FANDOM

Quote1 Um mundo que flui do mistério, prata, transformando géis hiper-dimensional. Aceleração Celestial, a fonte do meu poder. Quote2
--Wally Westfonte

História

Pré-Ponto de Ignição

A Força de Aceleração (ou no inglês Speed Force) é um campo de energia que concede a todos os velocistas os seus poderes. Vários velocistas se fundiram com ele, incluindo Barry Allen, Johnny Quick e Max Mercúrio.

Os cientistas do planeta Savoth tiveram uma profunda compreensão da Força de Aceleração e havia muitas universidades dedicadas ao seu estudo. Um desses cientistas, Gorflack, construiu um canhão de Força de Aceleração para defender seu planeta de uma força de invasores alienígenas. Em vez de realizar o propósito pretendido, trouxe Jay Garrick, o primeiro Flash, para Savoth. Depois que Garrick ajudou a expulsar os invasores, Gorflack deu-lhe um pedaço de Força de Aceleração solidificada que ele e seus sucessores poderiam usar para se transportar para Savoth.[1]

Ao lutar contra Superboy-Primordial, Wally foi quase varrido para a Força de Aceleração. Querendo ver sua família uma última vez, ele visitou sua esposa Linda e seus filhos gêmeos. No entanto, Linda estava segurando o fragmento Força de Aceleração e toda a família foi varrida para Savoth.[2] Bart Allen se ofereceu para absorver toda a Força de Aceleração de modo que ele seja rápido o suficiente para parar Superboy.[3] Depois disso a crise foi evitada, Bart descobriu que sua nova conexão com a Força de Aceleração ameaçava matá-lo. Ele se recusou a usar seus poderes por um ano. Até Tina McGee e Valerie Perez dos Laboratórios S.T.A.R. não foram capazes de modificar um Traje do Flash para conter suas habilidades para que ele pudesse retornar à ação como o quarto Flash.

Pouco tempo depois, Inércia; que perdeu sua conexão com a Força de Aceleração quando Bart a absorveu, foi forçado a usar a Velocidade 9 para manter sua super velocidade. Inércia construiu uma máquina em Los Angeles que foi projetada para transferir a Força de Aceleração de Bart para ele. No entanto, a máquina também ameaçou causar uma explosão que resultaria na morte de milhões. Bart se sacrificou distraindo Inércia e um grupo da Galeria de Vilões enquanto Valerie o desligava.[4]

A desativação da máquina causou uma ruptura na Força de Aceleração que não só resultou em Wally West e sua família sendo transportada de volta para a Terra a partir de sua permanência em Savoth, mas também restaurou os poderes para todos os velocistas.[5]

O único sobrevivente das forças de invasão alienígenas que atacaram Savoth décadas antes foi enviado de volta à sua dimensão doméstica em uma explosão da Força de Aceleração que resultou em uma rápida evolução de sua espécie. Seus descendentes visaram o fragmento solidificado de Flashes da Força de Aceleração e invadiram Keystone City para se vingar de sua derrota em Savoth. Wally destruiu o fragmento para enviá-los de volta.[2]

Os Novos 52

Atualmente, essa fonte de energia continua a ser a mesma, mas com uma série de efeitos diferentes, muito mais amplos e atributos conceituais. A Força de Aceleração é a representação da realidade em movimento, sendo a força muito cósmica que empurra espaço e tempo para a frente.[6]

Esta fonte de energia existe desde o início dos tempos, atuando como uma projeção 3-D que detalha os acontecimentos passados, presentes e futuros da realidade e de todos os que são afetados pela Força de Aceleração. Ao longo da história, a força procurou alcançar e alterar aqueles com seus presentes maravilhosos, geralmente sob a forma de tempestades de plasma transdimensionais. Ele faz isso como um meio para encontrar o que é digno de gastar a energia acumulada que ele cria, pois empurra o tempo para a frente, atuando como seu corredor para manter o tecido delicado da existência.[7]

A Força de Aceleração pode tornar-se incrivelmente volátil sem uma saída para ajudar a gastar seu excesso de energia, muitas vezes agarrando pessoas, lugares e coisas de todas as eras para a dimensão da Força de Aceleração, além de depositar parte dela ou afetar qualquer coisa e tudo dentro dela é proximidade imediata de maneiras estranhas, sempre que construído até a massa crítica.[8] Os poderes conferidos aos que são afetados pela força giram em torno do movimento e da progressão que vão até a aceleração, o tempo, espaço, impulso, desenvolvimento, evolução uniforme e iluminação para citar alguns.

