FANDOM

Quote1 É uma pena, mas duvido que algum dia eu encontre o Flash para lhe dizer como me sinto. Que mesmo que eu não tivesse ninguém em minha vida, seu senso de esperança era uma luz na escuridão do meu futuro. E enquanto eu tivesse isso... ...eu nunca estive sozinho. Quote2
Eobard Thawne fonte
Professor Eobard Thawne, também conhecido como o Flash-Reverso e Professor Zoom (ou simplesmente Zoom), é um cientista e criminoso do século 25 que era obcecado pelo Flash. Tendo-se dado poderes semelhantes a ele, ele viaja através do tempo para combater seu maior inimigo.[1]

Novos 52

Origem

No ano de 2463, quando ele era criança, Eobard Thawne viu seu pai matar sua mãe. Mais tarde, ele se conectou com a Força de Aceleração após ser atingido por um raio e tentou assumir as Cidades da Gema, Central e Keystone City. No entanto, não funcionou porque o super-herói do século 25 conhecido como o Flash foi reverenciado como uma lenda, o que fez com que o povo se rebelasse contra Thawne e lutasse no nome do Flash. Thawne achou injusto que, apesar de seus poderes semelhantes, Flash tivesse uma vida familiar feliz e que as pessoas das Cidades da Gema o tratassem como um deus. Ele então tomaria as cidades e queimaria o Museu do Flash.[2]

Destruindo a família Allen

Encontrando os diários perdidos de Rip Hunter, ele criou a Esteira Cósmica ao longo de vários anos e elaborou um plano para voltar no tempo e manchar a história e o legado do Flash.[2] Inveja de como os pais de Barry o adoravam e o quanto eles se amavam, Thawne começou a destruir a família Allen exatamente como a sua própria, de modo que ele teria um "início igual". "com o futuro Flash. Ele começou seu plano destruindo seu pai Henry e o relacionamento da mãe Nora. Ele financiaria o laboratório de hematologia de Henry com grandes somas de dinheiro, fazendo com que ele se envolvesse mais em seu trabalho para curar as mais mortíferas doenças transmitidas por sangue. Isso colocaria uma pressão sobre seu casamento com Nora, levando-a a ter um caso extraconjugal com o policial Darryl Frye. No dia em que Henry recebeu os papéis do divórcio de Nora e a confrontou, Thawne a assassinou e, com a recusa de Henrique em se juntar a ele, ameaçou-o com a vida de Barry, a menos que assumisse a culpa pelo crime, deixando o menino Flash sem seus pais e no cuidado de Darryl.[2]

Mitos de Criação

Os Acólitos de Zoom

Os Acólitos de Zoom

Tendo destruído a história da família Allen, Thawne agora desejava destruir a imagem do Flash. Ele reunia aliados, com distintas habilidades derivadas da Força da Velocidade, ao longo do tempo, colocando-os em situações de quase morte e depois salvando-os. Uma vez que ele ganhou sua confiança, ele disse que eles foram "escolhidos" pela Força da Velocidade e precisaram matar um "demônio" conhecido como Flash.[3]

O Fim da Estrada

Thawne e seu seguidor Block encontraram William Selkirk na Speed Force, paralisados após uma batalha com dois Flashes. Ele promete ensinar o novo Speed Force a usar seu poder.[4]

Zoom

Com seus "acólitos" ao seu lado, Thawne começou a colocar seus planos em movimento chegando a um ponto no tempo em que o Flash era um herói estabelecido, vários anos depois de sua carreira. . Encontrando maneiras de atormentar o Flash, o primeiro movimento do Professor Zoom neste período de tempo foi iniciado por Henry sair da prisão, enquanto também o enquadrava por matar um guarda na fuga. Enquanto o Flash foi forçado a lidar com a perseguição da polícia por seu pai, o Flash Reverso continuou sua trama para arruinar a história do Flash, enquadrando-o por colocar uma bomba na sede do Departamento da Polícia de Central City.[5]

Flash vs Zoom

Flash vs Zoom

Cara a cara com o Flash,[6] Thawne e seus acólitos lutaram contra o velocista escarlate enquanto ele simultaneamente tentava usar uma luva de roubo de energia, que ele havia forçado Henry a fazer, para tirar a velocidade do Flash. No entanto, seu plano caiu em pedaços quando sua equipe o traiu, tendo descoberto os verdadeiros motivos de seu líder depois que Magali, seu antigo acólito, cujo poder de manipulação de idade já havia roubado, o expôs.[7] Correndo mais rápido do que nunca, Barry aprendeu que ele tinha o poder de acelerar o tempo, permitindo que ele prendesse Thawne e o aprisionasse em Iron Heights.[2]

