FANDOM

Quote1 Santo moley! Quote2
Capitão Marvel fonte
Billy Batson é o Capitão Marvel, o mortal mais poderoso da Terra.

Billy Batson nasceu na Cidade de Nova York em 1930. Quando tinha aproximadamente seis meses de idade, seus pais foram mortos em um acidente de carro e Billy foi morar com seu tio, Ebenezer Batson. Tio Eben não queria nada com o menino, e eventualmente o expulsou da casa, forçando-o a se defender nas ruas da cidade. Em 1940, Billy conseguiu garantir um trabalho a tempo parcial como um jornalista.

Uma noite em que Billy estava passando jornais, um estranho homem sombrio de um longo casaco se aproximou dele. Ele acenou Billy para segui-lo e levou-o subterrâneo a uma estação de metrô dilapidada. Um carro de metrô sem motorista diferente de qualquer Billy já tinha visto antes, rugiu para a plataforma e os dois chegaram a bordo. O carro acelerou o subterrâneo mais profundo, trazendo-os para uma grande caverna conhecida como a Pedra da Eternidade. Billy desembarcou e o trem de metrô e o estranho coberto desapareceram. Diante dele, Billy viu duas fileiras de estátuas de cada lado da caverna. Cada estátua foi forjada à semelhança de um monstro horrível, representando os Sete Inimigos Mortais do Homem.

Na parte anterior da caverna, ele encontrou um homem velho com uma barba branca fluindo, sentada em um trono de pedra. Acima dele havia uma grande rocha suspensa do teto da caverna por um fio pequeno e desgastante. O velho se apresentou como um mago chamado Shazam, e disse a Billy que ele havia sido escolhido para ser o seu campeão contra a injustiça. O feiticeiro acendeu um braseiro à esquerda do trono, iluminando os nomes de seis anciãos mitológicos inscritos na parede atrás dele; Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. Ele explicou que cada um desses anciãos conferiria um aspecto de seu poder a Billy, e todo o menino tinha que fazer para adquirir esse poder era falar o nome do mago.

Billy falou o nome de "Shazam", e um raio místico derrubado do nada, transformando o menino de dez anos em um homem poderoso e músculo-ligado. Shazam batizou seu novo campeão como Capitão Marvel e o saudou. Momentos após a transformação surpreendente, o fio que segurava o pedregulho acima da cabeça de Shazam quebrou, e a rocha caiu, esmagando o mago. O espírito de Shazam subiu dos escombros e disse a Billy que seu fantasma sempre estaria presente dentro da Pedra da Eternidade, se o herói neófito sempre precisar de sua orientação. Honrando seu compromisso com o mago, Billy Batson tornou-se o Mortal Mais Poderso do mundo - Capitão Marvel.

Ao longo de suas aventuras, o Capitão Marvel lutou contra um vilão hospedeiro. Isso inclui o cientista louco Dr. Thaddeus Sivana, o egípcio Marvel renegado Adão Negro, o Venusiano Senhor Mente e a Sociedade do Monstro do Mal. O Capitão Marvel também ganhou aliados na Família Marvel, que compartilhava poderes semelhantes ao do Capitão Marvel, que consiste de seu amigo Freddy Freeman, que se torna Capitão Marvel, Jr., A irmã gêmea há muito perdida de Billy Mary Marvel, e o tigre falante antropomórfico Tawky Tawny. O Capitão Marvel e a Família Marvel se juntarão com outros heróis, como Ibis o Invecível, Homem-Bala e Mulher-Bala, Spy Smasher, e Sr. Escarlate.

O Capitão Marvel participou mais tarde da "Crise nas Infinitas Terras" e se juntou a muitos heróis das Terras Alternadas para combater o Anti-Monitor destruindo o Multiverso. Os heróis derrotaram o Anti-Monitor, mas não antes que as Terras restantes, incluindo o Capitão Marvel, fossem juntas. O Capitão Marvel juntamente com a Família Marvel foi recriado como nova pessoa com uma história reestruturada.

