FANDOM

HelpBatman
Batman Earth-Two 0001
Galeria
Information-silkNome RealBruce Wayne
Information-silkIdentidade AtualBatman
Information-silkOutros NomesPatch Peters; Bill Randall [1]; O Sphinx [2]; Earl Warwick [3]; Minos o Leitor de Mente [4]
Information-silkParentesSilas Wayne (ancestral); Herkimer Wayne (ancestral); Winslow Wayne (ancestral); Dr. Thomas Wayne (pai); Martha Wayne (mãe); Philip Wayne (tio); Agatha Wayne (tia); Selina Kyle-Wayne (Mulher-Gato, esposa); Karl Kyle (O Rei dos Gatos, cunhado); Jane (sobrinha)[5]; Junior (sobrinho)[5]; Helena Wayne (Caçadora, filha); Richard "Dick" Grayson (Robin, ala legal); Brane (Batman do ano 3000, descendente)
Information-silkAfiliaçõesDepartamento de Polícia de Gotham City; Ex-parceiro de Robin (Terra Dois); Ex-membro da Sociedade da Justiça da América; Líder da Família Batman
Information-silkBase de OperaçõesGotham City
Status
Information-silkMoralidadeBom
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericanos
Information-silkEstado CivilViúvo
Information-silkOcupaçãoDetetive; Comissário de Polícia
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 1"
Information-silkPeso180 lbs (82 kg)
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloPreto
Origem
Information-silkUniversoTerra-Dois
Information-silkLugar de NascimentoGotham City
Information-silkCriadoresBill Finger, Bob Kane
Primeira ApariçãoAparição de Morte
Detective Comics #27Adventure Comics #462
Primeira Aparição no BrasilAparição de Morte no Brasil
Almanaque de Batman 1974 (Ebal)Grandes Álbuns em Quadrinhos, Os n° 3 (Ebal)

Quote1 Os criminosos são muito covardes e supersticiosos. Então, meu disfarce deve ser capaz de espalhar o terror em seus corações. Eu devo ser uma criatura da noite, sombria, terrível... um... um... um morcego! É isso aí! É um presságio. Eu vou me tornar um morcego! Quote2
-- Batman fonte

Origens

Veja Também: Batman Origens e O Caso do Sindicato Químico

Bruce Wayne ficou órfão quando criança quando o assaltante Joe Chill tentou roubar o colar da sua mãe. Thomas Wayne foi baleado enquanto defendia sua esposa, e Martha Wayne também foi imediatamente atirada. Este incidente o fez jurar vingar suas mortes e passar o resto de sua vida batalhando com todos os criminosos.[6] Seu tio Philip Wayne tornou-se seu tutor legal, e enviou-o para a escola primária em Academia Hudson.[7] Na faculdade ele treinou para se tornar um mestre cientista em perfeita condição física.[6] É também onde ele conheceu sua primeira namorada, Julie Madison, através do departamento de teatro. Eles estrelaram vários shows juntos e finalmente se apaixonaram. Bruce queria se tornar um policial, mas Julie lhe disse que não podia amar um homem que constantemente se colocava em perigo. Para combater o crime sem que sua namorada percebesse, Bruce decidiu que ele precisaria de um disfarce.[8] Ele sabia que os criminosos são um lote supersticioso e covarde, de modo que seu disfarce tinha que ser algo que poderia ter terror em seus corações. Naquele momento, um morcego entrou pela janela de seu estudo. Bruce tomou isso como um presságio e decidiu que ele se tornaria um morcego.[6] Os melhores designers de figurinos foram contratados anonimamente para desenvolver seu battraje em segredo e subornados para manter a calma.[8]

Bruce passou a patrulhar pela primeira vez como Batman, sem saber se ele estava realmente pronto para lutar contra criminosos. O primeiro bandido que ele lutou foi um ladrão chamado "Slugsy" Kyle que estava tentando roubar um armazém. Kyle foi capaz de bater Bruce e amarrá-lo, mas Bruce recuperou e entregou Kyle à polícia.[9] Essa falha fez que Bruce decidisse se estabelecer com Julie e encontrar um trabalho de mesa.[8] Julie se mudou para prosseguir atuando em Nova York, e Bruce estabeleceu uma data para pedir sua mão em casamento. Bruce decidiu visitar o amigo do tio Philip Senhor Comissário Gordon e pedir uma recomendação ao DPNY.[8] Eles são interrompidos por uma série de assassinatos envolvendo a Corporação Química Apex. Bruce torna-se Batman novamente para resolver este caso. Ele derruba vários bandidos e pára o líder da conspiração, homem de negócios corrupto Alfred Stryker.[10] Bruce decide continuar agindo como Batman em segredo. Ele pede a Julie Madison que se case com ele e ela diz que sim.[8]