Renascimento

Origem

O Futuro Flash

O Futuro Flash

Eobard Thawne era filho único quando seus pais foram mortos em um trágico acidente. Em sua solidão, ele ficou obcecado com o Flash, Barry Allen, um speedster heróico do século 21. Eobard dedicaria sua vida a estudar o Flash e pesquisar sua fonte de energia - a Força de Aceleração.[8]

Durante sua vida adulta, Thawne recebeu milagrosamente uma cápsula do tempo contendo o antigo traje do Flash. Ele conseguiu aproveitar os vestígios residuais da Força da Velocidade para se dar poderes como o seu ídolo. Insatisfeito, Thawne procuraria ver como Flash vivia se tornando um herói como ele. No entanto, devido a ele viver em um futuro sem muitas oportunidades de heroísmo, Thawne "criou" o seu próprio, colocando em risco, e no processo machucando, as pessoas para se tornarem um herói - O Flash de seu século.[8]

Um dia, o sonho de Thawne se tornaria realidade quando Allen viajasse para seu futuro usando a Esteira Cósmica. Barry ensinou a Eobard novas maneiras de usar seus poderes, como entender e experienciar a Força da Velocidade eram assuntos muito diferentes, e os dois Flashes se ligavam à crença compartilhada de que "cada segundo é um presente".[8] Infelizmente para Eobard, Barry tomou conhecimento da verdade por trás de seu "heroísmo" e o entregaria às autoridades depois de derrotar o velocista malvado. Desesperado para provar seu herói, Thawne prometeu se tornar um homem melhor. Ele passou por psicoterapia, compartilhou seu conhecimento científico e histórico e dedicou sua vida a ajudar os outros. Ele convenceu as autoridades de que a sociedade não se beneficiaria se ele estivesse atrás das grades, mas educando os outros como professor, e trabalhou duro para ser um guia turístico no Museu do Flash para se tornar seu curador.[8]

Tornando-se Flash-Reverso

Querendo mostrar a Barry o quão longe ele tinha chegado, para ser aceito mais uma vez por seu "melhor amigo", Thawne viajou de volta no tempo para o século 21. Considerando arrogante pensar que estava pronto para se tornar o Flash, ele mudou seu figurino para amarelo, por causa de como era a cor que todos os parceiros usavam. No entanto, depois de testemunhar o presente de Barry, Wally West, um relógio com o mesmo conselho que deu a Eobard anos atrás, Thawne retrucou. Ele ficou impressionado com o ódio e o ciúme ao perceber que não era tão especial ou querido por Barry como ele pensava, ao ver o homem que ele uma vez adorava como mentiroso e traidor. Correndo de volta ao Museu do Flash, foi lá que Thawne percebeu seu destino. Criando a sua própria versão da força de energia do Flash e trocando seu emblema, Thawne fez da missão de sua vida fazer o inferno de Barry, fazê-lo perceber o quanto ele realmente importa para ele, como ele é seu "amigo real" - como o Flash-Reverso.[8]

A primeira forma de interferência que Thawne tinha em arruinar a vida do Flash foi assassinar sua mãe, Nora. O pai de Barry, Henry foi falsamente acusado e condenado pelo crime, deixando o menino que um dia se tornaria o Flash sem seus pais.[1] o Flash e o Flash-Reverso lutariam um contra o outro de novo e de novo, com Thawne sempre sendo mais rápido que seu inimigo,[9] deixando Barry preocupada que ele mataria alguém próximo a ele. Várias vezes, Thawne superou até mesmo a própria morte. Daniel West, o irmão de Iris West, posteriormente consegue Eobard em assumir o manto do Flash-Reverso - embora Thawne não o considerasse um, encarando Daniel como um insulto[2][9]

Pecados do Pai

Thawne, ainda em sua cela em Iron Heights, foi misteriosamente atingido por um raio que restaurou as memórias de sua vida anterior, incluindo os eventos de Ponto de Ignição.[10]

O Bóton

Flash-Reverso atacando o Batman

Flash-Reverso atacando o Batman

Fugindo de Iron Heights, o Flash-Reverso fez o seu caminho para a Batcaverna, onde ele começou a espancar e insultar Batman, explicando que ele agora lembrava do Ponto de Ignição e sua morte nas mãos da linha do tempo do Batman.[11] Depois de derrotar Bruce numa polpa, Thawne foi examinar o botão misterioso que Batman estava investigando e, interagindo com o poder residual, foi teleportado para o Fluxo Temporal, onde ele aparentemente descobriu o verdadeiro dono do botão.