Uma vez que a Força de Aceleração faz com que a existência avança, afeta tanto o indivíduo como o todo, houve muitos que vieram sob sua influência ao longo dos anos. Descendo, absorvendo e mais frequentemente do que não descarregar um grande número de resumos dentro de seus confins de espaço e tempo, aparecendo na forma de minhocas abertas de toda a história, conferindo seus poderes misteriosos a quem ele entrou em contato.

Estendendo-se do período maia até o presente dia, conferindo uma série de poderes e habilidades diferentes a muitos indivíduos muito antes de encontrar um hospedeiro apropriado no portador de sua luz.[9] Como os macacos da Cidade Gorila que haviam sido acelerados até o ponto, eles desbloquearam uma consciência superior desde dentro depois então criaram uma civilização perdida que foi destruída por ela. Permitir o aumento de sua capacidade mental e engenhosidade, crescendo em poderes psíquicos que chegam com a idade e a visão do passado, o presente e a mudança contínua do futuro, além de atravessar a história conhecida. Arrasando um fora do seu tempo, prendendo-o dentro de sua dimensão, dando-lhe habilidades sobre a força centrífuga e os ventos de um furacão, conferindo outros com uma miríade de outros poderes e habilidades de flexão física antes de finalmente encontrar seu próprio vaso Barry Allen depois de sofrer um acidente de laboratório.[10]

Indivíduos alterados pela A Força de Aceleração podem atingir uma série de façanhas dependentes de alguns fatores. Tal como a ingestão de energia de velocidade, experiência em seu uso e exposição ao espaço dimensional, clarividência da Força de Aceleracção, aqueles que foram afetados por ela têm a capacidade de sentir a presença de outros destinatários, além de se cobrirem um com o outro.[11]

A Força de Aceleração também tem uma conexão direta com o Fluxo Temporal. Velocistas geralmente usam a Força de Aceleração como um porta de entrada no fluxo temporal. O fluxo temporal, também pode ser visto a partir da Força de Aceleração.[6]

Dentro da Força de Aceleração

A Força de Aceleração é um enorme espaço extra-dimensional, com várias "ilhas" dentro dele, conforme descrito por William Selkirk. As ilhas conhecidas da Força de Aceleração incluem o "Mundo Selvagem", o "Teatro" e o "Big Ben".

Fluxo Temporal
Speed Force 0002

O Fluxo Temporal de dentro da Força de Aceleração.

Uma localização dentro da Força de Aceleração é uma grande área de rochas flutuantes. A partir daqui, o fluxo temporal pode ser visto no céu. Esta localização é provavelmente o "Teatro", conforme descrito por Wlliam Selkirk.

Esta foi a localização onde vários objetos e pessoas foram puxados para a Força de Aceleração, devido à energia acumulada que não havia sido gastada pelo Flash.[6]

Mundo Selvagem
Speed Force 0003

O Mundo Selvagem.

Outra localização dentro da Força de Aceleração é conhecida como "Mundo Selvagem". Esta é uma área semelhante à da selva, onde as pessoas e os animais de vários pontos do tempo foram puxados através de um rasgo na Força de Aceleração. Devido a isso, criaturas pré-históricas, primatas e outros animais, como os elefantes, habitam no Mundo Selvagem. Existe apenas um assentamento humano no Mundo Selvagem, chamado "Posto avançado".[12]

O tempo não se move normalmente dentro do Mundo Selvagem. Não há nascer do sol ou pôr-do-sol, bem como sem estações ou anos. As pessoas que residem nele não envelhecem, apesar de serem presas ali dentro dentro durante séculos.[12]

Poderes

Aqueles com acesso a Força de Aceleração podem usar um grande número de habilidades, geralmente girando em torno da velocidade. Os poderes variam em todos os usuários da Força de Aceleração. Esta é uma lista de todos os poderes exibidos pelos usuários Força de Aceleração na continuidade Pré-Ponto de Ignição e os Novos 52. Os usuários só podem possuir algumas das seguintes habilidades.

Poderes Comuns

Os seguintes poderes são comuns entre quase todos os velocistas conectados à Força de Aceleração.

