Quote1.png Não faço ideia de onde vou estar amanhã. Mas eu aceito o fato de que amanhã '’’virá’’'. E eu vou subir para conhecê-la Quote2.png
Donna Troy fonte

Donna Troy, ou melhor Moça-Maravilha e mais tarde Tróia e Mulher-Maravilha, é um super-herói com uma longa associação com o Novos Titãs e Titãs. Como um espelho mágico duplicado de Mulher maravilha, ela é considerada sua irmã.

Origem

Donna foi criada para ser uma companheira de brincar para a jovem Mulher-Maravilha pela feiticeira Magala, que usou um espelho mágico para criar uma duplicata de Diana, mas com sua própria personalidade. Ela foi abduzida pelo Anjo Negro que a confundiu com a Diana verdadeira e a amaldiçoou a viver um ciclo de incontáveis vidas trágicas, dando o nome Donna Troy como uma piada cruel a suas. Mas não seria até a intervenção da Mulher-Maravilha, Hippolyta, e o Flash anos mais tarde que ela iria aprender isso.

Quem é Donna Troy?

Em uma das vidas que ela acabou vivendo, Donna ficou órfã por sua mãe biológica, Dorothy Hinckley, um adolescente solteira morrendo que tinha dado a ela para adoção. Depois que o pai adotivo de Donna, Carl Stacey, foi morto em um acidente relacionado ao trabalho, sua mãe adotiva Fay Stacey entregou-a para adoção novamente, incapaz de levantar a criança por causa das despesas de montagem. Donna lembrou de ser resgatado de um incêndio pela deusa Rhea que, sendo um dos Titãs mitológicos, trouxe-a para Nova Cronos e a criou para ser uma das doze Sementes de Titã, órfãos de vários planetas que teriam morrido se Rhea não os tivesse salvado. Cada um foi dado o nome de um lugar que adorava os Titãs, e Donna foi dado o sobrenome de Tróia em homenagem à cidade antiga. Ela foi devolvida à terra aos treze anos, onde suas memórias de Nova Cronos foram apagadas até um momento em que ela voltaria e tomar seu lugar entre as sementes como deuses.

Moça-Maravilha e Tróia

Quando Donna experimentou ter poderes e habilidades super humanas, ela adotou a identidade da Moça-Maravilha. Donna tornou-se um dos membros fundadores dos Novos Titãs, até sugerindo o nome do grupo de uma memória residual.

Ela casou com Terry Long, um professor universitário e logo ficou grávida. Isso provocou a Tropa Titã, um grupo vindo do futuro para confrontá-la, clamando que seu filho ameaçaria o futuro como Lorde Caos. Donna voluntariamente abriu mão de seus poderes para prevenir isso. Ela depois pediu seus poderes de volta, mas isso foi negado.[2] Ela foi introduzida nos Darkstars e voltou aos Novos Titãs como uma Darkstar.[3] Terry mais tarde se divorciou Donna citando que seu papel de super-herói colocar a família em perigo e ganhou a custódia exclusiva de seu filho.[4] Ela se virou para o companheiro de equipe Kyle Rayner por conforto, mas o deixou depois que Terry, Robert e Jenny Long, (Filha de Terry de seu primeiro casamento) foram mortos em um trágico acidente de carro.[5]

A tragédia causou Anjo Negro a aparecer e fazer Donna começar de novo com uma vida totalmente diferente, causando a todos, mas Hippolyta e Wally West para esquecer sua existência como a Donna Troy que se tornou Moça-Maravilha e Tróia. Junto com a Mulher-Maravilha, Hippolyta e Wally ajudaram a restaurar a vida de Donna Troy, quebrando-a fora da maldição que Anjo Negro tinha vinculado a ela. Ela foi então adotada como filha de Hippolyta. Consequentemente, Hippolyta decretou que Donna, como sua filha, seria concedida o privilégio de uma estação real e um título. Como tal, uma coroação foi realizada e Donna foi posteriormente referida como princesa Donna entre os Amazonas.