Carreira de Combate ao Crime

A Primeira Roupa de Batman

A Primeira Roupa de Batman

Originalmente considerado um vigilante que feriu gravemente muitos de seus adversários iniciais e até matou alguns ocasionalmente[11], Wayne, como Batman, mostrou ser mais eficaz contra as organizações de crime de ação aberta, pois o Departamento de Polícia de Gotham City não conseguia resolver. Batman começou a confundir a admiração do Comissário de Polícia James Gordon em seus esforços, apesar dos métodos originais e violentos de Batman - combater as operações.

Primeiros Casos

A presença de Batman alertou o subterrâneo criminoso de Gotham e ele logo foi desafiado por um cientista louco conhecido como Doutor Morte.[12] No entanto, depois de queimar seu laboratório, Batman o rastreou e o entregou à polícia.[13]

A noiva de Bruce, Julie, de alguma forma ficou hipnotizada pelo misterioso Monk.[14] Bruce foi forçado a agir como Batman, a fim de salvar Julie do Monk e viajou para Paris, onde matou o Monk e resgatou Julie.[15]

Enquanto ainda estava em Paris, Bruce encontrou um homem sem rosto e sua irmã, que foram perseguidos pelos Apaches. Batman interveio e confrontou o líder, Duc D'Orterre. Depois de escapar de uma armadilha da morte e de um jardim estranho, Batman seguiu e capturou o Duc, resgatando a menina e parando seus experimentos loucos.[16]

Pouco depois, a cidade foi atacada por um dirigível gigante que destruiu os edifícios. Batman parou os criminosos por trás de tudo e destruiu o dirigível.[6] Depois disso, Batman investigou os assassinatos ligados a uma relíquia antiga e descobriu o assassino, que caiu a sua morte em sua luta final.[17]

Batman primeiro encontrou o criminoso intelectual Hugo Strange depois que ele descobriu um ótimo plano que permitiu que Strange criasse neblina em Gotham. Batman o deteve e enviou o criminoso à prisão.[18] Mais tarde, Batman encontrou um grupo de espiões inimigos que tentaram criar um conflito internacional e conseguiu detê-los com a ajuda de um espião disfarçado. [19]

Batman e Robin

Um juramento valente

Um juramento valente

Bruce Wayne freqüentou o Circo de Haly na noite em que os Graysons Voadores foram assassinados pela gangue do Chefe Zucco. Depois de testemunhar a cena, Wayne se aproximou de Dick Grayson, o único filho de John e Mary Grayson, e levou-o como sua ala. Revelando sua identidade como Batman, Wayne treinou Dick e permitiu que ele se tornasse seu parceiro sob o apelido de "Robin". Sua primeira missão em conjunto foi a captura do assassino dos pais de Dick, Chefe Zucco.[20]

No entanto, Bruce nunca teve a intenção de permitir que Dick se tornasse um crime-lutador, mas devido à insistência de Dick, Bruce o treinou em criminologia e investigação. O teste final veio quando a Polícia Gotham não conseguiu capturar alguns criminosos e eles tiveram que ajudá-los. Infelizmente, Batman foi capturado pelos criminosos e Robin foi forçado a trabalhar sozinho para resgatar a Batman. Após essa impressionante façanha, Batman permitiu que Dick se tornasse seu companheiro permanente.[21]

O terceiro caso que o Duo Dinâmico teve que resolver foi o comércio do ópio em Chinatown. Batman foi informado por Wong sobre a raquete e ao pesquisar, Batman foi atacado por um dos criminosos. Depois de lidar com ele, Batman localizou seu esconderijo, onde Robin já estava lutando contra eles. Juntos, eles eliminaram os criminosos. [22]