  • Velocidade Sobre-Humana: Os condutores da Força de Aceleração têm uma habilidade principal acima de tudo. Os condutores são conectados à barreira e acumulação de toda a Velocidade conhecida em seu universo. Esses personagens imediatamente entendem como correr a velocidades sobre-humanas e seus corpos intuem instintivamente como reagir em situações de alta velocidade. Os velocistas mais velhos têm uma velocidade reduzida, mas máxima, de 770 mph, que está logo abaixo das explosões sônicas, permitindo que eles reajam a situações sem que os civis ficarem em pânico. Os Velocistas em seu ponto inicial podem viajar a velocidades muito mais rápidas, como o nível máximo de velocidade assistida registrada na Terra e até alcançar a velocidade da luz com suficiente força de vontade. É possível que as condutas viajem muito mais rápido do que a velocidade da luz, no entanto, esses níveis exigem uma incrível quantidade de estresse. Velocistas não acostumados ao seu nível máximo de velocidades podem se separar da Força de Aceleração ou se tornar parte da Força de Aceleração por acidente.
  • Resistência Sobre-Humana: Os Condutores da Força de Aceleração têm que acessar a Força de Aceleração para várias tarefas diferentes. A maioria dos Velocistas usa sua velocidade sobre-humana e reage a velocidades sobre-humanas; portanto, eles devem correr por períodos prolongados ou operar por uma grande quantidade de tempo. Seus corpos podem lidar com as tensões de corridas sobre-humanas sem perigo notável.
  • Reflexos Sobre-Humanos: O tempo de reação do usuário da Força de Aceleração é aprimorado para níveis muito maiores do que qualquer ser humano normal. Eles são capazes de perceber facilmente os movimentos de outros velocistas e reagir ao perigo e aos eventos.
  • Agilidade Sobre-Humana: A agilidade, o equilíbrio e a coordenação corporal da Força de Aceleração aumentam para níveis maiores do que qualquer ser humano. Isto permite-lhes manobrar facilmente quando se deslocam a velocidades sobre-humanas.
  • Cura Acelerada/Regeneração: Os condutores da Força de Aceleração são capazes de se recuperar e, às vezes, se regeneram de lesões muito mais rápido do que qualquer humano. Qualquer dano de desgaste em seus corpos é quase instantaneamente curado.
  • Aerocinese: Ao correr em um círculo a uma certa velocidade, os usuários da Força de Aceleração podem criar um vortex com uma variedade de efeitos. Um efeito é afastar o ar do centro para sufocar um inimigo. Outro efeito está levitando quem quer que seja e o que quer que esteja no centro. Eles também podem criar fortes rajadas de vento, girando os braços em super velocidade.
  • Eletrocinese: Os órgãos dos condutores da Força de Aceleração geram energia da Força de Aceleração que se manifesta como eletricidade. Este relâmpago da Força de Aceleração varia em cores, do amarelo mais comum, vermelho e azul. As propriedades do relâmpago são idênticas ou muito semelhantes à eletricidade comum, pois reage magneticamente aos metais e pode eletrificar as pessoas em contato.
  • Processo Mental Melhorado: Às vezes negligenciado por Velocistas que operam somente a velocidades sobre-humanas e nunca desaceleram o suficiente para entender seu potencial total; Os Velocistas podem acessar níveis super-humanos em seus cérebros além do processamento de informações. Eles podem testar teorias, entender equações difíceis e executar tentativas e erros em seus cérebros a velocidades sobre-humanas. Canais diferentes acessam esta atividade de maneiras diferentes.
  • Percepções Aumentadas: Os condutores da Força de Aceleração que viajam à velocidade do som podem perder acontecimentos importantes à medida que correm. A Força de Aceleração concede-lhes sentidos aperfeiçoados que lhes permitem ver, ouvir, cheirar, tocar e/ou provar a uma velocidade aumentada e compreendê-lo à medida que é processado.
  • Intangibilidade: Ao acelerar sua freqüência molecular em um grau suficientemente alto, os usuários da Força de Aceleração podem tornar seu corpo intangível e permitir que os projéteis passem por ele.
    • Fasear: Os Condutores da Força de Aceleração podem vibrar suas moléculas com tanta rapidez que podem obter intangibilidade para rajadas curtas, permitindo que elas passem pelos objetos.
  • Auto-Sustentação: Os condutores da Força de Aceleração viajam a velocidades incríveis que fazem com que seus corpos trabalhem horas extras. Em situações em que seus corpos podem ser muito rápidos para respirar eles podem transmitir na Força de Aceleração para o sustento. No entanto, isso quase sempre resulta em condutores que têm um metabolismo aumentado em todos os momentos, exigindo que eles constantemente recarreguem seus suprimentos de energia.
  • Aura da Força de Aceleração: As pessoas que são propelidas pelas condutores durante situações de alta velocidade podem sobreviver às condições adversas associadas às velocidades mach. Quando o condutor deve resgatar um indivíduo de um edifício em chamas, esses indivíduos serão protegidos enquanto estiverem dentro da aura.
    • Durabilidade Sobre-Humana: Devido ao seu corpo estar rodeado por uma "aura da Força de Aceleração" protetora, a durabilidade do usuário da Força de Aceleração é aumentada para níveis imensos. Ele os protege contra lesões de impactos de alta velocidade, como socos que eles oferecem e recebem de adversários.