Morte

Um androide chamado Índigo apareceu, gravemente danificado e na necessidade de reparação. Em suas tentativas de se reparar e pedir ajuda de outros androides, ela causou um Superbot para ir desonestos durante uma reunião dos Novos Titãs e Justiça Jovem; Donna e Sina foram mortas durante a tentativa de pará-la.[6]

O retorno de Donna Troy

Donna Troy tinha descoberto que, como qualquer outra pessoa após a destruição do multiverso, Ela era uma junção de cada versão alternativa de Donna Troy em antigas realidades. Ao contrário de todos os outros, Donna era o repositório do conhecimento de cada versão do universo alternativo de si mesma. Ela aprendeu que seu homólogo em Terra-Dois foi salva por um bombeiro e criada em um orfanato, enquanto sua contraparte na Terra-S morrer no incêndio. Ela também descobriu que seu inimigo jurado do passado, Anjo Negro, era de fato a Donna Troy da Terra-Sete, salva da morte certa pelo Anti-Monitor, assim como o Monitor salvou Precursora. Quando as realidades paralelas foram condensadas em um, Anjo negro, que de alguma forma escapou da compressão de cada Donna Troy em uma única pessoa na nova terra, procurou matá-la. Toda vida que ela forçou Donna a reviver foi, de fato, um aspecto de uma Donna alternativa, como uma maneira de evitar a fusão e permanecer a última de pé. Quando ela foi derrotada, Donna se tornou a verdadeira soma de cada Donna Troy que existia em cada terra, uma chave viva para o Multiverso perdido.

Donna tinha renascido após sua morte nas mãos do androide do Superman. Os Titãs Mitológicos, percebendo que ela era a criança que estava destinada a salvá-los de alguma ameaça iminente, trouxe-a para Nova Cronos e implantou falsas memórias dentro de sua mente para fazê-la acreditar que ela era o original Deusa da Lua e esposa de Coeus. Os Titãs Mitológicos incitaram a guerra entre outros mundos perto de Nova Cronos, a fim de ganhar novos adoradores. Eles usaram o poder combinado de sua fé coletiva para abrir uma passagem para outra realidade, onde estariam a salvo da destruição. Donna era outro meio para esse fim, até que ela foi encontrada pelos Titãs e Os Renegados que restauraram suas memórias verdadeiras. Isto não foi sem vítimas, no entanto. Esparta, que foi restaurada à saúde mental cheia e despojada da maior parte de seu poder, tinha sido feito um oficial no exército real dos Titãs do mito. Ela foi sacrificada pelos Titãs do mito em uma tentativa de colocar cerco ao planeta, Minosyss, que abrigava um Devorador de Sol milhas de fábrica abaixo de sua superfície. A morte de Esparta tinha ajudado inadvertidamente a restaurar a restauração da memória de Donna. Athyns também havia reaparecido por este tempo, e auxiliou os heróis e a resistência de Mynossian em batalhar contra os Titãs do mito. Foi então que Hyperion, o Titã do sol, revelou as verdadeiras origens de Donna a ela e ordenou que ela abrisse uma passagem para outra realidade por meio de um nexo dimensional que serviu como uma porta de entrada para o próprio Multiverso, dentro do núcleo da fábrica do Devorador de Sol. Isto acabou por ser o verdadeiro alvo dos Titãs do mito. Donna fez isso, mas temendo que eles simplesmente continuar com suas ambições de poder-louco, ela baniu a maioria deles no Tártaro. Entretanto, Hyperion, e sua esposa Thia, foram avisados do engano no último momento. Enfurecido, eles viraram Donna, pretendendo matá-la pela traição, mas Coeus ativou o devorador de sol para salvá-la e Arsenal. Como o devorador de sol começou a absorver suas vastas energias solares, Hyperion e Thia tentaram escapar através do Nexus, mas ambos foram despedaçados pelas forças combinadas da tração dimensional do Nexus e do poder do devorador de sol. Coeus, que tinha aprendido a humildade e compaixão de Donna, prometeu proteger a porta de entrada para garantir que os outros Titãs do mito permanecessem presos para sempre. Depois disso, Donna ganhou todo o conhecimento de seus suplentes e foi confiada à Esfera do Universo pela Precursora.

Crise Infinita

Artigo Principal: Crise Infinita

Donna liderou um grupo de heróis para Nova Cronos para lidar com um rasgo no espaço causado por Alexander Luthor, atacando-o através da fenda. A equipe sofreu perda, incluindo a morte de Jade e vários outros que desapareceram. Donna também adquiriu um "Devorador de sol vermelho", a fim de derrotar Superboy-Primordial. Depois, Donna retornou a Nova Cronos, onde analisou a história do universo, como tinha sido gravado na antiga orbe do universo de Precursora.[7]

Um Ano Depois

Artigo Principal: Um Ano Depois

Como Mulher-Maravilha

Donna Troy assumiu o manto da Mulher-Maravilha. Diana desceu, sentindo a necessidade de "descobrir quem é Diana". No meio de uma briga com Mulher-Leopardo e Giganta, Donna estava sobrecarregada quando Doctor Psycho manipulou-a para acreditar que Diana estava atacando-a com força mortal. Ao mesmo tempo, Diana, posando como um agente do governo, chegou ao local. Circe está por trás dos ataques e captura.