Galeria de Vilões

Batman e Robin resolveram um mistério assassino perpetrado pelo misterioso Cara-de-Barro[23] e logo eles enfrentaram uma nova onda de criminosos incomuns, como Coringa, Mulher-Gato e um fugitivo chamado Hugo Strange.[24][25]

A cruzada de Batman contra o crime continuou e ele parou vários criminosos, incluindo o Pintor da Morte,[26] ele salvou a Feira Mundial de Nova York,[27] limpou uma cidade inteira de gangsters corporativos junto com Robin[28] e parou outros criminosos, incluindo Mulher-Gato[29] e o Coringa[30][31] e Hugo Strange mais uma vez.[32]

A Dupla Dinâmica

A Dupla Dinâmica
À medida que ele se tornou mais proeminente, Batman não só detinha criminosos, mas também lutou por questões sociais.[33] Apesar disso, seu foco principal foi sempre criminoso e, seguindo essa causa, ele capturou uma gangue que planejava saquear Fort Stox de uma caverna embaixo.[34] Pouco depois disso, Julie Madison terminou seu compromisso apenas em torno do momento em que Cara-de-Barro encontrou-a de novo.[35] Resumidamente, depois disso, o Coringa fez um retorno e, durante uma luta final em uma casa de luz, Batman derrotou o louco. Após este encontro, Batman e Robin resgataram uma menina de outra dimensão, limparam o nome de um homem inocente ao custo de três feridas de bala e mais tarde, Bruce também se reuniu com seu velho amigo Linda Page.[36] Shortly after, Batman e Robin resolveram o assassinato misterioso de Erik Dorne nas mãos de uma bruxa,[37] e pararam vários criminosos regulares[38][39][40][41]

Mais tarde, Batman organizou o povo de Gotham para ajudar uma jovem a alcançar seu sonho [42] e ele parou uma gangue de pirata.[43] Por volta dessa época, Bruce começou a namorar Linda Page e ele capturou um grupo de criminosos, salvando o tio de Linda ao fazê-lo.[44] Batman também salvou o pai de Linda, ele se infiltrou em uma prisão e ele foi forçado a lutar em uma partida de boxe para parar vários membros do crime organizado de Gotham.[45]

Depois disso, Batman encontrou um novo vilão que aterrorizou Gotham City. O Espantalho usou o medo como seu modus operandi e depois de uma longa investigação e vários encontros, Batman finalmente conseguiu capturá-lo e enviá-lo para a prisão. [46] Batman parou a ameaça de um gigante de pedra,[47] e salvou pessoas de um homem moribundo.[48]Batman e Robin encontraram o Coringa mais uma vez e resolveram mais casos antes de Bruce Wayne ter sido enquadrado por assassinato. Com a ajuda de Robin, Bruce conseguiu sair da prisão e agir como Batman, ele limpou o nome de Bruce, assim como o dele. Como resultado, o Comissário Gordon nomeou Batman, membro honorário da DPGC.[49]

O Pinguim

O Pinguim
Pouco tempo depois, um novo criminoso com o nome de Pinguim apareceu em Gotham e Batman foi enquadrado por roubar uma jóia valiosa. Com a ajuda de Robin, Batman limpou seu nome, mas Pinguim conseguiu escapar.[50] Mais tarde, Batman infiltrou uma prisão para parar um mestre de criminoso, ele parou o derrubado Professor Radium, resolveu alguns assassinatos de mistério de superstição e finalmente capturou o Coringa depois de uma perseguição por todo o país.[51] Então, Batman e Robin pararam uma gangue criminosa em uma cidade ocidental,[52] pararam a segunda raiva criminal do Pinguim[53] e logo GCPD incorporou Bat-Sinal para trabalhar junto com Batman.[54] Depois disso, Gordon e Batman começaram a trabalhar de perto para capturar vários criminosos, incluindo chefes da máfia e super criminosos como o Joker, enquanto sua relação como amigos tornou-se mais forte quando passariam um Natal com todos os seus aliados juntos.[55]

Depois disso, Batman e Robin pararam três criminosos inteligentes e perigosos,[56] descobriram o mistério por trás do esquema de férias criminosas,[57] capturaram um Coringa fugitivo,[58] interrompeu a farra do crime da Mulher-Gato, salvou um filho de uma banda de ladrões e restaurou a paz na Sunshine City.[59]

