Wiki DC Comics
Advertisement
Wiki DC Comics
3 656
páginas

É junho em Gotham City, e Johnny Viti, sobrinho de Carmine "O Romano" Falcone, vai se casar no dia mais quente do ano. O Romano governa sobre uma intrincada família do crime que por sua vez governa Gotham. No entanto, a turba de Falcone precisa desesperadamente de um meio de lavar seus ganhos ilícit

O Longo Dia das Bruxas é um enredo do Batman por Jeph Loeb e Tim Sale, publicado na série limitada de mesmo nome. A série continua a história de Carmine Falcone apresentada em Batman: Ano Um de Frank Miller. Situada no início da carreira do Batman, alguns meses após os eventos do Ano Um, a história gira em torno da transição gradual da galeria dos bandidos do Batman de simples capangas da máfia para supervilões de pleno direito. Isso segue os eventos em alguns meses após o Ano Um e examina um ano inteiro da carreira do Batman como um combatente do crime, então poderia ser considerado um "Ano Dois"/"Ano Três", de alguma forma. Esta história foi aceita em continuidade depois que Zero Hora apagou os eventos do Batman: Abo Dois do cânone. O enredo segue a luta do Batman para encontrar um assassino misterioso, enquanto os casamentos de Harvey Dent e James Gordon são tensos durante o processo. Conforme a história se desenrola, Carmine Falcone contrata "aberrações" (Hera Venenosa, o Charada, o Espantalho e o Chapeleiro louco) em uma tentativa de parar o Batman e restaurar o poder de volta para a família, apenas para descobrir que as aberrações são mais poderosas do que ele esperava.

Em 2021, o enredo foi adaptado em dois filmes, Batman: O Longo Dia das Bruxas, Parte Um e Parte Dois.

História

É junho em Gotham City, e Johnny Viti, sobrinho de Carmine "O Romano" Falcone, vai se casar no dia mais quente do ano. O Romano governa sobre uma intrincada família do crime que por sua vez governa Gotham. No entanto, a turba de Falcone precisa desesperadamente de um meio de lavar seus ganhos ilícitos, e o romano vê o Banco de Gotham City como uma fonte provável. Para tanto, o romano usou sua influência sobre vários membros do conselho de diretores do banco, incluindo o presidente do banco, Richard Daniel, para persuadi-los a aceitar os negócios de sua família. Falcone aproveita a ocasião do casamento de seu sobrinho para convencer Bruce Wayne da mesma forma, mas Bruce não se deixa abater e sai furioso. O romano confidencia a seu guarda-costas Milos que está desapontado com a recusa de Wayne, mas que o negócio ainda tem votos suficientes para ser aprovado.

Bruce escuta a conversa do corredor até ser descoberto por Alberto Falcone, o "bom filho" que mostra a porta a Bruce e o olha ameaçadoramente enquanto ele caminha. Bruce está ansioso para sair e prosseguir com suas atividades noturnas regulares, até que ele se encontra com Selina Kyle. Selina sedutoramente convence Bruce a ficar, e sua dança atrai a atenção de Carla Viti, mãe do noivo e irmã do romano. Carla, por sua vez, está sendo vigiada pelo romano, espionando de seu escritório e ruminando sobre seu relacionamento nada tranquilo com sua irmã. Quando Alberto informa ao pai que Bruce está ouvindo à porta, Carmine diz a ele para ficar fora dos negócios da família. Enquanto isso, Harvey Dent, promotor distrital de Gotham City, estava no estacionamento subterrâneo da casa dos romanos, copiando os números das placas de vários carros. Mas suas ações não passaram despercebidas, e os capangas romanos vêm e batem nele, avisando-o para desistir por sua própria causa. Felizmente, Bruce e Selina logo chegam a caminho de casa à noite e o ajudam a se levantar. Dent se limpa e se afasta abruptamente. Embora Selina pergunte a Bruce se ele tem mais planos para a noite, Bruce afirma que está cansado e eles se separam.