Donna trabalhou junto de seu antigo namorado, Kyle Rayner, que tomou os poderes e o título de Íon de novo. Eles lutaram contra os Monitores que tentaram removê-los da nova linha temporal reconstruída, clamando que os dois eram anormalidades indesejadas. Donna retornou à terra com Ion a tempo para ele dizer adeus a sua mãe que estava falecendo.

Donna mais tarde se juntou a vários antigos Novos Titãs em sua batalha contra Exterminador e sua equipe de Titãs do Leste.

Os Desafiadores do Desconhecido

Donna logo após participou do funeral de Duela Dent com os Novos Titãs. Após o enterro, ela foi confrontada por Jason Todd, que a procurou como um espírito de parentesco. Ela repetidamente correu para o útil Jason enquanto tentava investigar o assassinato de Duela. Sua investigação foi colocada em espera, uma vez que ela descobriu que as Amazonas haviam invadido Washington, D.C. Ela viajou para a cidade e confrontou a recém-revivida Hippolyta para acabar com a invasão. A rainha Amazona informou que ela consideraria uma retirada, apenas se Donna pudesse incluir Diana nas conversações de paz, Donna partiu para encontrar sua irmã, descobrindo que Jason Todd a seguiu até Washington também. Jason disse a Donna que ele acreditava que os monitores eram responsáveis pela morte de Duela, mas antes de qualquer outra coisa poderia ser feito, ambos os guerreiros foram atacados pelo Assessor do monitor, Forerunner. Eles foram, consequentemente, salvos pelo aparentemente benevolente "Bob," e recrutados para ajudar a localizar Ray Palmer. Sua jornada levou-os através da extensão do novo multiverso, onde eles também foram unidos pelo ex-namorado de Donna, Lanterna Verde assim como o sucessor de Ray Palmer, Ryan Choi. Esta Confederação solta de aventureiros tornou-se conhecido como o Desafiadores do Além. Depois de várias missões de acaso no Nanoverso, Eles acabaram por encontrar Palmer na realidade paralela conhecida como Terra-51. Pouco tempo depois, seu colega Bob o monitor traiu-os, e a Terra-51 foi destruída como resultado do Vírus Morticoccus. Com Palmer no reboque, os Desafiadores retornaram eventualmente a sua dimensão. Donna, Ray e Kyle concordaram que com a crescente individualidade dos 52 monitores existentes, havia muito espaço para a corrupção. Todos eles concordaram em servir como um grupo de vigia, a fim de "monitorar os monitores".[8]

Retorno dos Titãs

Voltando à terra, Donna se uniu com seus antigos companheiros de equipe, os Titãs. O grupo reformou-se depois de descobrir que os filhos de um de seus inimigos mais mortais, Trigon, tinha sido sistematicamente caçando Membros, tanto antigos como novos.[9]

A Noite mais Densa

Artigo Principal: A Noite mais Densa

Donna teve um encontro horrível com seu falecido filho Robert e Terry marido, revividos como seres mortos-vivos na Tropa dos Lanternas Negros. Ela foi mordida por Robert, ficando "infectada" pelo anel energético do Lanterna Negro.[10] Donna, junto de Superboy, Kid Flash, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde (Hal Jordan) e vários outros heróis ressuscitados foram alvejados por Nekron, o ser responsável pelos Lanternas Negros. As mortes prévias de Donna a fizeram vulnerável aos Anéis Negros. Contudo, ao contrário dos outros heróis, Donna foi convertida por ser infectada com o poder da lanterna negra ao ser mordida, em vez de ter um anel colocado nela.[11]

Liga da Justiça

Donna Troy se tornou parte da nova Liga da Justiça, junto de Mon-El, Batman, e Hal Jordan.

