FANDOM

História

Aquaman teve sua história de origem repetida de forma diferente várias vezes ao longo de seus muitos anos de publicação, com variações significativas de continuidade.

Era de Ouro

Na primeira versão durante a Era de Ouro, a primeira história de origem de Aquaman foi apresentada em flashback em sua estréia, narrada pelo próprio personagem:

Quote1 A história deve começar com meu pai, um famoso explorador submarino - se eu falasse seu nome, você reconheceria isso. Minha mãe morreu quando eu era um bebê, e ele voltou-se para o trabalho de resolver os segredos do mundo. Sua maior descoberta foi uma cidade antiga, nas profundezas onde nenhum outro mergulhador já penetrou. Meu pai acreditava que era o reino perdido de Atlântida. Ele fez uma casa à prova d'água em um dos palácios e morava lá, estudando os registros e os dispositivos da maravilhosa sabedoria da raça. Dos livros e registros, ele aprendeu maneiras de ensinar-me a viver sob o oceano, extraindo oxigênio da água e usando todo o poder do mar para me fazer maravilhosamente forte e rápido. Ao treinar e aos segredos científicos, tornei-me o que você vê - um ser humano que vive e prospera debaixo da água. Quote2
--Aquaman[fonte]

Era de Prata

A história foi completamente alterada durante a Era de Prata pelo escritor Robert Bernstein e artista Ramona Fradon, que ambos estabelecidos que, antes de sua carreira super-heroica, que Aquaman foi Arthur Curry, filho de Tom Curry, um faroleiro e Atlanna, uma nativa da cidade perdida e subaquática de Atlântida. Devido a sua herança, Aquaman descobriu como um jovem que possuía várias habilidades sobre-humanas, incluindo os poderes de sobrevivência subaquática, a comunicação com a vida marinha e a tremenda proeza da natação. Eventualmente, Arthur decidiu usar seus talentos para se tornar o defensor dos oceanos da Terra. Superboy #171, janeiro de 1971, revelou que, na sua juventude, se aventurou como "Aquaboy" e conheceu Superboy (o único outro herói superpoderoso da Terra na época) em uma ocasião. Quando Aquaman cresceu, ele se chamou de "Aquaman".

Pós-Crise

Aquaman Special 1989

A Origem de Aquaman.

A Crise nas Infinitas Terras encerrou o Multiverso e simplificou todo o Universo DC para uma nova continuidade. Em 1989, o Lenda de Aquaman Especial (oficialmente intitulado Aquaman Especial # 1 no índice legal do quadrinho, o segundo Especial em anos consecutivos) reescreveu o mito e a origem de Aquaman, apesar de manter a maior parte de sua história da Era da Prata intacta. O especial foi pelo escritor Robert Loren Fleming, tramas / avaria de arte por Keith Giffen e arte do finalização pelo artista Curt Swan.

O Aquaman da Era Moderna nasce como Orin da Rainha Atlana e o misterioso mago Atlan na cidade Atlântica de Poseidonis. Como bebê, ele foi abandonado no Recife da Misericórdia (que está acima do nível do mar na maré baixa, causando exposição ao ar que seria fatal para os Atlantes) por causa de seu cabelo loiro, que foi visto pelos Atlantes supersticiosos como um sinal de uma maldição conhecido como "a marca de Kordax". O único indivíduo que falou em nome de Orin era Vulko, um cientista que não tinha paciência para o mito ou a superstição. Enquanto seus apelos caíam em surdos, Vulko mais tarde se tornaria um amigo íntimo e um conselheiro do jovem Orin.

Como uma criança feroz que se criou nas selvas do oceano com apenas criaturas do mar para fazê-lo companhia, Orin foi encontrado e levado por um detentor de farol chamado Arthur Curry, que chamou Orin de "Arthur Curry". Um dia, Orin voltou para casa e descobriu que seu pai adotivo havia desaparecido, então ele partiu sozinho. No início da adolescência, Orin aventurou-se para o extremo norte, onde se conheceu e se apaixonou por uma menina Inupiat chamada Kako. Ele também ganhou o primeiro ódio de Orm, o futuro Mestre dos Oceanos, que mais tarde foi revelado como o meio-irmão de Arthur por Atlan e uma mulher Inupiat (Tempo e Maré, nº 4). Orin foi afastado antes que ele pudesse saber que Kako estava gravida de seu filho, Koryak.

Orin então voltou para os mares, principalmente ficando fora da visão da humanidade, até descobrir Posseidônis. Ele foi capturado pelo governo então ditatorial da cidade e colocado em um campo de prisão, onde conheceu Vulko, também prisioneiro do estado, que ensinou a Orin a linguagem e as formas dos atlantes. Enquanto Orin estava lá, ele percebeu que sua mãe também estava sendo mantida em cativeiro, mas depois de sua morte ele fugiu. Eventualmente, ele abriu caminho para o mundo da superfície, onde, sob o nome de "Aquaman", tornou-se um dos vários super-heróis emergentes na visão pública da época. Ao retornar a Posseidônis, ele foi feito Rei, e em algum momento depois ele se encontrou e se casou com Mera. A história da Era Moderna de Aquaman é quase idêntica à da Era de Prata de Aquaman a partir deste ponto.

A publicação de As Crônicas da Atlântida # 1-7 do escritor Peter David (Mar-Set, 1990), que contou a história de Atlântida dos tempos antediluvianos ao nascimento de Aquaman que reviveu com sucesso o interesse no personagem. Significativamente, foi nessa série limitada que os ancestrais de Orin (depois de quem chamou Aquaman) e Atlan (que foi revelado como pai de Aquaman) foram introduzidos.

Peter David voltou ao personagem em outra série limitada, Aquaman: Tempo e Maré uma série de quatro números de 1993/1994 que explicou as origens de Aquaman, finalmente ele aprendeu tudo sobre a história de seu povo através das Crônicas da Atlântida (apresentadas como textos históricos transmitida e atualizada ao longo dos séculos). Aquaman aprendeu que seu nome de nascimento era Orin e que ele e seu inimigo Mestre dos Oceanos compartilhavam o mesmo pai, "um antigo mago atlante" chamado Atlan. Esta revelação enviou Orin em uma raiva e depressão, preparando o cenário para confrontações posteriores entre os dois, como foi dito nas Crônicas que "dois irmãos também irão lutar pelo controle da Atlântida" (a Era de Prata de Aquaman sempre sabia que o Mestre dos Oceanos era seu meio-irmão Orm, embora a amnésia de Orm impedisse que ele se lembrasse desse fato por algum tempo.)

Mais tarde, foi revelado anos depois, durante o evento o Dia Mais Claro, que durante uma conversa entre Aquaman e o novo Aqualad, Jackson Hyde, a origem da Era da Prata de Aquaman foi restabelecida e ele é mais uma vez o filho meio humano de Tom Curry e uma rainha Atlante.

Artigos Relacionados

Notas

  • Sem notas especiais.

Curiosidades

  • Sem curiosidades.

Links e Referências

Notas de Rodapé