Dent se encontra com o Capitão Jim Gordon da Polícia de Gotham City mais tarde naquela noite e os dois discutem possíveis meios de derrubar o Romano, incluindo o envolvimento do Batman. Da mesma forma, Bruce e Selina se encontram novamente na cobertura, desta vez em seus disfarces de Batman e Mulher-Gato. Sua presença atrai rapidamente a presença dos guardas de Falcone, mas eles conseguem escapar sob uma nuvem de fumaça e uma saraivada de balas. O romano, furioso com a invasão de sua privacidade e por ter sido insultado por seu principal rival, Sal Maroni, por causa da invasão, coloca uma recompensa de um milhão de dólares pelas cabeças de ambos. Batman persegue a Mulher-Gato pela cidade, mas ela o evita, mesmo enquanto se esquiva de suas perguntas sobre suas motivações contra Falcone. Batman a perde e desiste da perseguição para responder a um sinal de Batman enviado por Dent e Gordon, que discutem as tensões mútuas colocadas em seus casamentos por longas horas de trabalho enquanto aguardam a chegada de Batman. Quando Batman aparece, os três discutem até onde irão para derrubar o Romano. Os três entram em um pacto (Batman, entretanto, concorda com certa relutância) para quebrar as regras, se necessário, mas nunca quebrá-las. Batman então desaparece na escuridão, mas ele deixa para trás para Dent e Gordon o livro-razão romano, uma peça incriminatória de evidência que Batman roubou da cobertura de Falcone.

Logo, Bruce está em uma reunião do conselho do Gotham City Bank, protestando abertamente contra a posição dos outros membros do conselho a favor de aceitar o dinheiro dos Falcones. Quando ele prova ser incapaz de influenciá-los, Bruce sai furioso, mas naquela noite Batman faz uma visita a Richard Daniel, o presidente do banco, alertando-o para manter o dinheiro de Falcone fora. Daniel posteriormente renuncia ao cargo e Bruce intervém. Em agosto, Falcone se encontra com sua família e, furioso com a traição de Daniel, ordena que seu sobrinho Johnny volte para casa de sua lua de mel o mais rápido possível para cuidar do problema. Em setembro, Johnny Viti mata Richard Daniel, atirando nele enquanto ele voltava do cinema para casa. Gordon e Dent recebem a notícia em casa mais tarde naquela noite.

No dia das Bruxas, Johnny Viti leva dois tiros na cabeça de um agressor desconhecido enquanto tomava banho. O perpetrador deixa para trás a arma do crime, uma pistola calibre .22 com o bico de uma mamadeira usada como silenciador rudimentar, bem como uma jack-o-lantern. Naquela noite, Batman, Gordon e Dent discutem o assassinato, e Dent deixa claro que não está nem aí para a morte de um assassino da máfia. Os três discutem os detalhes do assassinato e lançam sobre possíveis suspeitos, quando Batman percebe que a conversa deles está sendo espionada. Mulher-gato, ouvindo a discussão do telhado, se oferece para ajudar Batman a acertar o romano onde dói mais: seu dinheiro. As informações da Mulher-Gato levam Batman e Dent a um armazém no Porto de Gotham, onde eles descobrem que o Romano estocou mais de vinte milhões de dólares. Dent pensa em roubar parte dele, mas Batman coloca um freio em tais pensamentos. Em vez disso, eles atearam fogo no armazém e destruíram o dinheiro. Dent alegremente volta para casa para ajudar sua esposa Gilda a distribuir doces para doces ou guloseimas. Mas enquanto ele vasculha sua correspondência, uma bomba escondida dentro de um pacote explode e explode a casa dos Dent, com Harvey e Gilda mal sobrevivendo.

Por meses depois disso, as matanças continuam. Na véspera de Ano Novo, o ardiloso Coringa pretende liberar seu gás na Gotham Square à meia-noite, matando a multidão e, com sorte, Feriado. Para tanto, o Príncipe Palhaço do Crime sequestrou um avião e matou a tripulação. Batman chega no momento em que o Coringa está decolando e entra no avião. Enquanto Batman luta com o Coringa no ar, Dent está trabalhando até tarde no caso de férias. Assim que ele está saindo, seu novo assistente Vernon Wells chega com novas informações sobre o caso romano. Ele procurou arquivos antigos da polícia e descobriu uma conexão entre Carmine Falcone e Bruce Wayne. No iate de Falcone em Gotham Harbor, o romano está conversando com Maroni durante a festa de ano novo que ele está organizando. Maroni diz que os assassinatos do Feriado foram ruins para os negócios e que eles deveriam deixar de lado suas diferenças para acabar com isso. Mas Falcone sutilmente sugere que Maroni pode estar por trás de Feriado, usando como evidência o fato de que os ataques foram todos sobre membros da família Falcone. Então, enquanto Carmine está conversando com Carla, ela aponta sua tendência de se cercar de inimigos. A resposta de Carmine implica que ela também pode ser contada entre esse número. Carla salta para o convés, bem a tempo de ver Alberto cair no mar, baleado por Feriado.

