Wiki DC Comics
Advertisement

Batman: Ano Um foi publicado de fevereiro a maio de 1987 e passou pelas edições #404-407 da série regular de quadrinhos do Batman. Em 1985, a DC Comics buscou agilizar uma continuidade compartilhada que se tornou paralisada por mais de sessent

Quote1.png Sem o menor aviso, ele surge... estilhaçando a janela do seu estúdio, agora meu. Vi essa criatura antes... em algum lugar. Ela me aterrorizou quando criança... me aterrorizou. Sim pai. Eu me tornarei um morcego. Quote2.png
Bruce Wayne

Ano Um é um enredo do Batman escrito por Frank Miller com ilustrações de Dave Mazzucchelli. Foi publicado em 1987 por meio da série Batman, como uma nova história de origem do personagem. Esta é uma das muitas reinicializações pós-crise, estabelecendo a história do DCU após a Crise nas Infinitas Terras. É considerada a primeira história canônica do Batman na continuidade da Nova Terra.

História

História da Publicação

Batman: Ano Um foi publicado de fevereiro a maio de 1987 e passou pelas edições #404-407 da série regular de quadrinhos do Batman. Em 1985, a DC Comics buscou agilizar uma continuidade compartilhada que se tornou paralisada por mais de sessenta anos de histórias. Essa ambiciosa iniciativa culminou em uma "reinicialização cósmica" em toda a empresa, que aconteceu na série máxima de doze edições chamada de Crise nas Infinitas Terras. Como tal, muitos dos personagens mais famosos da DC foram fornecidos com origens novas e atualizadas - Batman incluído.

A origem do Batman permanece fiel à visão original descrita pela primeira vez pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane. Ele recapitula brevemente os eventos que levaram à morte de seus pais Thomas e Martha Wayne, enquanto adiciona um desequilíbrio psicológico ao personagem que não existia nas histórias de origem anteriores. O leal mordomo de Bruce Wayne, Alfred Pennyworth, é igualmente reintroduzido, no entanto, o personagem se mostra mais amargo e sarcástico no comportamento do que os leitores de longa data podem se lembrar - uma característica que foi mantida tanto nos quadrinhos quanto na mídia externa ao longo dos anos.

A popularidade do trabalho de Frank Miller inspirou outros criadores a expandir o conceito do Ano Um. Duas histórias da série foram publicadas apropriadamente intituladas Batman: Ano Dois e Batman: Ano Três. Robin e Batgirl tiveram suas próprias séries limitadas para o primeiro ano, e Asa Noturna teve uma história de seis edições para o primeiro ano dentro de seu próprio título. Em 1995, todos os Anuais da DC Comics para aquele ano apresentavam uma história singular no primeiro ano. Entre Batman, Robin e Mulher-Gato, seis anuários do Ano Um foram publicados entre eles. Outros projetos foram conduzidos, o que ajudou a dar corpo à história dos primeiros anos de Batman, incluindo Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas, Batman: O Homem que Ri, O Longo Dia das Bruxas e Batman: Vitória Sombria.

História

"Sim, Pai. Eu me tornarei um morcego."

Bruce Wayne retorna a Gotham City, 18 anos após a morte de seus pais. O tenente James Gordon é transferido para o departamento de polícia em Gotham, tentando deixar seus problemas em Chicago para trás. O comissário Loeb associa Gordon ao detetive corrupto Flass, que está preocupado com a recusa de Gordon em quebrar as regras. Bruce retorna para seu mordomo Alfred na Mansão Wayne e continua seu treinamento físico sem um objetivo claro. Flass espanca Gordon com tacos de beisebol por outros policiais, o suficiente para enviar uma mensagem sem colocá-lo no hospital. Mais tarde, Gordon empurra Flass da estrada em seu carro, joga para ele um taco de beisebol e bate nele da mesma forma. Bruce começa sua carreira como vigilante se passando por uma pessoa qualquer andando pela Zona Leste. Ele conhece a menor de idade Holly Robinson que estava se prostituindo e em uma discussão, Bruce briga com o cafetão Stan. A prostituta Selina Kyle o ataca para proteger Holly, e este conflito o leva à prisão. Bruce solta as algemas e foge do carro da polícia para escapar,o que resulta em um acidente, em seguida, arrasta os dois policiais para um local seguro. Bruce rasteja até o escritório do pai, sabendo que vai sangrar e morrer se não tocar um sino para Alfred vir salvá-lo. Ele se lembra da noite em que seus pais foram mortos e pede inspiração a seu pai, pois ele preferia morrer a esperar mais uma hora. Nesse momento, um morcego entra pela janela e ele decide que vai se tornar um morcego. [1]

