Wiki DC Comics
Advertisement
Wiki DC Comics
3 656
páginas

A Face de Gotham vigia sua cidade quando ela começa a descer ao caos com a ausência de Batman. Vicki Vale retorna ao jornalismo impresso na Gazeta Gotham e começa a investigar o desaparecimento de Bruce

Quote1.png Mudar é sempre mais difícil do que ficar igual. É preciso coragem para se enfrentar no espelho e olhar além do reflexo. Encontrar o você que você deveria ter sido. O você que foi descarrilado por eventos cruéis da infância. Eventos que levaram a trajetória natural de sua vida e torcê-la. Transformá-lo em algo inimaginável... ou mesmo incrível... dando-lhe a coragem de abraçar seu direito de nascença, seu destino, e finalmente perceber... que você é o BATMAN Quote2.png
Dick Grayson

Batalha pelo Capuz é um evento da Família Batman estabelecendo o status quo em Gotham City após a morte de Batman. Foi publicado como uma mini-série principal escrita e ilustrada por Tony S. Daniel, dois book-ends em Gazeta Gotham: Batman Morto? #1 e Gazeta Gotham: Batman Vivo? #1, duas minisséries envolvendo Azrael e Oráculo, e várias one-shots, incluindo Asilo Arkham, Comissário Gordon , Morcego-Humano, A Rede', Sexteto Secreto e O Submundo

Este evento ocorre após os eventos de Batman Descanse em Paz e a morte aparente de Bruce Wayne durante Crise Final. Os efeitos pessoais de sua morte foram mostrados em Ritos Finais e O que aconteceu com o Cruzado Encapuzado?, embora a Batalha pelo Capuz mostre a violenta precipitação causada por sua ausência e o vácuo de poder que se seguiu. Ele leva diretamente para Batman: O Retorno de Bruce Wayne que estabelece o novo status quo avançado.

Jason Todd como Batman.

História

A Face de Gotham vigia sua cidade quando ela começa a descer ao caos com a ausência de Batman. Vicki Vale retorna ao jornalismo impresso na Gazeta Gotham e começa a investigar o desaparecimento de Bruce Wayne da vida pública. Stephanie Brown assiste Robin derrubar Nocturna, embora ela tenha prometido à mãe Crystal Brown que ela vai desistir de ser uma vigilante. Leslie Thompkins retorna para montar sua clínica em Gotham depois de uma longa estadia na África e ela é forçada a cuidar de Cavaleiro durante uma fuga da prisão. Harvey Bullock começa a treinar Jamie Harper como seu novo parceiro no MCU e eles investigam seu primeiro assassinato juntos. [1]

Com a cidade em caos, Dick Grayson alista afiliados como Cavaleiro e Escudeiro para a Rede para manter as coisas sob controle. Há uma enorme fuga de prisão organizada por um novo Máscara Negra, que queima o Asilo e explica que ele teve todos os vilões implantados com chips que os queimarão vivos a menos que o obedeçam. Comissário Gordon é acusado de perder Gotham para as gangues e Charada confronta-o diretamente quando o Bat-Sinal é modificado para dizer Descanse em Paz.

Na Batcaverna, Tim Drake tenta convencer Grayson de que um deles precisa adotar o capuz, e começa a usar um dos uniformes anteriores do Batman quando Grayson se recusa. Drake começa a caçar um imitador especialista do Batman que está matando criminosos. Máscara Negra começa a derrubar as operações do Pinguim e Duas-Caras como seus dois maiores concorrentes e seus agentes capturam Damian al Ghul dando um passeio no Batmóvel. Asa Noturna tenta salvar Damian e eles são encurralados por pistoleiros, até que o Batman impostor aparece e se revela em uma chama de tiros.[2]

Ele os salva atirando em todos os criminosos e Grayson deduz que esse atirador é Jason Todd. Todd os distrai atirando em Damian e foge. Pinguim e Duas-Caras começam a entrar em guerra pelas ações do Máscara Negra, cada um acreditando que o outro é responsável, pois são as duas maiores figuras do crime organizado. Máscara usa Adam Bomb e Vagalume para devastar a cidade enquanto Jane Doe é enviada para se passar por um policial e atira no Comissário Gordon. Tim e Mulher-Gato descobre o covil secreto de Jason, embora ele os pegue e chicoteie a Mulher-Gato de uma pedra.

Na sua última batalha, Asa Noturna chuta Jason Todd para fora de um trem em movimento.