Dent chega em casa, se desculpando com Gilda por seu atraso. Ela nota que o cabelo dele está molhado, apesar de ele estar de chapéu. Dent entra na sala de estar e encontra os Gordons lá para celebrar o Ano Novo com eles, mas o D.A. vai para a cozinha. Gordon segue, deixando Gilda e Bárbara para discutir a possibilidade de os Dents terem filhos. Gilda, entretanto, sente que é uma causa perdida, já que Harvey está sempre trabalhando. Barbara diz a Gilda que negócios são um assunto tabu naquela noite, mas na cozinha, Dent está discutindo sua recente descoberta sobre Bruce Wayne com Gordon. E bem acima da cidade, assim que o relógio bate meia-noite, Batman esmurra o Coringa e aponta o avião em direção ao porto. No último momento possível, ele agarra o Coringa e salta para o relógio próximo no topo de um arranha-céu. O avião cai inofensivamente na água e Gotham é salvo. Os assassinatos continuam, e logo é 2 de agosto, o aniversário de Falcone e a data em que Maroni vai a julgamento para testemunhar contra o romano, mas antes que Dent possa sair de casa e seguir para o tribunal, Gilda o impede.

Ela está perturbada por algo que encontrou no porão - uma .22, igual a uma das armas do Feriado. Dent afirma que é simplesmente uma evidência que ele trouxe para casa do trabalho, ignorando bruscamente a surpresa de Gilda enquanto caminha. Batman tem outras coisas em mente além do julgamento, ou seja, encontrar o Charada, que Feriado deixou viver no Dia da Mentira. Batman o encontra em uma pequena taverna e desafia sua conexão com Feriado. O Charada explica que Falcone o contratou para descobrir quem era, mas o expulsou quando as soluções que ele deu foram menos do que satisfatórias. Esta informação leva Batman a supor que talvez o Charada tenha sobrevivido para espalhar a notícia de que o romano estava procurando pelo Feriado.

Falcone está sendo contestado de forma semelhante por Carla, que desaprova a contratação de aberrações da família como Hera Venenosa e o Charada, como têm feito recentemente. Sofia interrompe a discussão para levar Carmine embora ... para uma festa surpresa em sua homenagem. Afinal, 2 de agosto é o aniversário do romano. Na cela de Maroni antes do julgamento, Gordon dá um tapinha no chefe da máfia para se certificar de que ele não está carregando nenhuma arma para o tribunal. Mas Vernon encontra Maroni na porta do tribunal para lhe dar remédio para o estômago para sua úlcera. Dent está otimista quando Maroni afirma que seu testemunho trará o crime organizado em Gotham. Uma vez sob juramento, Maroni admite ter matado dois membros da família Gazzo, uma multidão que operava em Metrópolis. Quando Dent pergunta se o Romano ordenou o golpe, Maroni finge um acesso de tosse e pega seu remédio para o estômago. Não é um medicamento, mas, na verdade, ácido.

Maroni joga ácido em Dent

Maroni arremessa na cara de Dent e ele cai no chão gritando. O D.A. é levado às pressas para o hospital, mas uma vez lá, ele esfaqueia um médico e foge. E Carla Viti, investigando os arquivos do legista sobre as vítimas do feriado, torna-se uma delas. Desde o Dia do Trabalho, Dent está desaparecido há um mês desde o último incidente no tribunal. Ele tem se escondido nos esgotos de Gotham, onde se cruza com Solomon Grundy. A princípio Grundy o ataca, mas quando Dent começa a recitar a canção infantil da qual Grundy recebeu seu nome, ele para e se acalma.

