funcionários de Wayne para se vingar. Na luta que se seguiu com o Batman, a máscara foi queimada em seu rosto, transformando-o em uma espécie viva de máscara de morte. Embora o Máscara Negra tenha sido em grande parte um pequeno temporizador por um longo período de tempo, operando com sua gangue, a Sociedade da Face Falsa, mais tarde alcançaria ambições mais elevadas. Durante os eventos de "Jogos de Guerra", ele matou um dos mais importantes aliados de Batman, Orfeu, e usurpou sua identidade, adotando sua aparência, maneirismos, e até mesmo padrões de fala. Batman estava planejando colocar Orfeu, um líder de gangue falso, como o chefe de todo o submundo de Gotham. Como resultado, o Máscara Negra foi colocado na posição de senhor de todo o crime organizado de Gotham. O Máscara Negra também torturou o quarto Robin, Stephanie Brown. Por algum tempo, acharam que estava morta, causando conflito entre o Coringa e ele mesmo durante os eventos de acompanhamento de "Crimes de Guerra". Máscara Negra mais tarde foi baleado e morto pela Mulher-Gato, depois de ameaçar sua família.

Exterminador

Artigo Principal: Exterminador

Embora ele tenha entrado em conflito direto com Batman um par de vezes, Exterminador é freqüentemente reconhecido como um Anti-Batman clássico em grande parte em seu relacionamento com o protegido de Batman o Dick Grayson, "Asa Noturna" (anteriormente Robin). Originalmente "Slade Wilson", Exterminador foi treinado nas Forças Especiais dos EUA e injetou um super-soro que destrancou o potencial total de seu corpo. Ele tem a força de dez homens, e seu cérebro funciona em quase 100% de capacidade, permitindo que ele crie estratégias e planeje seus movimentos muito mais rapidamente e com cuidado do que qualquer ser humano normal. Como "Slade o Exterminador", Slade é indiscutivelmente o assassino e mercenário mais perigoso do mundo. Junto com o seu pico de habilidades humanas e grandes listas de equipamentos esotéricos, Exterminador tem outras semelhanças com Batman, como seu mordomo e companheiro "Wintergreen", um aceno claro para Alfred Pennyworth. Exterminador, na maioria das vezes, atua como um vilão para os Novos Titãs. Especificamente, ele entra em contato com Dick Grayson e Tim Drake (o terceiro Robin) com muita freqüência. Enquanto Batman atua como uma figura paterna para esses dois, Exterminador fornece um paralelo interessante em seus métodos semelhantes, mas muito mais violentos e imorais. O criador Marv Wolfman também declarou Exterminador em ser muito mais James Bond - como assume a ideia. O encontro mais recente do Exterminador com Batman foi durante a Batalha de Metrópolis, no qual ele foi derrotado decisivamente por uma combinação de três heróis como Batman, Robin e Asa Noturna.[4]

Bane

Artigo Principal: Bane
Bane 0020

Saindo da ilha de Santa Prisca, o homem nomeado apenas como Bane era outro paralelo interessante de Batman. Bane era um homem gigante, cujo físico musculoso só podia ser acompanhado por sua mente engenhosa. Ele determinou que Gotham City era uma espécie de terreno decisivo e lançou uma campanha para usar o Batman tanto físico quanto mentalmente até chegar quase a seu ponto de ruptura, depois o afligiu e assumiu o elemento inteiro do crime de Gotham para ele. [5] Isso exigiu um estudo imenso de Batman na parte de Bane, e Bane não só montou um perfil psicológico detalhado, mas também deduziu a identidade secreta de Bruce Wayne. Embora Bane acabe por ser derrotado pelo substituto de Bruce Wayne, Jean-Paul Valley (que mais tarde foi retirado do título voltando ao seu personagem original como Azrael), ele não entraria em contato com o Batman genuíno novamente até que Bane se encontrou e se aliou a Ra's Al Ghul, Talia al Ghul e a Liga dos Assassinos. Durante os eventos de "Legado" e "Bane do Demônio", Bane realmente ganharia o respeito de Ra, fazendo com que Ra fizesse uma mudança interessante no julgamento. No primeiro encontro de Al Ghul com Batman, ele estava tentando prepará-lo como um possível marido para sua filha, Talia, acreditando que ele estava no auge da habilidade humana. Bane foi na verdade quase adotado por Ra como seu genro, embora os dois tenham sido derrotados pela Família Batman e tivessem uma queda. Embora Bane tenha se reformado por um tempo, e não só se tornou uma força política influente e positiva em sua terra natal Santa Prisca, mas se associou com Batman em várias ocasiões. Ele recentemente, porém, retornou à sua vida como um vilão, tendo matado o Mestre Judoca original durante a Batalha de Metrópolis.

