FANDOM

HelpGanthet
Green Lantern Ganthet 01
Galeria
Information-silkNome RealGanthet
Information-silkAfiliaçõesGuardiões do Universo; antigamente Tropa dos Lanternas Azuis, Tropa dos Lanternas Verdes, Quintessência
Information-silkBase de OperaçõesOa; antigamente Odym
Status
Information-silkMoralidadeBoa
Information-silkIdentidadeIdentidade Pública
Information-silkCidadaniaOanos
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoGuardião do Universo, Lanterna Verde
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura3' 5"
Information-silkPeso135 lbs (61 kg)
Information-silkOlhosVerdes
Information-silkCabeloBranco
Information-silkPeleAzul
Origem
Information-silkUniversoNova Terra
Information-silkSetorSetor 0
Information-silkLugar de NascimentoMaltus
Information-silkCriadoresLarry Niven, John Byrne
Primeira Aparição
Lanterna Verde: Contos de Ganthet
Primeira Aparição no Brasil
Heróis em Ação n° 8 (Abril)

Quote1 De tudo o que os Guardiões conseguimos, o anel de poder foi a nossa maior conquista, a arma mais poderosa do universo ... Quote2
-- Ganthet

Ganthet é um dos Guardiões do Universo. No entanto, onde a maioria dos Guardiões são muito severos, Ganthet tem uma personalidade que é mais humano, incluindo demonstrações de empatia e preocupação por um indivíduo, em vez de apenas pensar na Tropa dos Lanternas Verdes. Ganthet faz parte da Quintessência, um grupo de seres quase onipotentes que supervisionam os resultados do que acontece na Terra.

Contos de Ganthet

Hal Jordan foi convidado a ajudar Ganthet a lutar contra um Guardião renegado, Dawlakispokpok (Dawly), que estava tentando usar uma máquina do tempo para mudar a história. Na era primitiva do planeta Oa, um cientista chamado Krona tentou usar uma máquina do tempo para ver o começo do tempo. Usando sua máquina do tempo, Krona de alguma forma "sangrou" o universo de um bilhão de anos de vida. Dawly estava indo usar sua própria máquina do tempo para empurrar Krona ao fim dos tempos, impedindo-o de seguir completamente em seu plano. Dawly, no entanto, inadvertidamente tornou-se responsável pelo acidente que causou o universo para ter "nascido velho". Quando a família de Dawly foi trazida perante os Guardiões, Ganthet protegeu a mente de Jordan, permitindo-lhe manter a memória de um dos maiores segredos dos Guardiões.

Crepúsculo Esmeralda

Artigo Principal: Crepúsculo Esmeralda
Ganthet 02

Último Guardião

Após a destruição de Coast City, a subsequente insanidade de Hal Jordan e a destruição da Bateria Central de Poder de Oa, os Guardiões decidiram concentrar todo o seu poder restante em Ganthet, tornando-o efetivamente o último Guardião. Ganthet criou um novo Anel do Lanterna Verde para Jordan, que foi esmagado pelo antigo Lanterna Verde depois de assassinar Sinestro, e viajou para a Terra. Ele apareceu diante de Kyle Rayner, entregando-lhe apressadamente o anel, murmurando: "Você terá o que fazer".

Ganthet tinha tentado primeiro recrutar Guy Gardner, ele recusou. Durante os primeiros meses de Rayner como Lanterna Verde, Ganthet ficou menos satisfeito com Rayner, e tentou retomar o anel. Rayner eventualmente ganhou seu respeito, enfrentando Parallax sem seu anel.

Íon, e a Restauração da Tropa

Quando Rayner se tornou habilitado a entidade, Íon, ele tinha mais poder do que Hal Jordan quando ele foi possuído por Parallax. Percebendo que não podia continuar como Íon sem perder sua humanidade, Kyle viajou para a recentemente restaurada Oa para recarregar a Bateria Central de Poder . Ao fazer isso, ele criou um novo conjunto de Guardiões, desta vez como crianças pequenas - homens e mulheres - com a intenção de que Ganthet cuidasse deles, ensinando-lhes como ser melhores Guardiões do que seus antecessores.

Rayner viajou mais tarde à beira do universo, onde aprendeu sobre Parallax. Dizendo a Ganthet o que encontrara, o Guardião concluiu que Parallax alterou sua memória após sua fuga e contou-lhe toda a história da origem e prisão de Parallax. Ganthet instruiu Kyle a recuperar o cadáver de Hal Jordan, esperando ressuscitá-lo. Kilowog, sob a influência de Parallax, tentou matar Rayner, mas Ganthet conseguiu detê-lo e cortar o controle de Parallax sobre Kilowog, Guy Gardner e John Stewart. Uma vez que Jordan e o Espectro expeliram Parallax da alma de Jordan, a entidade do medo ligada a Ganthet, mas não antes que o Guardião enviasse um farol de energia Oana para guiar a alma de Hal Jordan para seu corpo. Ressuscitado, Hal Jordan levou os outros quatro Lanternas Verdes a libertar Ganthet de Parallax, aprisionando-o na Bateria Central em Oa.

Por esta altura, todos os novos Guardiões tinham envelhecido à idade adulta, e tão frio e manipulador como seus originais. A única mudança foi que agora havia dois sexos. Ganthet ainda mantinha um sentimento de individualidade entre os Guardiões, acreditando que eles deveriam manter suas emoções.

Guerra da Tropa Sinestro

Artigo Principal: Guerra da Tropa Sinestro

Durante o ataque da Tropa Sinestro, Ganthet, e uma Guardiã feminina chamada Sayd foram banidos do conselho por sentir emoção.