Batman e Gordon estão perplexos com a virada dos acontecimentos que se abateu sobre Dent. Gordon chegou à conclusão, com base em sua descoberta de que Dent possuía um .22, que o D.A. é Feriado. Batman se recusa a reconhecer, mas Gordon precisa de uma prova do contrário antes de acreditar que Dent é inocente. Gordon precisa ouvir isso do próprio Dent. Batman primeiro procura na cobertura de Falcone, perguntando ao romano se ele sabe onde Dent está. Falcone está furioso com Batman, acusando-o de saber que Dent era Holiday, mas ficou de lado enquanto ele matava, porque os criminosos foram as únicas vítimas. Batman sai em busca da Mulher-Gato, exigindo saber por que ela está tão interessada em Falcone. Como de costume, ela foge ao invés de responder. Batman confronta Gilda em seguida sobre o paradeiro de seu marido, perguntando sobre o .22 que encontraram. Batman diz a ela que encontrou lascas de metal na bancada de Dent, como se ele tivesse arquivado os números de série lá, mas Gilda não pode fornecer nenhuma explicação. Batman finalmente acaba no Asilo Arkham, conversando com Julian Day, o Homem Calendário. Batman diz a Day que eles sabem que Dent é Feriado, mas não sabem como encontrá-lo. Julian sugere que, sendo feriado, há apenas uma opção quanto ao local do feriado.

Naquela noite, Gordon a pedido de Batman, muda Sal Maroni para uma nova cela. Batman acredita que Maroni provavelmente será a próxima vítima de Feriado. Com certeza, a previsão de Batman se torna realidade quando Holiday surge para atirar duas vezes na cabeça de Sal durante a transferência do prisioneiro. O guarda de capacete de Maroni avança em direção a Holiday, que atira várias vezes no peito e o derruba. Holiday aponta sua arma para Jim Gordon, que só consegue encarar impotentemente o homem prestes a matá-lo ... Alberto Falcone.

Identidade do Feriado é revelada

O guarda-costas de capacete de Maroni dá um pulo. É Batman, que foi protegido das balas .22 por um colete de kevlar. Batman esmurra Alberto e quase o mata, mas Gordon o impede. Alberto é detido e encarcerado. Poucos dias depois, Carmine visita seu filho Alberto na prisão e oferece sua ajuda. Ele diz a seu filho que pode tirá-lo de lá se ele se declarar culpado pelo assassinato de Maroni sozinho e abandonar qualquer noção de ser "Feriado". Alberto rejeita o pai, dizendo que se sentiu desprezado quando Carmine o mandou para Oxford e o manteve fora dos negócios da família. Ele diz que Gotham agora pertence aos malucos, e ele é um deles. No Dia das Bruxas, Jim e Barbara Gordon vão visitar Gilda para verificar como ela está sozinha. Ela ainda se pergunta onde Harvey está e se ele ainda está vivo. Enquanto isso, em Arkham, houve uma fuga. Todos os maníacos foram libertados por uma figura solitária que, depois de jogar uma moeda, decide deixar o Homem Calendário em sua cela. Carmine está furioso com a relutância de Alberto em aceitar sua ajuda, o que posteriormente levou à sua execução iminente pelos assassinatos do Feriado.

Falcone é confrontado pelas "aberrações"

Enquanto ele discursava na cozinha para Sofia, as luzes se apagaram de repente. Os dois exploram a casa com suas armas em punho, encontrando guardas mortos ao redor. Eles invadem o escritório do Romano para encontrar todos os fugitivos de Arkham lá, junto com Solomon Grundy, Mulher-Gato, O Pinguim e seu misterioso líder, que se revela ser Dent. Dent está prestes a matar Falcone quando Batman aparece, derrubando os vilões um por um sob a cobertura de uma cortina de fumaça. A distração de Batman lutando contra os vilões permitiu a Dent a oportunidade de agarrar Falcone, no entanto, ele enfrenta Batman com uma arma na cabeça do chefe da máfia. Quando Batman apela para Dent para deixar o Romano ir, Dent diz a ele que seu nome agora é Duas-Caras. Duas-Caras então joga sua moeda, que cai com o lado marcado para cima.