Enquanto se dirigia para confrontar o dono no timestream, Thawne encontrou o Flash e Batman, viajando através do tempo a partir do futuro próximo, perseguindo-o na Esteira Cósmica.[12]

Planejando desfazer a vida de Barry mais uma vez, transformando-o em seu filho e acólito, Thawne ultrapassou os dois e finalmente chegou até onde a radiação do botão o levara. Ele exige que o verdadeiro dono do botão se revele e, quando o faz, Thawne se assusta por sua vida. Thawne então começa a se desintegrar por este ser, e é teleportado de volta para a caverna, queimando em chamas azuis e alegando que ele tinha visto "Deus". O Flash-Reverso então se desintegrou, aparentemente morto.[13]

A Cor do Medo

No entanto, Thawne foi capaz de sobreviver à sua corrida com a morte através da regeneração de sua energia negativa. Ele então retorna para sua casa no futuro, apenas para descobrir que isso mudou radicalmente. Desejando descobrir as mudanças feitas na história, ele então retorna ao passado.[8] Ele está presente na casa de Iris West quando ela chega com seu sobrinho após o ataque de Multiplex na festa de aniversário de Barry, chocando e aterrorizando o casal.[9]

Thawne interroga o par sem noção sobre as alterações na linha do tempo, mencionando eventos da Nova Terra. Wally tenta combatê-lo, mas é brutalmente espancado enquanto Thawne diz que ele não é Kid Flash ou mesmo o verdadeiro Wally West. Ao perceber que Iris não está ciente da identidade secreta de Barry nesta linha do tempo, ele a seqüestra e a leva para o século 25, a fim de forçá-la a lembrar sua vida passada antes do Ponto de Ignição, especificamente quando ele a matou.[14]

Correndo Assustado

Thawne dando a Barry seu próprio conselho

Thawne pegou Iris no Flash Museum e atraiu Barry para uma armadilha. Depois de insultar Barry sobre como ele machuca todos em sua vida, assim como ele o machucou, Eobard prossegue para bater no Barry e desmascará-lo na frente de Iris.[8]

Ele então leva Barry e Iris para um futuro onde seus filhos, os gêmeos Dawn e Don, se tornaram ladinos que estão devastando a cidade central, devido a como o pedágio de ser o Flash levou seu pai a não passar tempo suficiente com eles - fazendo com que eles se sintam negligenciados. Depois de manipular Flash sobre a dor e as mentiras que o seguem, ele o engana, fazendo-o correr direto para a Força da Velocidade Negativa ao lado dele, aparentemente prendendo seu inimigo. Ele prontamente volta para o Flash Museum, onde quebra imediatamente sua "promessa" de deixar Iris sozinha. No entanto, antes que Thawne possa fazer qualquer coisa, um Flash "negativo" retorna e ataca um Thawne chocado, que fica surpreso com o quão "bonito" seu inimigo se tornou.[15]

Eles então passam a lutar durante todo o tempo, culminando em Barry tomando a força de velocidade negativa de seu inimigo. Thawne, implacável, afirma que ele retornará como sempre, repetidamente. Em resposta, Iris o desintegra com uma arma de raios de uma exposição próxima, matando-o.[16]

A Sociedade

Thawne voltou de alguma forma. Se ele ressuscitou mais uma vez ou se trata apenas do seu passado, é desconhecido. É revelado que em um ponto de sua vida, Eobard era membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões que sequestra o Exterminador, que é mantido em julgamento com base em suas ações nobres. Os vilões teriam um debate filosófico, com Thawne se vendo não como "mau", mas "eficiente".[17][18]

