FANDOM

O Coringa é um maníaco homicida e o arqui-inimigo do Batman. Embora sua origem exata seja desconhecida até para ele, ele é conhecido por ter sido forçado a nadar através de um tanque de produtos químicos que deixava sua pele branca, seu cabelo verde e deixava seu rosto permanentemente bloqueado em um duplo sorriso de Glasgow.

Origem Possível

Devido à sua natureza, o Coringa sugeriu muitas origens possíveis de como ele veio a ser. Mesmo antes de se tornar o Coringa, seu DNA não estava disponível em nenhum registro.[3] Um de seus favoritos era que ele vivia com sua assassina tia Eunice. Um guardião abusivo, ela lavou a pele com alvejante, resultando em danos cerebrais irreparáveis, bem como a drenagem de toda a pigmentação de sua pele.[4]

Gangue Capuz Vermelho

Artigo Principal: Batman: Ano Zero

O Coringa começou como "Primeiro Capuz Vermelho", o líder da Gangue Capuz Vermelho, composto de indivíduos chantageados das classes média e alta de Gotham que o Capuz Vermelho mantinha sob sua influência. Com a ideologia da violência sem sentido, a gangue ousou as autoridades tentar pegá-los todos.[5] Ele primeiro enfrentou Bruce Wayne quando o bilionário voltou-se-vigilante resgatou alguns reféns do louco.[6]

Tendo sido avisado por Edward Nygma, o Capuz Vermelho enviou sua gangue para matar Bruce Wayne, pegando o bilionário em uma explosão em seu brownstone. Perseguindo Wayne enquanto ele estava morrendo, o Primeiro Capuz Vermelho adicionou insulto à injúria ao atirar duas balas através de um retrato dos falecidos pais de Wayne antes de deixar o futuro vigilante de seus ferimentos.[5]

O Primeiro Capuz Vermelho se torna o Coringa

À medida que os contos da lenda urbana conhecida como o Batman aumentava na sequência da tentativa de assassinato de Wayne, as fileiras da Gangue do Capuz Vermelho começaram a diminuir lentamente pouco a pouco, cada membro apanhado um a um. Tendo descoberto o plano do Primeiro Capuz Vermelho, Wayne explodiu a cobertura da gangue em Planta de Processamento da Química Ace, onde os criminosos planejavam roubar produtos químicos carnívoros. Percebendo que o gabarito havia terminado, a Gangue do Capuz Vermelho liderou um ataque contra o Batman e o DPGC.

Embora o Primeiro Capuz Vermelho tenha tentado escapar em um helicóptero, Batman disparou sua linha agarra ao redor do tornozelo do inimigo, arrancando-o da aeronave e fazendo com que ambos caíssem no teto enfraquecido da fábrica de produtos químicos. Quase caindo em uma cuba de produtos químicos, o Primeiro Capuz Vermelho foi pego por Batman, que tentou salvar a vida do criminoso. Alegando que este momento era apenas o começo, o líder da gangue se livrou do poder de seu salvador e mergulhou nas substâncias químicas abaixo. O homem que era o Primeiro Capuz Vermelho, no entanto, apesar da previsão de Batman de que os químicos eram suficientes para matá-lo, só iria sofrer uma mutação de sua exposição no tanque mental e fisicamente para o criminoso que mais tarde reapareceria como o Coringa.[7][8]

A Guerra das Piadas e Charadas

Não muito depois do "Ano Zero", o Coringa ressurgiu e rapidamente ganhou fama na cidade; Sua primeira tentativa de crime foi tentar envenenar o Reservatório de Gotham, um ato que Batman conseguiu deter.[8]

Coringa contra o Charada

Coringa contra o Charada

Perto da conclusão do segundo ano de Batman como um vigilante, o Coringa encontrou-se com a incapacidade única de rir, pensado para ser causado por sua inabilidade continuada para bater o bastão. Indo em uma caótica matança de comediantes, o Coringa foi rastreado pelo Charada, que tinha se libertado após um ano na prisão, para oferecer que os dois trabalhassem juntos para lutar contra o Batman. Coringa não achou esta oferta engraçada e atirou no Charada no estômago, instigando o que mais tarde seria conhecido como "A Guerra das Piadas e Charadas".[9]

O Coringa e o Charada recrutaram todos os vilões em Gotham para lutar em sua guerra, que durou várias semanas em Gotham, acumulando inúmeras vítimas civis. Batman, incapaz de parar simultaneamente ambos os lados, foi forçado a se concentrar em um e escolheu derrotar o lado do Coringa primeiro. Com os esforços combinados do Charada e Batman, o exército do Coringa foi derrotado até que apenas o Homem-Pipa permanecesse, que eles sabiam que poderiam usar para encontrar Coringa e terminar a guerra.[10] No confronto final, o Charada revelou que toda a trama da guerra foi orquestrada por ele como um meio de fazer o Coringa rir, e Batman, incapaz de controlar sua raiva, tentou esfaquear o Charada com uma faca. Em uma surpresa, a faca foi parada apenas pelo Coringa, salvando dois de seus inimigos e recuperando sua capacidade de rir.[11]

Outros Crimes Anteriores

Dentro e fora do Asilo Arkham constantemente, o Coringa construiu ainda mais uma reputação como um criminoso notório. Em uma de suas estadias no hospício, o louco realmente conseguiu seduzir sua psiquiatra para deixá-lo escapar e se juntar a ele como sua cúmplice criminosa Arlequina.