Duas-caras confronta "O Romano"

O mal vence; Duas-Caras atira em Falcone duas vezes na cabeça à queima-roupa. Sofia grita e corre para atacar Duas-Caras, mas a Mulher-Gato a impede. Os dois lutam e caem por uma janela de vidro. Do lado de fora, a Mulher-Gato consegue se agarrar a uma saliência, mas Sofia cai no chão muitas histórias abaixo. Duas-Caras nocauteia Batman e vai se vingar de Wells por sua parte na desfiguração de Dent, dando ácido a Maroni. Batman encontra o cadáver de Wells mais tarde e, seguindo o Bat-Sinal para o departamento de polícia, descobre Duas-Caras no telhado pronto para se entregar. Duas-Caras diz que a justiça foi feita agora que ele matou o Romano. Enquanto Gordon dá um tapa nas algemas de Duas Caras, o Duque da Dualidade lança uma bomba final enquanto o levam embora; ele diz a eles que houve DOIS assassinos de férias.

Mais tarde, Gordon e Batman discutem o que Dent pode ter significado com sua declaração final, já que Alberto confessou todos os assassinatos de Feriado. Batman postula que, desde que Duas-Caras matou o Romano no Dia das Bruxas, ele foi o segundo assassino. Gordon volta para a casa de sua esposa e diz que ele tem que continuar lutando pelo bem de Gotham, apesar dos custos. Batman, da mesma forma, diz a si mesmo que deve continuar seu trabalho, por causa da promessa que fez a seus pais anos atrás, na noite em que morreram. E na véspera de Natal, Gilda está empacotando caixas para sua mudança de Gotham, mas antes de ir embora, ela leva uma caixa para baixo na fornalha do porão. Ela descreve em voz alta como leu nos arquivos do caso de Harvey sobre a remoção dos números de série das armas e como os bicos de mamadeira podiam ser usados como silenciadores. Ela então tira da caixa uma pistola .22 e a joga nas chamas do aquecedor, junto com um chapéu e um casaco de aparência familiar. E ela afirma que tomou para si a responsabilidade de iniciar os assassinatos do Feriado, em uma tentativa de acabar com o domínio romano sobre Gotham e, assim, aliviar o volume de casos de Harvey para que eles pudessem ter um filho. Ela acredita que Harvey assumiu as matanças na véspera de Ano Novo e que Alberto está mentindo para a polícia com sua confissão. Ela também diz que sabe que Harvey vai ficar bem e que eles vão se reconciliar, porque ela acredita nele.

Edições

  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #1
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #2
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #3
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #4
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #5
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #6
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #7
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #8
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #9
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #10
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #11
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #12
  • Batman: O Longo Dia das Bruxas #13

Notas

  • Embora a identidade do assassino de Feriado não seja claramente divulgada no enredo, há evidências que indicam que Gilda Dent e Alberto Falcone cometeram todos os crimes atribuídos ao assassino. O escritor Joseph Loeb deu a entender as evidências ao longo da história:
    • No Capítulo 7; A dedução do Charada de que a arma usada nos crimes foi escolhida por uma mulher provou estar certa, pois Gilda foi de fato o primeiro Feriado.
    • Durante muitas das cenas onde o Homem Calendário é apresentado, ele se refere a Feriado como uma mulher e um homem ao mesmo tempo. Isso indica que o Homem Calendário de alguma forma sabia que Gilda e Alberto eram os responsáveis pelos assassinatos.
    • No fim de Capítulo 13; Gilda revela que ela começou a matança até a véspera de Natal, enquanto destruía a arma e o disfarce de férias que ela usava. Alberto Falcone fingiu sua morte na véspera de Ano Novo usando o M.O. de Holiday. para ocupar o lugar do assassino.
    • Também no capítulo 13, a revelação de Duas-Caras indica que ele sabia desde o início que Gilda era Holiday e, portanto, sua recusa em investigar os assassinatos de Holiday, focando mais no caso Falcone.
    • Durante os eventos de Batman: Dark Victory, a sequência de O Longo Dia das Bruxas, Duas-Caras fica furioso quando Homem Calendário se refere a Feriado como uma mulher. Esta é uma reação natural, considerando que Gilda era a esposa de Duas-Caras.
  • Os editores da IGN deram uma crítica geral positiva a Batman: O Longo Dia das Bruxas, elogiando Loeb e Sale como "uma dupla perfeita". Elogios também foram dados à caracterização de Bruce Wayne e seu alter-ego, Batman.[1]

Links e Referências

Batman Blind Justice TP.jpg
Arcos da Família Batman
DC Rebirth Logo.png

Este evento ou enredo é especificamente relacionado com Batman, ou para os membros da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos e incluírem na categoria Arcos do Batman.

Advertisement