Poderes

  • Gerador da Força de Aceleração Negativa: Thawne criou sua própria versão negativa da Força de Velocidade do Flash, com sua própria assinatura de energia exclusiva, que ele pode usar como os velocímetros normais com a Força de Velocidade positiva. A força de velocidade negativa concede-lhe a capacidade de se mover a velocidades incríveis, entre muitos outros poderes sobre-humanos.[1]
    • Velocidade Sobre-Humana: Thawne é capaz de se mover em vastas velocidades sobre-humanas.[12] Sua velocidade imensa permite que ele gere uma força sobre-humana, o que lhe permite causar golpes devastadores aos oponentes, bem como jogá-los sem esforço com grande força.[11] Ele é descrito como mais rápido que Barry Allen e Wally West, pelo próprio Flash.[9]
    • Reflexos Sobre-Humanos: Thawne possui reflexos muito maiores que um ser humano normal. Isso permite que ele reaja facilmente ao perigo e aos eventos e perceba o mundo em câmera lenta.[11]
    • Resistência Sobre-Humana: O corpo de Thawne pode lidar com o estresse de se mover em velocidades sobre-humanas por longos períodos de tempo sem ficar cansado ou fraco.[11]
    • Agilidade Sobre-Humana: A agilidade, o equilíbrio e a coordenação corporal de Thawne são aprimorados em níveis sobre-humanos. Isso permite que ele manobre facilmente enquanto se move em velocidade sobre-humana.[11]
    • Força Sobre-Humana: Thawne possui força suficientemente aprimorada, já que ele foi capaz de erguer e balançar o Flash sem esforço com uma mão, bem acima de sua cabeça. Ele também é forte o suficiente para carregar facilmente um homem adulto com um braço enquanto corre,[19] bem como mandar um homem voar vários metros com um golpe dado com as costas da mão[5]
    • Aura de Força de Aceleração Negativa: A Força de Aceleração Negativa manifesta uma aura protetora ao redor do corpo inteiro de Thawne que o protege dos efeitos negativos de se mover em super velocidade, como atrito com o ar e impactos cinéticos.
      • Durabilidade Sobre-Humana: Thawne pode resistir a tremendas forças de impacto cinético com facilidade. Ele foi capaz de resistir a hits do Flash, enquanto se movia em velocidades intensas.
    • Cronocinese: Thawne podia controlar o fluxo de tempo diminuindo a velocidade, enquanto ainda se movia a uma velocidade normal.[5] Seu raio aparentemente fica preto quando ele usa essa habilidade.[8]
    • Consciência Cósmica: Thawne foi capaz de "sentir" a presença de quem o poder do botão pertence, "como uma onda de eletricidade estática", e está ciente de suas alterações no tempo e na realidade.
    • Viagem Dimensional: Thawne é capaz de viajar dentro e fora do timestream, permitindo-lhe viajar para outros planos da realidade.[1]Ele também é capaz de viajar dentro e fora da Força de Aceleração Negativa.[20]
    • Eletrocinese: Como um condutor da Força de Aceleração Negativa, Thawne gera sua própria assinatura de energia exclusiva. Este relâmpago emana dele como arcos elétricos vermelhos de todo o seu corpo, e de seus olhos como estrias, especialmente quando ele se move em alta velocidade.[11] O raio de Thawne pode interferir e fritar eletrônicos.[1]
      • Eletromagnetismo: Devido à eletricidade gerada de seu corpo, Thawne possui algum nível de manipulação magnética, que ele usa para controlar a armadura de seu traje. Toda vez que ele libera seu traje de seu anel, as peças dele são conduzidas por seu raio para formar o traje em volta dele.[21]
      • Toque Fatal: Thawne pode usar sua energia negativa para drenar rapidamente a força vital de uma pessoa, criando um campo elétrico ao redor de sua cabeça e focalizando-a com as mãos.[9]
    • Sentidos Aprimorados: A Força de Aceleração Negativa concede a Thawne sentidos aprimorados que permitem que ele perceba o mundo a uma velocidade que atinja sua velocidade de reação.
    • Aceleração Molecular: Thawne pode vibrar sua própria estrutura molecular em vários graus para vários propósitos, ajustando-se a diferentes freqüências.
      • Intangibilidade: Ao vibrar suas moléculas em um nível atômico, e ao fazê-lo na freqüência correta, Thawne pode se permitir tornar-se intangível, permitindo que pessoas ou objetos passem através dele.[11]
      • Fasear: Ao vibrar suas moléculas em um nível atômico, e ao fazê-lo na frequência certa, ele pode se permitir tornar-se momentaneamente intangível e passar por objetos..[11]
    • Regeneração: Thawne pode se regenerar de uma lesão muito mais rápida que qualquer humano normal e é capaz de regenerar partes do corpo inteiro.[9]
      • Imortalidade: As capacidades regenerativas de Thawne o tornam efetivamente impossível de matar, concedendo-lhe uma expectativa de vida potencialmente perpétua.
      • Ressurreição (Conceito): Mesmo depois de ser desintegrado por "Deus", a capacidade de Thawne de regenerar partes do corpo inteiro permitiu que ele fosse ressuscitado de seu encontro com a morte.[9][8] Essa habilidade pode ter permitido que ele ressurgisse como membro da "A Sociedade" após ser morto por Iris West.
    • Projeção de Onda de Choque: Thawne possui a capacidade de criar booms sonoros muito poderosos e ondas de choque com apenas o aplauso de suas mãos.[11]
    • Viagem Temporal: Thawne pode usar sua velocidade para viajar livremente ao longo do tempo e não precisa da assistência da Esteira Cósmica, como Barry Allen e Wally West.[1]
      • Alteração da Realidade: A habilidade de Thawne de viajar ao longo do tempo permite que ele manipule eventos à vontade para satisfazer suas próprias necessidades.[1]
  • Existência Paradoxal: Thawne foi transformado em um paradoxo vivo quando Barry Allen criou a linha do tempo do Ponto de Ignição, enquanto ele estava correndo pela linha do tempo quando isso aconteceu.[22] Isso torna Thawne imune a alterações em sua linha do tempo pessoal, fazendo dele a única constante em qualquer linha do tempo. Também é impossível eliminá-lo da existência.[22]
  • Retrocognição: Depois de ser atingido por um raio em sua cela em Iron Heights, Thawne ganhou as memórias de sua vida na Nova Terra, incluindo sua morte nas mãos de Thomas Wayne na linha do tempo do Flashpoint, apesar de nunca ter passado por esses eventos.[10]