Jason e Tim lutam e Tim bate em Jason com um pé de cabra, embora Jason ganhe quando ele esfaqueia Tim no peito com um batangue.[3] Os militares são trazidos para lidar com o terrorismo do Máscara Negra e Grayson coordena a Rede para investigar este novo vilão. Máscara Negra admira silenciosamente suas próprias realizações enquanto Pinguim é preso e Duas-Caras deixa a cidade. Dick caça Jason, que mente que ele matou Tim e eles começam a lutar. No vídeo de Bruce, é mostrado que ele instigou Jason a desistir da vida de vigilante, pois ele acredita que ele está mentalmente doente e precisando de ajuda. A luta deles se espalha quando Jason explode sua caverna. Damian é costurado e ajuda Escudeiro a resgatar Tim antes que o telhado ceda sobre ele. Em sua batalha final, Dick e Jason literalmente lutam sobre o capuz de Batman em cima de um vagão de metrô em alta velocidade. Dick chuta Jason para o lado e se oferece para levantá-lo de volta, mas Jason recusa ajuda e, presumivelmente, mergulha para sua própria morte. Por causa desse desastre, Dick percebe a importância do que eles fazem e finalmente decide que ele vai se tornar o novo Batman com Damian Wayne como Robin ao seu lado.[4]

Dick Grayson toma o capuz e se torna Batman.

Na esteira dessa tragédia, O Rosto de Gotham olha para sua cidade novamente enquanto ela se acalma. Harvey Bullock e Jamie Harper determinam que o assassino que eles estão procurando é Azrael depois de interrogar Dia do Pai e decidem ir atrás do homem atual vestindo o Traje das Dores desde que virou seu antecessor Abraham Arlington insano. Leslie Thompkins luta com os bandidos voluntários em sua clínica, embora ela seja assistida pelo Cavaleiro que decide retribuir sua bondade tornando-se seu guarda-costas. Stephanie Brown decide desobedecer sua mãe, retornando à sua carreira de vigilante como Salteadora e derrubando Nocturna. Vicki Vale coloca as peças juntas que Bruce Wayne deve ser o Bataman e se torna obcecada em provar isso.[5]

Crossovers

Asilo Arkham

Artigo principal: Batman: O Renascimento do Asilo Arkham

Jeremiah Arkham reflete sobre seus pacientes não violentos únicos, como Lady Hamburger, Homem Espelho e Sem rosto antes de decidir reconstruir as instalações pelos desenhos de Amadeus Arkham, seu ancestral. Quando Le Bossu comanda Asilo Arkham para a Luva Negra durante Batman Descanse em Paz, Jeremias acorda depois que Máscara Negra já destruiu o asilo e levou seus detentos. Nos destroços, ele encontra seus detentos não violentos e decide levá-los para construir um novo asilo como um verdadeiro santuário para os párias da sociedade.[6]

Azrael

Artigo principal: Azrael: O Cavaleiro das Trevas da Morte

Michael Lane é abordado pela Ordem da Pureza para se tornar o novo Azrael, substituindo Abraham Arlington que tinha sido levado à loucura pelo Traje das Dores. Seus mentores incluem Adrian Paratino, Felicidad Gomez, Garret Day e Leland McCauley.[7] Talia al Ghul envia os Sete Homens da Morte para recuperar o processo e Lane os derrota, embora McCauley seja morto.[8] Asa Noturna luta com Lane confundindo-o com o assassino de policiais de Arlington, embora eles chegam a um entendimento e Lane começa a operar em tempo integral como Azrael fora de Leland McCauley's Brownstone.[9]

Comissário Gordon

Quando os prisioneiros do Arkham libertados causam estragos em Gotham, James Gordon é acusado de ser inútil como Batman sempre cuidou de seus piores problemas. Sr. Frio é avistado e Gordon pessoalmente lidera um esquadrão de agentes para derrubá-lo, embora estejam todos congelados e ele seja sequestrado. Frio faz Gordon refém em seu covil e o provoca por ser incapaz de proteger sua cidade sem Batman. Gordon empurra através do frio e sai de suas correntes, desmontando o equipamento para derrubar Frio com uma explosão de gás e, em seguida, vencê-lo com um tubo de chumbo. Voltando para a Sede da DPGC, ele finalmente reconhece que Batman está morto e diz à sua equipe que é hora de eles retomarem sua cidade.[10]

Morcego Humano

Kirk Langstrom fica angustiado quando percebe que é o único amigo do Batman que não é confiável o suficiente para ser chamado para ajudar Gotham em tempos de crise. Francine Langstrom é sequestrada por Doutor Fósforo, e Kirk toma o Soro do Morcego novamente para se tornar um monstro e encontrá-la. Lutando através de Lince e os Renegados, ele encontra Fósforo, mas é nocauteado e tem o resto de seu soro destruído. Quando Francine está prestes a ser executada, Kirk ouve a voz de Batman dentro de sua cabeça e se transforma em Morcego Humano sem o soro pela primeira vez. Depois de bater Fósforo em uma polpa, ele percebe que se tornou um monstro ainda mais perigoso com os Renegados observando-o e ele foge sem camisa para a noite.[11]

A Rede

Oráculo coordena todos os membros disponíveis da Rede quando Hugo Strange anuncia que planeja testar o novo Batman. Três reféns são levados e Oráculo é forçada a escolher qual deles sobreviverá enquanto os outros dois são mortos, ou dada a opção de salvar dois matando um terceiro, com Strange tomando apostas de jogo de um cassino em movimento. Oráculo frustra seus planos invadindo seus sistemas e fazendo seus agentes derrubarem todos os seus homens, provando que, mesmo com o Batman desaparecido, eles nunca precisam tomar a saída mais fácil.[12]