"Senhoras e Senhores. ...Vocês comeram bem."

Gordon está dirigindo para o trabalho quando recebe um telefonema de Stan Merkel. Há um homem fora de sí mantendo crianças como reféns, e o descuidado e violento oficial da SWAT, Branden, foi colocado no comando. Para salvar as crianças de Branden, Gordon abaixa a arma e desarma a situação sozinho. Ele ganha o favor da imprensa e Loeb começa a procurar maneiras de derrubá-lo. Sua esposa grávida, Barbara, fica desapontada quando ele é chamado de casa para lidar com "um morcego gigante". Em sua primeira saída como Batman, Bruce ataca alguns ladrões adolescentes e quase morre. Cinco semanas depois, há dezenas de relatos de um morcego-gigante derrubando criminosos sistematicamente. Gordon é encarregado de uma força-tarefa anti-Batman com uma policial chamada Sarah Essen. Batman interrompe um jantar dos mais ricos e corruptos de Gotham na mansão do prefeito. Ele abre um buraco na parede com explosivos e diz a eles que nenhum deles está a salvo dele. Loeb reprime Batman quando o Don da Máfia, conhecido como Carmine "O Romano" Falcone é deixado amarrado e nu. Gordon suspeita que ADA Harvey Dent é Batman, e Essen suspeita que pode ser Wayne. Gordon conhece Batman pela primeira vez quando Batman mergulha na frente de um caminhão para salvar uma senhora bem na frente dele. Batman foge sob a mira de uma arma para um cortiço abandonado. Gordon pede reforços, e Loeb coloca a bomba incendiária de Branden no prédio, apesar dos protestos de Gordon. [2]

A equipe SWAT de Branden encurrala Batman no cortiço, e 18 homens são enviados para atirar nele assim que avistá-lo. Batman perde seu Cinto de Utilidades, mas sobrevive, embora alguns bêbados que moravam no local não tiveram tanta sorte. Ele sistematicamente derruba os oficiais da SWAT um por um. Selina Kyle e Holly Robinson chegam para assistir de perto, junto com muitos outros. Batman escapa usando tecnologia ultrassônica que atrai todos os morcegos da cidade. Ele rouba uma motocicleta e sai dirigindo em um enxame de morcegos, desaparecendo antes que eles se dissipem. Gordon começa a ter um caso com Essen e briga com sua esposa grávida. Selina dá um soco em seu cafetão e depois sai com Holly. Ela gasta suas economias em uma fantasia de gato, inspirando-se em Batman para se tornar a Mulher-Gato. [3]