Habilidades

  • Enganar: Thawne organizou as histórias de origem de cada um dos seus acólitos, forçando-os a confiar nele enquanto o speedster malevolente vinha para "salvar" todos eles na hora certa.[3]
  • Intelecto de Nível Gênio/Ciência: A mente brilhante de Thawne e sua ampla perspicácia científica permitiram que ele aproveitasse vestígios residuais de energia do velho traje de Flash e criasse uma versão "negativa" da Força de Velocidade, a fim de alimentar seus próprios poderes.[1]
  • Combate Corpo-a-Corpo (Avançado): Utilizando sua velocidade, Thawne criou um estilo de luta eficaz para combater todos os tipos de oponentes materiais.[2]
  • Historiografia: Thawne é muito conhecedor da história e cultura mundial, abrangendo desde o século 21 do Flash até os tempos antigos de Magali.[3]
  • Intimidação: A presença intimidadora de Thawne pode ser atribuída ao seu imenso poder e mentalidade sociopata.
  • Liderança: Thawne liderou uma equipe de seus próprios "acólitos", dedicada a derrubar o "demônio" Flash.[3]
  • Engenharia Mecânica: Depois de descobrir os diários perdidos de Rip Hunter, Thawne foi capaz de construir uma Esteira Cósmica, similar ao original do Flash.[2]
  • Multilinguismo: Thawne fala inglês, nahuatl, espanhol e zulu.[3]
  • Pedagogia: Como professor, Thawne compartilhou seu vasto conhecimento sobre o Flash e a Força de Aceleração com os outros.[8] Como líder de seus acólitos, Thawne estava preocupado em ensinar-lhes a melhor forma de usar suas habilidades metahumanas, assim como outros conhecimentos que precisariam para combater o Flash.[3]
  • Análise Tática: Thawne tem ensinado táticas a seus acólitos por séculos, preparando-os para a batalha contra o Flash.[7]
  • Mecânica Temporal: Thawne detém experiência no estudo e teoria do tempo, sendo consciente e capaz de identificar a natureza "estranha" das alterações na linha do tempo.

Equipamento

  • Uniforme: O traje de Thawne é uma cópia exata de Barry, mas com as cores e o emblema invertidos (vermelho e amarelo são trocados, branco é preto).
  • Anel de Roupa: Thawne possui um anel, similar a (ou o mesmo que) o de propriedade de Flash, que ele usa para armazenar sua fantasia.
  • Luva Anti-Roubo (anteriormente): Thawne segurou brevemente uma luva, criada por Henry Allen, para roubar os poderes de outros conectados à Força de Aceleração.

Relacionado

Notas de rodapés

Flash Logo 01
Flash DC Logo
Membro da Família Flash

Este personagem é ou foi uma encarnação de ou um aliado do Flash, e um membro velocista da Família Flash. Esta predefinição categorizará automaticamente os artigos na categoria "Membros da Família Flash".

Black Flash Logo 02
Vilão(ões) do Flash
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi principalmente um inimigo do Flash, em qualquer uma de suas várias encarnações. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Vilões do Flash."

Villains United Vol 1 1 Textless
DC Rebirth Logo

Membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões
Este personagem é ou foi um membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões, um grupo de super-vilões que se unem para realizar feitos que ninguém super-vilão pode fazer sozinho, em qualquer um de suas várias encarnações. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Membros da Sociedade Secreta dos Super-Vilões".