Oráculo

Artigo principal: Oráculo: A Cura

O amigo hacker da Oráculo é assassinado pelo Calculador enquanto ele está tentando encontrar fragmentos da Equação Anti-Vida para ressuscitar seu filho, Marvin, e curar sua filha em coma, Wendy.[13] Isso força a Oráculo a entrar na internet com um avatar físico e destruir seus planos antes que Calculador mate novamente.[14] Em sua batalha online, Calculador está infectado com a Equação para que ele não possa mais usar dispositivos conectados à internet sem que a Oráculo o encontre e o derrube. Wendy acorda sozinha antes que ele possa usar a Equação nela, só para saber que ela também ficou paraplégica.[15]

Sexteto Secreto

Artigo principal: Sexteto Secreto: Profundezas

O Sexteto Secreto visita Gotham para prestar seus respeitos ao Batman e derrubar um grupo de terroristas em sua honra. Bane e Homem Gato brigam sardonicamente, cada um sugerindo que o outro deve tomar o lugar de Batman, enquanto insiste que ambos não têm interesse em fazê-lo. Boneco de Pano usa uma fantasia de Robin e insiste em ser o próximo Garoto/Garota Maravilha. Eles impedem os terroristas de executar crianças da elite capitalista, mas Asa Noturna chega e fica furioso por terem assassinado todos em seu caminho. Ele exige que eles deixem sua cidade e eles obedecem, com Homem Gato observando que a santidade fascista é o motivo dele nunca poder ser um super-herói.[16]

O Submundo

Artigo principal: As Sereias de Gotham City

Pinguim contrata o Charada como detetive particular para investigar o novo Máscara Negra. Sua primeira pista é o original assassino do Máscara Negra, Mulher-Gato, que está ocupada derrubando super-vilões na rua enquanto ela lida com a morte de Bruce. Arlequina se junta ao Charada quando ele pede para falar com sua colega de quarto, a ex-sucessora da Mulher-Gato, Holly Robinson. Mulher-Gato encontra e luta contra o Batman impostor, Jason Todd, que a chuta de uma ponte e entra em um carro. Hera Venenosa queima o chip controlador do Máscara Negra para fora de seu próprio sistema e se junta ao grupo, enquanto Charada e Arlequina convergem para encontrar a Mulher-Gato sangrando na rua.[17]

Edições

  • Batalha pelo Capuz
    • Gazeta de Gotham: Batman morreu? #1
    • Batman: Batalha pelo Capuz #1
    • Batman: Batalha pelo Capuz #2
    • Batman: Batalha pelo Capuz #3
    • Gazeta de Gotham: Batman vive? #1
  • One-Shots
    • Batalha pelo Capuz: Asilo Arkham #1
    • Batalha pelo Capuz: Comissário Gordon #1
    • Batalha pelo Capuz: Morcego Humano #1
    • Batalha pelo Capuz: A Rede #1
    • Batalha pelo Capuz: O Submundo #1
    • Sexteto Secreto (Volume 3) #9
  • A Cura
    • Oráculo: A Cura #1
    • Oráculo: A Cura #2
    • Oráculo: A Cura #3
  • Cavaleiro das Trevas da Morte
    • Azrael: Cavaleiro das Trevas da Morte #1

Curiosidades

  • Este enredo apresenta o segundo Máscara Negra, embora sua identidade não seja revelada até o enredo Vida Após a Morte.[18] O original Máscara Negra foi assassinado por Mulher-Gato.[19]
  • Jason Todd parece morrer nesta história, mas ele realmente retorna durante Batman Renascido.[20]

Links e Referências

  1. Gazeta Gotham: Batman Morto? #1
  2. Batman: Batalha pelo Capuz #1
  3. Batman: Batalha pelo Capuz #2
  4. Batman: Batalha pelo Capuz #3
  5. Gazeta Gotham: Batman Vivo? #1
  6. Batalha pelo Capuz: Asilo Arkham #1
  7. Azrael: Cavaleiro das Trevas da Morte #1
  8. Azrael: O Cavaleiro das Trevas da Morte #2
  10. Batalha pelo Capuz: Comisário Gordon #1
  11. Batalha pelo Capuz: Morcego Humano #1
  12. Batalha pelo Capuz: A Rede #1
  13. Oráculo: A Cura #1
  14. Oráculo: A Cura #2
  15. Oráculo: A Cura #3
  16. Sexteto Secreto (Volume 3) #9
  17. Batalha pelo Capuz: O Submundo #1
  18. Batman #697
  19. Mulher-Gato (Volume 3) #52
  20. Batman e Robin #3
Batman Blind Justice TP.jpg
Arcos da Família Batman
DC Rebirth Logo.png

Este evento ou enredo é especificamente relacionado com Batman, ou para os membros da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos e incluírem na categoria Arcos do Batman.

Advertisement