Seu recrutamento começou quando ela se ofereceu para ajudar Mikaal Tomas e Congorilla rastrear o supervilão Prometheus. Ela os acompanhou até a Torre de Vigilância da LJA junto de Estelar e Homem-Animal, só para descobrir que Arqueiro Vermelho foi mutilado pelo Prometheus.[12] Durante a batalha que se seguiu, Donna foi empalada através dos pulsos, mas se libertou, derrubando Prometheus depois que ele derrotou o resto da equipe. Infelizmente, o vilão destruiu Star City através de um dispositivo de teletransporte.[13]

No rescaldo, Donna descobriu pela Mulher-Maravilha que ela poderia se beneficiar de ser parte da LJA. Para isso, ela se juntou oficialmente à equipe, recrutando Cyborg e Estelar também.[14]

Poderes

Habilidades

Equipamento

  • Laço de Donna Troy: Laço dourado original de Donna.
  • Laço da Persuasão: Qualquer um que é mantido pelo laço de prata de persuasão e com menos vontade do que Donna é obrigado a fazer o que ela lhes diz para fazer.
  • Braceletes da Submissão: Donna possui um par de pulseiras que são comuns entre as mulheres amazonas. Ela é capaz de usar essas pulseiras para desviar ataques à distância, como tiros, mísseis e lasers. Em combate próximo, Donna pode usá-los para desviar socos, pontapés, e armas brancas.
  • Uniforme de Tróia Predefinição:Antigamente: um traje composto de vários itens dotados pelo Titãs Mitológicos, incluindo um amuleto de Cronos, uma rede mística de Oceanus e Tethys, armadura dourada forjada pelo próprio sol Thia e Hyperion, um brinco de equilíbrio por Themis, uma pulseira que costumava pertencer a Phoebe, e de Crius e Mnemosyne um pano do firmamento estrelado. Este pano tornou-se uma parte importante de seus trajes posteriores, pois permitiu-lhe um mapa para tudo, incluindo Nova Cronos.[22]
  • Armadura Amazona: uma armadura de batalha pesada e ornamentado muito parecido com sua irmã, mas feita de um metal prateado.[23]
  • Orbe do Universo: Predefinição:Antigamente A esfera do universo é o repositório de todo o conhecimento e história do universo.
  • Exo-Manto Darkstar: Predefinição:Antigamente Como membro dos Darkstars, Donna usava o padrão Darkstar EXO-Manto como parte de seu grupo, concedendo sua força, velocidade e agilidade sobre-humanas. O exo-manto também possuía um campo de força pessoal para proteção contra impactos físicos e ataques energéticos. As armas principais eram unidades gêmeas do maser que dispararam explosões da energia com exatidão pontual; no entanto, parece que Donna não sofreu o procedimento cirúrgico para atingir o domínio imediato do controle maser que os outros Darkstars tinha, e teve um atraso de fração de segundo no tempo de reação quando vestindo a versão menos poderosa do deputado EXO-manto. Um poderoso canhão montado no ombro complementou o sistema de maser do EXO-manto dos Darkstars. Com o exo-Manto, um poderia conseguir velocidades elevadas durante o voo, todo o quando protegido da fricção do vento pelo campo da força. Desde que deixou os Darkstars, Donna já não possui o exo-manto.

Armas

  • Na história da Terra-Um Pré-Crise, Donna Troy foi originalmente escrito como a irmã adotada da Mulher-Maravilha da Terra-Um, que foi a única que a resgatou de um incêndio que a deixou como uma órfã, levantou na ilha do paraíso e dado tratamentos Raio Púrpura que lhe permitiu ter poderes semelhantes aos da Mulher-Maravilha. Com a reinicialização da história da Mulher-Maravilha moderna seguindo o que aconteceu com ela Crise nas Infinitas Terras #12, A história de Donna Troy foi posteriormente retribuída à sua atual origem da realidade da nova terra.
  • Donna tinha 23 anos quando os Titãs foram trazidos de volta juntos no rescaldo do retorno de Cyborg à terra.[24]

Relacionado

Notas de rodapés

Teen Titans 0002.jpg
Membro dos Novos Titãs
DC Rebirth Logo.png

Um grande edifício "T"
Membro dos Titãs
DC Rebirth Logo.png

Este personagem é ou foi principalmente um membro da equipe de super-heróis conhecida como os Titans, em qualquer uma de suas várias encarnações. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Membros dos Titãs".

Wonder Woman 0062.jpg
Membro da Família Mulher-Maravilha
DC Rebirth Logo.png

Este personagem é ou foi um aliado da Mulher-Maravilha. Esta predefinição categorizará artigos que os incluem na categoria de "Coadjuvantes da Mulher-Maravilha".

Justice League 0002.jpg
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo.png

Sinestro Entity 002.jpg
White Lantern DC logo.png
Membro da Tropa dos Lanternas Brancos
Este personagem é ou foi membro da Tropa dos Lanternas Brancos, orientado pela Entidade da Vida para exercer a Luz Branca da Vida.

Esta predefinição irá categorizar artigos e incluírem na categoria "Membros da Tropa dos Lanternas Brancos."