Essen é transferido de volta para Chicago quando eles decidem encerrar o caso. Gordon prende o notório traficante de drogas Jefferson Skeevers, que tem ligações com Loeb e Flass. Dent permite que Skeevers seja libertado sob fiança, para que Batman possa intimidá-lo para testemunhar. Skeevers se vira para Flass, que se vira para Loeb. Gordon visita a Mansão Wayne para verificar os álibis de Bruce, e Bruce dá um show convincente como um playboy irresponsável. Loeb ameaça contar a Bárbara sobre Sarah, então Gordon conta pessoalmente. Bárbara finalmente dá à luz, e eles têm um filho. Mulher-Gato fica chateada porque Batman está recebendo crédito por seus crimes e decide arranhar o rosto de suas vítimas como uma assinatura. Batman escuta o romano enquanto ele contrata Johnny Viti como assassino. Mulher-Gato interrompe esta reunião para roubar Falcone e encontra Batman pela primeira vez. Batman detém os guarda-costas enquanto a Mulher-Gato arranha Falcone, e os dois escapam. Bruce percebe que Falcone está mirando em Gordon e dirige para sua casa à luz do dia, Viti tenta sequestrar o bebê de Gordon, mas Gordon o persegue em um tiroteio. Eles caem sobre uma ponte e o bebê cai. Bruce salta e salva a vida da criança. Gordon comenta que não consegue ver Batman sem os óculos e diz a ele para sair antes que os policiais cheguem. Na sequência, Loeb cai e é substituído pelo Comissário Grogan. O romano vai à guerra com sua irmã, Carla Viti. Gordon é promovido a capitão e começa a ver um terapeuta de casais com Bárbara. Batman e Gordon começam a trabalhar juntos, encontrando-se no telhado. Gordon observa que alguém ameaçou envenenar o reservatório, um homem que se autodenomina Coringa.[4]

Continuidade

Histórico

Houve várias histórias complementares escritas para o Ano Um, expandindo em detalhes e fornecendo informações básicas. A história de Selina Kyle é expandida na minissérie Mulher-Gato de Mindy Newell intitulada "A Guardiã de sua irmã" ou Ano Um. As razões de Jim Gordon para deixar Chicago foram explicadas na minissérie Gordon of Gotham, de Dennis O'Neil. Alguns eventos ocorrendo entre o Ano Um foram expandidos no primeiro enredo do título Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas, chamado Batman: Xamã.

Também é um cânone para os quadrinhos do Batman após Superman Reborn, ao lado de Batman: Ano Zero.

Legado

Desde a publicação do Ano Um, várias outras histórias continuaram seus enredos. Mike W. Barr escreveu um enredo do Ano Dois sobre Joe Chill e Marv Wolfman escreveu um enredo do Ano Três sobre Robin. O Homem que Ri, de Ed Brubaker, segue o final do Ano Um, retratando o primeiro encontro de Batman com o Coringa. O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb, deu continuidade a muitos tópicos da trama, explicando a queda de Carmine Falcone e a ascensão de vilões fantasiados. A homenagem à Era de Ouro de Matt Wagner, Dark Moon Rising, explora a lacuna entre o Ano Um e o Longo Dia das Bruxas.

O longa-metragem Batman Begins também usa muitos dos mesmos personagens e temas e todo o enredo foi posteriormente adaptado em um filme de animação com o mesmo nome.

Edições

  • Batman #404 -- Quem Sou Eu e Como Vim a Ser.
  • Batman #405 -- Declaração de Guerra
  • Batman #406 -- Aurora Negra
  • Batman #407 -- Amigo em Apuros

Curiosidades

Superman é referenciado nesta história, o que significa que ele já estava ativo na época da estreia de Batman. Bárbara o referiu como o "Homem de Aço" em Metropolis, enquanto comentava sobre como os músculos de Jim são fortes. Alfred também sugere que Bruce comece a voar ", como aquele sujeito em Metropolis.[2] Alfred também sugere que Bruce comece a voar "como aquele sujeito em Metropolis."[4]

Links e Referências

  1. Batman #404
  2. 2,0 2,1 Batman #405
  3. Batman #406
  4. 4,0 4,1 Batman #407
Batman Blind Justice TP.jpg
Arcos da Família Batman
DC Rebirth Logo.png

Este evento ou enredo é especificamente relacionado com Batman, ou para os membros da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos e incluírem na categoria Arcos do Batman.

The Man of Steel 1A.jpg
Reboot Pós-Crise
DC Rebirth Logo.png

Após a Crise nas Infinitas Terras, uma série 1985 - 1986 maxissérie que restaurou completamente a continuidade de todo o Universo DC, todos os principais personagens e franquias da DC precisavam ser atualizadas para refletir as mudanças nos eventos de suas vidas. Arcos de múltiplas histórias foram lançados para explicar essas versões reiniciadas de personagens populares.

Advertisement