Poderes Avançados

Os seguintes poderes são aplicações avançadas da Força de Aceleração que devem ser aprendidas.

  • Viagem no Tempo: Alguns usuários da Força de Aceleração que são rápidos o suficiente, são capazes de usar sua velocidade para quebrar espaços abertos no tecido do tempo e espaço, permitindo que eles viajem ao longo do tempo.
  • Viagem Dimensional: Alguns usuários da Força de Aceleração que são rápidos o suficiente, são capazes de usar sua velocidade para abrir orifícios no tecido do tempo e espaço, permitindo que eles viajem para outras dimensões e realidades.
  • Explosão Elétrica: Alguns usuários da Força de Aceleração são capazes de projetar rajadas de raios de suas mãos, além de descarregar com força um grande raio de seus corpos.
  • Eletromagnetismo: Devido à grande quantidade de eletricidade gerada pelo corpo, alguns usuários da Força de Aceleração podem magnetizar e controlar metais perto deles.
  • Criação de Construto de Energia: Certos condutores da Força de Aceleração podem concentrar sua energia Força de Aceleração para criar construções, como trajes de energia pura da Força de Aceleração.
  • Vôo: Alguns condutores da Força de Aceleração podem girar os braços e girar seus corpos como piões para conseguir algum tipo de vôo de helicóptero. No entanto, alguns condutores com prática podem até conseguir um vôo controlável se lançado em altas velocidades. Apesar de suas habilidades de vôo, eles são mais rápidos em seus pés.
  • Soco de Massa Infinita: Ao se mover mais rápido do que a Velocidade da luz, os condutores da Força de Aceleração têm o potencial de concentrar sua força extrema em um soco maciço; Quando usado, este soco empurrou um meta-humano de um continente para outro.
  • Compartilhamento da Força: Certos condutores da Força de Aceleração podem permitir que seus amigos ou membros da família correm junto com eles em suas velocidades iguais. Certos condutores que só podem ter acesso menor à Força podem alcançar níveis completos da Força devido à associação do canal principal com ela. Isso também pode ser usado para emprestar a velocidade de objetos tornando algo mundano como um lápis em um disparo de um rifle.
  • Absorção da Força de Aceleração: Alguns usuários da Força de Aceleração demonstraram possuir a capacidade de absorver a energia da Força de Aceleração de outros condutores.
  • Roubo de Velocidade: Alguns condutores da Força de Aceleração podem roubar o movimento acelerado ou o impulso de objetos ou pessoas para reduzir sua velocidade ou até praticamente interrompê-los. Os condutores também podem roubar a velocidade de outros Velocistas ou outras pessoas em movimento rápido.
  • Velocidade da Mente: Ao tocar na Força de Aceleração com o cérebro, algumas condutores têm a capacidade de avaliar e prever taticamente os inúmeros resultados possíveis e prováveis da maioria das situações, fazendo variáveis testes avançados dentro de sua cabeça, ele pode simular uma rápida seqüência de pré-jogo de uma série de causas, efeitos e resultados inevitáveis a uma taxa acelerada.
  • Manipulação de Vibração: Os usuários do poder podem controlar seu próprio movimento molecular até um ponto em que eles possam utilizar uma série de efeitos diferentes, entre eles, a capacidade de emitir pulsos de freqüência para gerar terremotos e destruir pessoas ou objetos.
    • Aceleração Molecular: Ao vibrar em diferentes freqüências, os velocistas podem acelerar a energia potencial, fazendo com que a matéria exploda violentamente em torno de si mesmos. A maioria dos usuários podem fazer qualquer coisa afetada, seja matéria ou a energia violentada se rompa em uma explosão de energia de velocidade.

Outros Poderes

Os poderes a seguir são exclusivos de certos personagens conectados à Força de Aceleração, ou são habilidades que não podem ser aprendidas.