Pouco tempo depois, Coringa fingiu sua morte[60] e Batman o capturou depois que ele tentou assassinar Robin. Poucos dias depois, Batman encontrou o Pinguim na Flórida, mas não conseguiu levá-lo às autoridades.[61]

Mais tarde, Batman estrelou seu próprio programa de rádio "Os Verdadeiros Contos de Batman", onde ele compartilhou alguns de seus feitos mais impressionantes e alguns atores recriam as cenas.[62] Depois disso, Batman e Robin pararam o Coringa e seu esquema de brincadeiras loucas[63] e também conseguiram parar a raquete de pássaros treinados de Penguin, mas não conseguiram capturar o criminoso.[64]

Duas-Caras

Duas-Caras
Batman foi chamado para testemunhar contra o criminoso "Chefe" Moroni, mas durante o julgamento, Moroni jogou ácido no D.A. O rosto de Harvey Kent, marcando a metade. Após o acidente, Kent perdeu a cabeça e tornou-se o criminoso nomeando-se de "Duas-Caras". Batman foi forçado a lutar contra seu antigo amigo, e no final ele ofereceu a Kent uma chance de redenção.[65] Two-Face recusou a chance e continuou suas atividades criminosas. Depois de mais algumas corridas contra o criminoso, Batman finalmente conseguiu capturar Duas-Caras e enviou-o para a prisão.[66]

Quando o Coringa começou uma nova rebeldia em Gotham, Batman e Robin prepararam uma armadilha que causou que o Coringa fosse vítima de seus próprios esquemas,[67] mas o Coringa voltou com uma vingança quando chateou empresários para roubá-los. Batman descobriu o esquema de Joker, mas não conseguiu capturar o criminoso louco.[68] Depois disso, Batman e Robin impediram alguns espiões do Nazismo de sabotar os planos de guerra dos Estados Unidos e pouco depois, a dupla dinâmica finalmente capturou Penguin, que foi condenado à morte.[69] Um pouco mais tarde, Batman foi desafiado pelo Coringa, que passou uma farra diária do crime até que Batman e Robin finalmente deduzisse seus planos e o capturassem.[70]

A relação de Batman com a página de Linda quase chegou ao fim quando ele teve que fingir estar noivo da Mulher-Gato. Quando a amante do crime descobriu seu engano, Mulher-Gato começou uma prova de crime até que ela foi presa por Batman e mais tarde, Bruce se reconciliou com Linda.[71] Os próximos criminosos notórios que a dupla dinâmica encontrou foram Tweedledum e Tweedledee. Esses primos de aparência gêmea começaram a criar um crime em Gotham, após o que Batman e Robin encontraram seu esconderijo e os pararam.[72]

Alfred Beagle

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Casos Posteriores

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Membro das Equipes do Super-Herói

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Casamento e Vida Postrada

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Morte

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

A filha de Wayne, Helena e Grayson, continuaria a proteger Gotham City como a Caçadora e o Robin até serem mortos durante a Crise nas Infinitas Terras.

Habilidades

Equipamento

  • Esta versão da Bruce Wayne (Terra-Dois), incluindo toda a história e aparências correspondentes, foi inicialmente apagada da existência após o colapso do Multiverso original na série limitada de 1985-86 Crise nas Infinitas Terras. No entanto, o fim da Convergência impediu retroativamente aquele colapso, salvando todas as realidades alternativas, embora em uma forma "evoluída". Mesmo que as versões do personagem possam ter aparecido desde então, essas informações não se aplicam a essas versões.
  • Embora o Batman da Terra-Dois fosse o Batman regular ao longo da Era de Ouro, ele apareceu especificamente como residente da Terra-Dois pela primeira vez em Liga da Justiça da América #82.
  • Ao contrário de sua maioria de seus outros homólogos (incluindo o seu homólogo da Terra-Um e sua contraparte da Nova Terra, o Bruce Wayne da Terra-Dois era um fumante freqüente de cigarro durante muitos anos, datando todo o caminho de volta para sua juventude antes do casamento com Selina e continuando após sua morte, o que acumulou várias décadas; Alguns escritores e fãs especularam que esta foi a fonte do câncer terminal que estava lentamente matando ele, o que foi insinuado em O Bravo e o Audaz #197.
  • Ao contrário das histórias originais da Era do Ouro, o Earth-Two Batman mostrou ter carregado e usado uma arma depois de formar sua parceria com seu Robin, enquanto as histórias originais levaram Batman usando uma arma em apenas suas primeiras aventuras e pararam antes de Robin se juntar a ele como um Parceiro (mostrado em Detective Comics #38).
  • Ele foi brevemente sucedido no papel de Batman pelo seu ex parceiro júnior, Dick Grayson, depois que Wayne se aposentou.[79]. Mas Grayson sentiu-se desconfortável com o papel de Batman e decidiu não continuar no papel e retomou sua identidade de traje original de Robin com uma versão modificada da roupa de seu mentor. Grayson substituiu mais tarde a versão do seu traje com sua versão mais conhecida principalmente do corpo amarelo.
  • O espírito da Terra-Dois Batman apareceu nos eventos Crise Infinita e afirmou estar agora em outro lugar e que sua existência anterior era agora "complicada". Não foi especificado se era o espírito da Terra-Dois Wayne ou o espírito de Grayson que apareceu nas questões SJA 80-82.
  • Durante sua carreira de criminoso, Batman sobreviveu pelo menos nove feridas de bala.[80]