Um dos primeiros planos de Joker chamou a atenção da Gazeta de Gotham e, em particular, um de seus jornalistas Tommy Blackcrow. Tentando investigar o palhaço que ele claramente subestimou, Blackcrow foi capturado pelo Coringa e, ainda sem medo, começou a dizer ao louco que ele é provavelmente do jeito que é porque ele não tem nenhum amigo, um comentário que Blackcrow mais tarde se arrependeu quando Joker tirou tornou-se o melhor amigo do jornalista.[12]

Com o passar dos anos, os crimes do Coringa se tornaram mais violentos, como torturando e paralisando Barbara Gordon e até mesmo matando o segundo Robin. De novo e de novo, Batman derrotou o Coringa e o enviou para Arkham, mas seus crimes agora estavam muito mais próximos do lar.

Faces da Morte

Artigo Principal: Batman: Faces da Morte

Anos depois, o Coringa é um assassino homicida sendo caçado pela força policial de Gotham. Após um conflito com Batman, o Coringa é pego e levado para Arkham Asylum. Lá, o Criador de Bonecas faz uma visita, que o Coringa parece estar esperando. Os dois organizaram cordialmente essa reunião, e o Coringa atribuiu ao visitante uma tarefa especial: ele fez o Criador de Bonecas cortar o rosto e prendê-lo na parede.

Posteriormente, o Coringa é considerado morto por praticamente todos, exceto Batman, e centenas de pessoas cercaram o edifício do DPGC em uma vigília falsa, pedindo que o rosto do Coringa retornasse a eles, e a cabeça do Batman também. Logo depois a Arlequina descobre a "morte" do pudinzinho e trai o Esquadrão Suicida ao orquestrar uma prisão em massa na Penitenciária Belle Reve. Depois, ela viaja de volta para Gotham City, entregando-se na sede da polícia de Gotham City, na esperança de roubar o rosto do Coringa.

A Morte da Família

Artigo Principal: Batman: A Morte da Família

O Coringa fez seu retorno a Gotham City um ano após seu desaparecimento. Ele se infiltrou na sede do DPGC, matando as luzes, matando vários policiais e dando sua presença a Gordon. Nos dias seguintes, ele reencenou alguns de seus primeiros crimes, como anunciar publicamente sua intenção de envenenar o prefeito, com cada crime tendo alguma reviravolta mórbida.

Coringa ressurge, usando seu rosto desmembrado

Depois de usar Arlequina para distrair o Batman, o Coringa foi atrás de qualquer um que tivesse uma conexão com o Batman. Em ordem, ele venceu Batgirl, Mulher-Gato, Robin, Asa Noturna, Robin Vermelho e Capuz Vermelho. O Coringa trouxe todos eles para o Asilo Arkham.

Quando Batman chegou, o Coringa já tinha suas defesas prontas e atraiu o Cavaleiro das Trevas para sua armadilha. Batman obedeceu, esperando aprender mais sobre os planos de seu adversário. Joker colocou toda a família Bat em uma mesa grande, com bandagens em volta do rosto. Ele alegou que havia removido os rostos deles, assim como o Dollmaker havia removido o dele. Ele também explicou que havia instruído Dollmaker a remover o rosto para mostrar que, sob seu sorriso, havia apenas mais sorriso. Ele os deixou e incendiou a cena.

Batman se libertou. Ele libertou seus aliados e descobriu que seus rostos ainda estavam intactos. Ele alcançou o Coringa, e a luta foi curta. Batman o provocou, alegando ter descoberto quem era o Coringa antes de seu banho químico. Não querendo ouvir, Coringa pulou do penhasco.[13]

No poço, Batman aprenderia mais tarde, havia uma poça do elemento Dionésio, que tinha a capacidade sobrenatural de curar a pele desmembrada do Coringa e conceder a ele cura sobre-humana, que ele mais tarde incorporaria em sua próxima trama contra o Morcego. Também na caverna, o Coringa descobriu a pintura de um morcego na caverna que ele não perceberia o significado até mais tarde.[14]

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Poderes

  • Fisiologia Única: Devido à sua submergência química, o Coringa ganhou vantagens além da média em relação aos seres humanos normais, assim como a exposição subsequente contaminou sua fisiologia.
  • Enganando a Morte: O Coringa tem uma habilidade incrível para enganar situações mortais, incluindo antes de sua transformação no Coringa, quando ele ainda era o Primeiro Capuz Vermelho.[7]
  • Regeneração: A coluna do Coringa contém o composto químico Dionésio dentro dele. Isso permite que o Coringa se recupere de lesões a um ritmo acelerado. Ele foi capaz de regenerar seu rosto depois que foi cortado e instantaneamente curar de um tiro letal.[15]

Habilidades

Fraquezas

Equipamento

  • Ele é o homem mais caótico do Universo DC.[2]

Relacionado

Notas de rodapés

Batman Villains 0003
New DC logo
Vilão(ões) do Batman
Hall of Doom
DC Rebirth Logo

Membro da Legião do Mal
Este personagem é ou foi um membro da Legião do Mal, uma equipe de supervilões abatidos juntos com a finalidade de conquistar o mundo e derrotando os Super Amigos, em qualquer uma de suas várias encarnações. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria de "Membros da Legião do Mal".