  • Metabolismo Adaptativo: Floyd Gomez das Cidades Gêmeas tinha sido preso na força e ganhou um processo anatômico biofísico aumentado que acelerou sua construção corporal, passando de um indivíduo acima do peso para a forma de musculatura Supermanesco em questão de dias. Fazendo a sua força ser suficiente para quebrar e enrolar vigas de aço de monotrilho com nada além de suas mãos nuas.
  • Manipulação de Força Centrífuga: Um usuário da Força nos Novos 52, Roscoe Hynes pode utilizar os efeitos rotativos das forças diretivas para se tornar um tornado vivo, mudando a direção de sua rotação para mover ventos de força causadores que podem deslocar a trajetória de um objeto em movimento.
  • Cronocinese: Alguns usuários da Força de Aceleração recebem a capacidade de manipular o tempo. Alguns podem usar essa habilidade para acelerar ou diminuir o tempo.
  • Envelhecimento Desacelerado: Alguns condutores da Força de Aceleração têm um processo de envelhecimento lento. Este poder pode ser transmitido aos seus entes mais íntimos por contato estendido, em vez de distribuição. Outros têm o processo de envelhecimento acelerado oposto.
  • Manipulação da Idade: Magali foi capaz de manipular o tempo para controlar o tempo pessoal para acelerar ou reverter o processo de envelhecimento através de contato tátil.
  • Mimetismo no Tempo Espacial: Xolani pode se misturar no espaço para percorrer grandes distâncias em um instante. Ele também pode se constituir fisicamente da energia da Força de Aceleração para controlar suas próprias dimensões físicas aparecendo como uma entidade 2-D flexível.
  • Sentidos da Força de Aceleração: Alguns usuários da Força de Aceleração podem detectar a localização de outras condutores da Força de Aceleração e usar sua conexão como um farol de localização.
  • Escoteiros de Velocidade: Um usuário da Força de Aceleração, Bart Allen, tem a capacidade de criar "escoteiros", que são avatares de energia como ele poderia enviar através do tempo, então absorve suas memórias quando retornaram. Outro usuário Deus da Velocidade chama essa tática a estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas o uso da mesma está taxando sua conexão com a Força de Aceleração.
  • Força Sobre-Humana: Um usuário da Força de Aceleração, Jai West, tem o poder de acelerar o crescimento de seus músculos, concedendo-lhe força sobre-humana. A maioria dos velocistas tem um nível de força aprimorada.
  • Inibição Atômica: Ao roubar a velocidade de moléculas e átomos ao redor ou a partir de dentro, um usuário da Força de Aceleração pode fazer qualquer coisa imóvel, impermeável e incrivelmente densa. O uso em uma pessoa lhes concede invulnerabilidade virtual e maior força, enquanto em objetos como o ar, um usuário pode torná-lo sólido o suficiente para ser tocado, além de tornar tudo inquebrável.
  • Manipulação de Velocidade de Processo: A capacidade de controlar a taxa em que as coisas crescem e progridem com o tempo. Turbocompressor exibiu essa capacidade de controlar e aumentar a tecnologia com um toque, fazendo com que ele se transformasse em formas mecanizadas amplamente amplificadas ou simplesmente reforçando seus poderes. Também é possível acelerar os atributos psicológicos e mentais daqueles efetuados, conferindo-lhes inteligência aumentada e maior porcentagem de cérebro, proporcionando o uso de um vasto poder psiônico, como foi o caso de Grodd, Solovar e os macacos da Cidade Gorila.

Artigos Relacionados

Notas

  • Diferentes condutores ao longo do multiverso são excelentes em diferentes habilidades relacionadas com a Força de Aceleração e, além disso, tem diferentes efeitos em todos os seus usuários. Alguns exemplos, o Flash original, o envelhecimento desacelerado de Jay Garrick em oposição ao processo de envelhecimento acelerado de Bart Allen. Outros exemplos são a forma como os Tornado Twins se destacam ao usar sua velocidade para criar turbilhões de alta velocidade que lhes permitem embarcar, enquanto Bart Allen mostrou a capacidade de se dividir em múltiplos eus físicos. Lady Flash, que é a guardiã da Força de Aceleração na Terra-33, lança explosões eletroquimáticas que são capazes de drenar temporariamente o movimento de seu alvo. E, como o terceiro Flash, Wally West descobre como manifestar seu traje à vontade, sendo criado exclusivamente pela Força de Aceleração solidificada. Antes da perda de sua conexão com a Força de Aceleração, a super velocidade de Jai West poderia acelerar temporariamente o crescimento de seus músculos, dando à criança super-força. Notavelmente, também existe a Força de Aceleração Negativa, que, como o nome sugere, nega e se opõe à energia média da Força de Aceleração. Professor Zoom (e aparentemente o Flash Negro) são usuários desta super velocidade que se manifesta como eletricidade vermelha.

Curiosidades

  • Embora ele não seja um condutor da Força de Aceleração, Lanterna Verde (Hal Jordan) foi capaz de pilotar um avião tão rápido que quase entrou na Força de Aceleração.[13]

Links e Referências

  • Nenhum.

Notas de Rodapé