Notas de Rodapé

  1. Batman #40
  2. Star-Spangled Comics #93
  3. Detective Comics #183
  4. Batman #74
  5. 5,0 5,1 Batman #93
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Detective Comics #33
  7. Origens Secretas (Volume 2) #6
  8. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas SO6
  9. Detective Comics #265
  10. Detective Comics #27
  11. 11,0 11,1 Detective Comics #28
  12. Detective Comics #29
  13. Detective Comics #30
  14. Detective Comics #31
  15. Detective Comics #32
  16. Detective Comics #34
  17. Detective Comics #35
  18. Detective Comics #36
  19. Detective Comics #37
  20. Detective Comics #38
  21. Batman #32
  22. Detective Comics #39
  23. Detective Comics #40
  24. Batman #1
  25. Batman #2
  26. Detective Comics #42
  27. Feira Mundial de Nova York Comics #2
  28. Detective Comics #43
  29. Batman #3
  30. Detective Comics #45
  31. 31,0 31,1 Batman #4
  32. Detective Comics #46
  33. Detective Comics #47
  34. Detective Comics #48
  35. Detective Comics #49
  36. Batman #5
  37. Melhor do Mundo #1
  38. Detective Comics #50
  39. Detective Comics #51
  40. Detective Comics #52
  41. Melhores do Mundo #2
  42. Detetive Comics #53
  43. Detective Comics #54
  44. Detective Comics #55
  45. Batman #6
  46. Melhores do Mundo #3
  47. Detective Comics #56
  48. Detective Comics #57
  49. Batman #7
  50. Detective Comics #58
  51. Batman #8
  52. O Melhor do Mundo #4
  53. Detective Comics #59
  54. Detective Comics #60
  55. Batman #9
  56. Detective Comics #61
  57. Melhores do Mundo #5
  58. Detective Comics #62
  59. Batman #10
  60. Detective Comics #64
  61. Batman #11
  62. Melhores do Mundo #6
  63. Batman #12
  64. Detective Comics #67
  65. Detective Comics #66
  66. Detective Comics #68
  67. Batman #13
  68. Detective Comics #69
  69. Batman #14
  70. Detective Comics #71
  71. Batman #15
  72. Detective Comics #74
  73. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas BV1-24
  74. Detective Comics #152
  75. Batman #34
  76. Detective Comics #65
  77. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas DC1-83
  78. Detective Comics #90
  79. recoutado in O Bravo e o Audaz #182
  80. O Melhor do Mundo #70
Erro de expressão: Operador > inesperado
Batman Family 0001
Membro da Família Batman
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi uma encarnação ou um aliado do Batman, e um membro da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos que incluem-lo na categoria "Membros da Família Batman".

Justice Society of America 014
DC Rebirth Logo

Membro da Sociedade da Justiça da América

Gotham City Police Department 0001
Oficial do DPGC
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi oficial, ou realizou um título no Departamento de Polícia de Gotham City, em qualquer de suas várias encarnações. Este modelo irá categorizar automaticamente os artigos que incluírem nas categorias "Membros do DPGC" e "Policiais".