Coringa

Artigo Principal: Coringa

Prometheus

Artigo Principal: Prometheus
Faces of Evil Prometheus 01

Prometheus apareceu pela primeira vez lutando contra a LJA durante o evento "Ano Novo do Mal", [6] dando início a um arco que passaria por edições da LJA. Ele foi criado por Grant Morrison, e é semelhante ao Espreitador em muitos aspectos. Ele também é um mestre combatente e estrategista, e quando ele se revelou ao mundo não só conseguiu se esgueirar para a Torre de Vigilância da LJA, mas incapacitou essencialmente a Liga inteira de forma distinta, incluindo Batman (que ele derrotou de uma só vez combate mano a mano), Superman, Mulher-Maravilha, O Caçador de Marte, O Flash, Lanterna Verde, Aço, Zauriel e Caçadora. Ele finalmente foi derrotado pela Mulher-gato que também se aproximou da Torre de Vigilância, embora apenas porque ele não estava preparado para uma facção desonesta como ela e ela o pegou desprevenido enquanto o resto da Liga se reergueu. Ele reapareceria para lutar mais tarde contra a liga como membro da Gangue da Injustiça de Lex Luthor (também derrotado). Embora a identidade secreta de Prometheus ainda não tenha sido revelada, suas origens refletem exatamente como o Espreitador (a identidade do Espreitador também é desconhecida). Seus pais eram também criminosos que ele tinha idolatrado, mas foram mortos por oficiais da lei, fazendo com que ele se lançasse em uma vingança pessoal contra a Justiça. Mais recentemente, depois de uma ausência do olho do público por algum tempo, ele se alistou com os vários e mais novos Bat-inimigos como "Silêncio", detalhado no próximo parágrafo. Considerando que ele é claramente um dos vilões mais formidáveis ​​do UDC, ele opera a seu ritmo com sua própria agenda, e raramente faz parte dos maiores esforços da equipe da comunidade geral dos vilões. Trabalhando como assistente de Silêncio, suas ações foram mais especificamente direcionadas contra o Batman, visto como uma das maiores conquistas possíveis para os imorais de qualquer maneira. No entanto, Silêncio foi finalmente detido por Batman, e Prometheus desapareceu de novo na obscuridade. Mais tarde, ele voltou em um plano insano para diminuir as cidades. Um dos defeitos dos dispositivos, destruiu Star City e ele é morto pelo Arqueiro Verde em represália.

Silêncio

Artigo Principal: Silêncio
Batman Hush Art

Thomas Elliot cresceu um amigo íntimo do jovem Bruce Wayne, mas em contraste com o relacionamento amoroso da família Wayne, odiava seus pais e teve um pai abusivo. Para evitar os golpes de seu pai, sua mãe obrigou-o a estudar sempre Aristóteles, Sun Tzu, Maquiavel e outros que se destacaram em frente aos inimigos. Finalmente, na tentativa de se livrar de seus pais e, ao mesmo tempo, herdar suas fortunas, Elliot cortou os freios do carro dos pais. Embora seu pai tenha morrido no acidente, Thomas Wayne conseguiu salvar a mãe do jovem Tommy, que permaneceu horrivelmente desfigurada. Crescendo "limpando saliva" de uma boca de "mulher enlouquecida", Tommy culpou todos os seus problemas em Bruce Wayne e a família Wayne e jurou sua vingança. Seu psiquiatra durante esses tempos foi, na verdade, Jonathan Crane. Mais tarde, na vida, um cirurgião imensamente bem sucedido, Elliot realmente se uniu ao Charada quando ele estava operando nele o câncer terminal. O Charada tinha descoberto recentemente que Batman era, de fato, Bruce Wayne, e os dois lançaram um esquema para retirar seu inimigo mútuo. O esquema envolveu a manipulação maciça de todos os outros membros da galeria de bandidos de Batman.
O que separa Silêncio de outros vilões do Batman é que ele é um dos poucos a não ter um motivo externo. Enquanto muitos vêem Batman como um obstáculo para suas ambições mais elevadas, Silêncio quer apenas destruir o Batman e, de fato, está disposto a sacrificar a imensa fortuna pessoal que ele já acumulou para alcançar esse objetivo. O único outro vilão que sua dedicação, mesmo que se aproxima, é o próprio Coringa, e os dois realmente acabaram em muitos conflitos físicos ao longo do tempo.
Tommy Elliot usa métodos um tanto semelhantes ao equipar-se a si mesmo como Batman faz, e por baixo de seu casaco trincheirante, seu cinto e armadura de utilidade parecem ser bem iguais. Enquanto Batman usa uma capa longa e fluida, Silêncio usa uma trincheira que flui. E suas máscaras são simbólicas de coisas que provocaram suas carreiras, Bruce Wayne vestindo a máscara do Morcego que o inspirou e as ligaduras de Elliot remanescentes daquelas de sua mãe depois do acidente. [7] A principal partida, é claro, em seus respectivos M.O. é o uso de armas de mão dupla se Silêncio, claro, Batman se recusa a usar armas letais.

Capuz Vermelho

Artigo Principal: Capuz Vermelho

Artigos Relacionados

Notas

  • Sem notas especiais.

Curiosidades

  • Sem curiosidades.

Links e Referências

  • Nenhum.

Notas de Rodapé