Poderes

  • Empoderamento Divino - Todos os poderes concedidos a coleção de seis por deuses e figuras da legenda diretamente ou através de Shazam.
    • Cura Acelerada
    • Clarividência: A capacidade de compreender situações de muitos ângulos, incluindo as consequências futuras e passadas com clareza e precisão sobre-humana.
    • Graça Divina: Suerte inata e orientação divina que permite finesse em ações e negócios com outras pessoas.
    • Memória Eidética: O Capitão Marvel memorizou a localização de todas as ilhas da Terra.[2]
    • Inteligência Aprimorada: O intelecto e a sabedoria são elevados aos níveis sobre-humanos. Isso também fornece conhecimento abrangente ou abrangente em muitas áreas, incluindo:
      • Engenhocas: Ele criou Marvellium, um metal capaz de atrair fantasmas.[3]
      • Hipnose: Ele poderia combinar o hipnotismo com um soco para tirar as memórias de uma vítima; era conhecido como "Soco de Amnésia".[4]
      • Linguagem: Ele conhecia todas as línguas, antigas e modernas.[5]
      • Matemática: Ele poderia quadrar o círculo.[6]
      • Ciência
      • Táticas de Guerra
    • Visão Aprimorada: Ele poderia calcular a prescrição de um par de óculos e combiná-los com outro par, simplesmente por observação casual.[7]
    • Vôo: A capacidade de passar ou subir de avião em alta velocidade através de um ato puro. Ao voar mais rápido do que a luz, ele conseguiu acessar a Pedra da Eternidade, onde ele poderia viajar a qualquer momento ou dimensão.
    • Cura: A capacidade de usar o raio transformador para curar os outros ou a si mesmo instantaneamente.
    • Vontade Indomável: Uma quantidade incalculável de força de vontade que permite a perseverança em dificuldades esmagadoras e situações aparentemente imbatíveis.
    • Intangibilidade: Pouco depois, o Dr. Sivana desenvolveu uma fórmula matemática que, quando recitada, permitiu que ele se tornasse intangível, o Capitão Marvel deduziu essa fórmula e usou-a contra Sivana.[8] Ele raramente usou isso desde então, mas ele tem uma memória eidética, então ele não esqueceu disso.
    • Invulnerabilidade
    • Resistência Mágica
    • Auto-Sustentação: A capacidade de sobreviver sem dormir, comida, água ou ar.
    • Velocidade Sobre-Humana: A capacidade de correr ou voar a taxas de velocidade incríveis. Ele poderia voar de Nova York para as Ilhas Aleutianas em trinta e sete e três quartos.[9]
    • Reflexos Sobre-Humanos
    • Agilidade Sobre-Humana
    • Resistência Sobre-Humana
    • Força Sobre-Humana
    • Transformação: A capacidade de se transformar de um mortal para a entidade habilitada pelos seis.

Fraquezas

Equipamento

Transporte

  • WHIZ Van

  • C.C. Beck modelou a aparência física do Capitão Marvel após o ator americano,Fred MacMurray.
  • O Capitão Marvel é muitas vezes referido erroneamente pelo nome, Shazam - um erro causado pelo fato de DC Comics ter publicado qualquer série de quadrinhos que o caracterize como o personagem principal sob o título de Shazam. (A Marvel Comics tem o direito legal de publicar qualquer série de quadrinhos com a versão do Capitão Marvel sob o nome do Capitão Marvel, acrescentando ainda a confusão.) Shazam é, de fato, seu mentor, o mago responsável por conceder-lhe seus poderes.
  • Ao contrário das encarnações sucessivas posteriores do Capitão Marvel (incluindo Capitão Marvel (Billy Batson) e Capitão Marvel (Fred Freeman)), os poderos do Capitão Marvel da Terra-S não foram compartilhados quando Mary e Freddy se transformaram em seus colegas de família Marvel. Ao contrário do atual Capitão Marvel, o Capitão Marvel dos níveis de poderes da Terra-S é mantido no nível máximo e não cortado pela metade ou desactualizado quando os outros membros da Família Marvel acessam os poderes do Shazam ao mesmo tempo.
  • Ao contrário de suas encarnações sucessivas posteriores, o capitão Marvel da Terra-S mostrou-se normalmente ser uma pessoa totalmente separada de Billy Batson, o que, em algumas ocasiões, levaria a problemas que a Marvel teria que descobrir por que Batson se transformou em casos de nenhum perigo imediato, como como em uma instância durante um evento de compras de Natal para que Batson não fosse roubado.
  • Em Crise nas Infinitas Terras: Edição Absoluta, uma Terra-Quarenta foi apresentada onde Billy Batson usou o nome Capitão Trovão e foi creditado como apareceu pela primeira vez no ashcan comic Thrill Comics #1 (1940).
  • Esta versão de Captain Marvel, incluindo toda a história e aparições correspondentes, foi apagada da existência após o colapso do Multiverso original na série limitada Crise nas Infinitas Terras, de 1985–86. Mesmo que as versões do personagem possam ter aparecido desde então, essas informações não se aplicam a essas versões.
  • O Capitão Marvel também é conhecido como Mortal Mais Poderso do Mundo e Grande Queijo Vermelho.
  • Capitão Marvel e Billy Batson são na verdade dois seres separados que estão conectados através do encantamento mágico do mago Shazam. Batson normalmente não pode ser transformado como capitão Marvel por um longo período de tempo sem problemas emergentes de uma transferência tão prolongada (embora tenha sido capaz de permanecer transformado por mais de 20 anos, enquanto ele e a maior parte da Família Marvel estavam em animação suspensa). Enquanto o Capitão Marvel é um homem adulto e musculoso, Batson ainda é adolescente com toda a turbulência emocional e as limitações físicas de um adolescente humano normal. O Capitão Marvel também teve uma tendência a esgueirar os olhos, deixando as pupilas escassas (se for o caso) visíveis.

Relacionado

Notas de rodapés

Marvel Family 6
Membro da Família Marvel
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi um membro da Família Marvel em qualquer uma das suas várias encarnações, e um aliado do Capitão Marvel e do Mago Shazam. Esta predefinição classificará os artigos e o incluirá na categoria "Membros da Família Marvel."