FANDOM

A nação foi fundada por treze colônias da Grã-Bretanha localizadas ao longo da costa atlântica. Em 4 de julho de 1776, eles emitiram a Declaração de Independência, que proclamava sua independência da Grã-Bretanha e a formação de uma união cooperativa. Os estados rebeldes derrotaram a Grã-Bretanh

Os Estados Unidos da América, também conhecidos como Estados Unidos da Amérika no Universo Antimatéria, são uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal. A capital é Washington, D.C..

História

A nação foi fundada por treze colônias da Grã-Bretanha localizadas ao longo da costa atlântica. Em 4 de julho de 1776, eles emitiram a Declaração de Independência, que proclamava sua independência da Grã-Bretanha e a formação de uma união cooperativa. Os estados rebeldes derrotaram a Grã-Bretanha na Guerra Revolucionária Americana, a primeira guerra colonial de independência bem-sucedida. Uma convenção federal adotou a atual Constituição dos Estados Unidos em 17 de setembro de 1787; sua ratificação no ano seguinte fez dos estados parte de uma única república com um forte governo central. A Declaração de Direitos, compreendendo dez emendas constitucionais que garantem muitos direitos e liberdades civis fundamentais, foi ratificada em 1791.

Durante o século 19, os Estados Unidos expandiram seu território pela América do Norte, entrando em conflito com o México na Guerra Mexicano-Americana e deslocando com força as tribos nativas americanas. O expansionismo americano também alimentou tensões sobre a escravidão africana e, finalmente, levou à Guerra Civil Americana. A União venceu a guerra contra os Estados Confederados derrotados em abril de 1865 e proibiu a escravidão sob a Décima Terceira Emenda. No entanto, os negros americanos enfrentaram segregação racial e preconceito, especialmente nos estados do sul dos Estados Unidos.

No início do século 20, os Estados Unidos emergiram como uma potência econômica e militar global impulsionada pela Revolução Industrial, pela urbanização e por um afluxo sem precedentes de imigrantes, e pela rápida colonização e desenvolvimento do Velho Oeste Americano. Os Estados Unidos participaram da Primeira Guerra Mundial em 1917 e garantiram a vitória dos Aliados. Os anos 20 viram o movimento dos direitos das mulheres, a comunicação de massa e um período de prosperidade. Os chamados "Roaring Twenties" terminaram com o estrondo de Wall Street de 1929 e o início da Grande Depressão. Após a eleição de Franklin Delano Roosevelt, o governo americano aprovou os programas do New Deal de Roosevelt. É durante esse período que os primeiros super-heróis, ou conhecidos como "homens-misteriosos", aparecem. A principal equipe de super-heróis dessa época era a Sociedade da Justiça da América.

Os Estados Unidos permaneceram neutros durante o início da Segunda Guerra Mundial, até o Império do Japão lançar um ataque surpresa a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941, levando os Estados Unidos a se unirem aos Aliados contra as potências do Eixo. Após a vitória dos Aliados na Europa contra a Alemanha Nazista, os Estados Unidos desenvolveram sua primeira arma nuclear e as usaram para destruir as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki; fazendo com que o Japão, a última nação do Eixo, se rendesse. Os Estados Unidos emergiram da era pós-Segunda Guerra Mundial como potência global e competiram contra a União Soviética na Guerra Fria.

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos desenvolveram uma política de contenção para a expansão da influência comunista. Os Estados Unidos e seu rival soviético se envolveram em guerras por procuração, mas evitaram conflitos militares diretos. Os Estados Unidos também se engajaram na Corrida Espacial e se tornaram a primeira nação a pousar um homem na Lua. Por causa do sentimento anticomunista nos Estados Unidos, vários americanos foram acusados ​​de serem comunistas ou simpatizantes comunistas e tornaram-se objeto de investigações e questionamentos agressivos perante agências governamentais. Os super-heróis também foram tratados com suspeitas nas quais isso levou a Sociedade da Justiça e outros a se aposentar. [1] O chamado "Ameaça vermelha" começou a declinar no final da década de 1950, após a mudança do sentimento do público e os veredictos anticomunistas foram derrubados ou declarados inconstitucionais.

Nos anos 60, o Movimento dos Direitos Civis ganhou impulso que acabou com a segregação racial e permitia leis que tornavam a discriminação ilegal e forneciam supervisão federal para garantir o direito de voto. A sociedade americana também foi polarizada pela intervenção americana na Guerra do Vietnã e culminou em protestos anti-guerra e anti-recrutamento, e alimentando o crescimento do movimento de contracultura.

Sob a presidência de Ronald Reagan na década de 1980, os EUA abandonaram sua política de contenção e desenvolveram uma abordagem hawkish à Guerra Fria. No entanto, as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética começaram a derreter e os dois países concordaram em eliminar o número de mísseis nucleares em seus arsenais. Isso acabou levando ao fim da Guerra Fria e à dissolução da União Soviética em 1991.

Os Estados Unidos da atualidade é um país altamente desenvolvido e têm uma economia pós-industrial. A sociedade americana é étnica e racialmente diversificada como resultado da imigração em larga escala de muitos países diferentes ao longo de sua história. O país hospeda uma grande variedade de super-heróis, como a Liga da Justiça da América, revivida Sociedade da Justiça e os Jovens Titãs.

Pontos de Interesse

Residentes

Curiosidades

Presidentes dos EUA que foram apresentados na DC Comics

Personagens DC que foram presidente

Veja Também

Links e Referências