FANDOM

Cyclotron Doutor Terry Curtis

Cyclotron, cuja identidade era o Doutor Terry Curtis, era um personagem fictício da DC Comics. Apareceu sob identidade civil em Action Comics #21 (1940) numa das primeiras histórias de Superman, e foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Ele era, no conceito de Siegel e Shuster, apenas um cientista coadjuvante. Não apareceu novamente até All-Star Squadron #21 (1983), quando o escritor Roy Thomas reintroduziu-o como um super-herói relutante chamado Cyclotron.

Histórico

Doutor Terry Curtis era um cientista atômico. Em 1939, o Ultra-Humanóide (no corpo de Delores Winters) sequestrou Curtis e forçou-o a construir um desintegrador atômico para si, com o qual pretendia chantagear a cidade. Ultra foi frustrado por Superman, e aparentemente pulou para a morte num vulcão. Porem o Doutor Terry Curtis foi submetido a um bombardeio de energia pelo Desintegrador Atômico e ganhou poderes atômicos tornando-se o super-herói Cyclotron.

Como Cyclotron

Ultra na verdade forjou sua morte. Em 1942, ele voltou a procurar Terry. Terry descobriu que havia sido irradiado por suas próprias experiências, assim como sua filha recém-nascida. Ultra se ofereceu para curar sua filha, e alterar o corpo de Curtis de modo que ele poderia converter a radiação de seu corpo em poderes. Como barganha, Terry (agora conhecido como Cyclotron) teria que roubar os artefatos como a Powerstone e o Martelo de Thor para o vilão. Will Everet, o faxineiro afro-americano de Curtis foi usado como cobaia para um experimento que tornou-o um camaleão molecular: Will poderia agora se tornar feito de qualquer material que tocasse. Ultra chantageou Everet (agora chamado O Admirável) a colaborar com seus planos de dominação, sob ameaça de destruir sua cidade natal, Detroit. Por um tempo, Will se viu forçado a colaborar, mas logo tanto Terry Curtis quanto Will Everet voltaram-se contra Ultra, e integraram as fileiras do All-Star Squadron. No presente, uma encarnação da Sociedade Secreta de Super-Vilões foi organizada pelo Ultra-Humanóide do presente, que estreou num novo corpo: um gorila branco alterado cirurgicamente. Ele juntou inimigos de ambas as equipes a Liga da Justiça e Sociedade da Justiça. O plano estava inacabado quando ele traiu os vilões inimigos da Liga da Justiça levando-os a em represalia tentarem libertar os heróis de ambos os grupos que se aliaram contra eles, e todos os vilões foram banidos para o Limbo para aguardar julgamento. (JLofA #193-195; nos tempos pre-crise, Limbo era a região entre as Terras paralelas. O conceito não foi explorado no pos-crise). Lá eles encontraram Vulcan, o Filho do Fogo que em vez de perecer também tinha sido banido pro Limbo. Com os vilões da Era de Ouro e Vulcan, Ultra estabeleceu contato consigo mesmo de 1942. O poder combinado deles junto com o de Neuron os libertou do Limbo. O Ultra-Humanóide do presente reapareceu em tempos modernos contra a Corporação Infinito, e os outros materializaram-se em 1942. (All-Star Squadron#26) O Ultra-humanóide de 1942, de posse da Powerstone, tirou os poderes de Superman da Terra 2 e planejava transplantar seu próprio cérebro para o corpo do Homem de Aço, mas foi frustrado. Neste episódio, a Corporação Infinito, vinda do presente, brevemente ajudou o All-Star Squadron a capturar os vilões. Pouco depois da derrota, os vilões em 1942 foram devolvidos ao presente. No último momento, Cyclotron, arrependido de seus crimes, agarrou Ultra (Delores) e voando, usou todas as radiações contidas em seu corpo para provocar uma explosão atômica, aparentemente matando a ambos. É desconhecido como Ultra sobreviveu a isto, pois continua ativo no presente, mas o corpo de Delores Winter foi destruído. Devido a exposição a radiação de Terry Curtis, o herói O Átomo original ganhou sua super-força tempos depois, e adotou um uniforme similar ao de Cyclotron, por homenagem a seu sacrifício. A filha de Curtis foi adotada também pelo herói, e quando adulta se tornou mãe do herói Nuklon (hoje, o Esmaga-Átomo). Porém não tinha sido ainda um fim para Cyclotron . Convertido numa entidade composta inteiramente de partículas atômicas ele ressurgiu no presente graças a uma distorção quântica no espaço e no tempo onde foi confundido com uma ameaça pela Capitã Átomo . Clareadas as diferenças após uma breve luta Cyclotron foi levado até a nova Sociedade da Justiça da América onde Terry Curtis emocionado conheceu seu neto Esmaga Átomo o Homem-Hora III utilizou sua super-tecnologia  do século 853 para criar um traje de contenção para Terry Curtis capacitando-o a interagir com outras pessoas bem como proporcionar-lhe uma ampla gama de poderes de manipulação de energia atômica . Ele tornou a adotar a identidade de Cyclotron desta vez como um super-herói e se uniu a Nova Sociedade da Justiça da América .

Poderes e Habilidades

Partículas-Atômicas :

Viagem espacial, rajadas de Partículas-Atômicas   /, super força e velocidade super-humana, a capacidade de mudar de tamanho e densidade, e manipular as reações atômicas da matéria orgânica e inorgânica . Seu poder mais original foi mantido escondido até que foi fundamental para ele usá-lo, e que foi a capacidade de criar uma enorme explosão Partículas-Atômicas .Cyclotron é possivelmente imortal, em seu atual estado de entidade composta de Partículas-Atômicas  que constantemente estão em estado de agitação criando reações atômicas e  micro explosões nucleares , que resultam na quebra de átomos e na criação de novas reações atômicas que produzem novas Partículas-Atômicas permitindo, assim, essencialmente, uma fonte infinita de energia. Ao longo do tempo,Cyclotron perdeu vários de seus poderes iniciais devido ao trauma causado por sua saída explosiva de seu traje de contenção que lhe concedeu a adesão a nova Sociedade da Justiça da América.Independentemente do traje de contenção, ele sempre manteve seu voo, manipulação , controle e projeção de rajadas de Partículas-Atômicas ,super-força, reestruturação de matéria  e habilidades de canalização / absorção / redirecionamento de energia e foi tipicamente considerado um dos quatro membros mais poderosos da Nova Sociedade da Justiça da América junto com Lanterna Verde / Alan Scott ,Capitão Marvel / Billy Batson, e Poderosa.

Fraquezas

Cyclotron não pode conter sua forma, sem seu traje de contenção especial feito com tecnologia do século 853, e ele não pode tocar a maioria dos seres sem provocar-lhes envenenamento radioativo. Isto coloca um fardo sobre sua vida amorosa e habilidades sociais, e faz dele um pavio curto.