Quando Parallax foi libertado novamente, Ganthet e Sayd o continham em quatro lanternas separadas, pertencentes a Hal, Kyle, John e Guy, respectivamente. O último ato de Ganthet como Guardião estava criando Kyle um novo anel de poder. Ele perguntou se Kyle se estava disposto a descer para uma lanterna verde normal, que Kyle rapidamente concordou também. Os quatro homens então pegaram suas lanternas e partiram para enfrentar a Tropa Sinestro.

Ganthet e Sayd também informaram os lanternas humanos sobre o Espectro Eletromagnético Emocional e como foi profetizado no Livro de Oa que uma Tropa Lanterna para cada cor do espectro se elevaria, culminando na "Noite Mais Densa".

Nascimento da Esperança

Quando a guerra com os Lanternas Amarelos chegou ao fim, Ganthet e Sayd formaram sua própria Tropa de Lanternas em Odym, onde aproveitaram a luz azul da esperança para ajudar a Tropa dos Lanternas Verdes na Guerra de Luz iminente. Criando anéis de poder azuis e baterias, ambos os Guardiões evoluíram em dois novos seres, capazes de trazer esperança aos outros e uns aos outros, possivelmente até sentimentos românticos.

Depois de forjar a bateria de energia central azul, Ganthet e Sayd procuraram um candidato do Setor 1 que poderia espalhar a esperança. A pessoa que encontraram foi Santo Andarilho de Pacredo. Os Guardiães da Esperança explicaram qual seria a missão e destino final de Santo Andarilho se ele se juntasse aos Lanternas Azuis e Santo Andarilho aceitasse. Depois de saber que Sinestro seria executado em Korugar, Ganthet despachou Santo Andarilho para resgatar Sinestro e trazê-lo para Odym com Hal Jordan. Durante esse tempo, Ganthet e Sayd discutiram sua missão com Warth do Setor 2, que Santo Andarilho havia recomendado. Depois de três dias de discussão, Warth aceitou o anel azul. Andarilho retornou com Hal Jordan, mas informou Ganthet que Sinestro tinha sido sequestrado por Atrocitus e a Tropa dos Lanternas Vermelho. Hal estava inicialmente consternado ao ver as lanternas azuis, pensando que Ganthet estava tentando substituir os Lanternas Verdes, mas Ganthet garantiu a Hal que eles só queriam ajudá-los. Ganthet pediu a Hal para ajudar os Lanternas Azuis a resgatar Sinestro de Ysmault, lembrando-lhe que, embora ele nem sempre tivesse sido claro com Hal, sempre fora honesto com ele, algo que os Guardiões do Universo nunca tinham sido. Hal concordou em ajudar os Lanternas Azuis a resgatar Sinestro. Durante a viagem a Ysmault, Saint Walker revelou que depois de resgatar Sinestro, Ganthet pretendia oferecer Hal Jordan um anel de poder azul e nomeá-lo líder do Corpo de Lanterna Azul.

Entretanto, Santo Andarilho havia interpretado mal os planos de Ganthet. Enquanto Ganthet queria que Hal liderasse os Lanternas Azuis, ele queria que Hal o fizesse como um Lanterna Verde, acreditando que sua vontade poderia fortalecer todo a Tropa dos Lanternas Azuis, que eram limitados sem um Lanterna Verde para complementá-los. Infelizmente, os eventos em Ysmault forçaram Santo Andarilho a colocar seu Anel de Lanterna Azul em Hal para curá-lo do Anel de Poder Vermelho que se unira a Hal. Embora ele salvou sua vida, Hal não poderia remover o anel azul. Ganthet explicou que Hal teria que usar o anel antes que ele pudesse removê-lo. Hal logo partiu para encontrar alguém que pudesse ajudá-lo. Ganthet tinha fé que Hal poderia remover o anel, mas explicou a Andarilho e Warth que ele teria que fazer isso por conta própria. Ele também instruiu os Lanternas Azuis a continuarem seu recrutamento e iniciar uma busca pelo grupo que tinha aproveitado a luz Índigo, planejando construir uma frente unida de força de vontade, esperança e compaixão para enfrentar o Negro.

A Noite Mais Densa

Quando a profecia da Noite Mais Densa se manifestou, Ganthet e Sayd embarcaram em uma missão para unir as cabeças das sete Tropas Lanterna para criar a luz branca necessária para destruir a Bateria Central dos Lanterna Negro. Nas esmagadoras probabilidades na Terra, os representantes individuais de cada emoção não foram suficientes para reter as forças dos Lanterno Negro. Ganthet pegou o anel de Hal e mostrou como poderia ser duplicado em uma crise temporariamente para substituir outros. Ganthet entrou no na Tropa dos Lanternas verdes para se juntar à luta, bem como replicar os outros seis anéis dos Lanternas para procurar novos seres sencientes para seus respectivas Tropa durante 24 horas.

Retornar para a Tropa dos Lanternas Verdes

A fim de parar uma ameaça misteriosa, Ganthet uniu Guy Gardner e Atrocitus. O plano de Ganthet envolveu-o a permanecer com a Tropa dos Lanterna Verde, não como um Guardião, mas sim como um Lanterna Verde. Enquanto seus irmãos questionam suas ações, eles concederam seu pedido e fizeram de Ganthet o primeiro Lanterna Verde do Setor 0, forjando seu próprio anel e bateria.

Guerra dos Lanternas Verdes

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Novos 52

Justice League 0001
DC Rebirth Logo

O Universo DC mudou fortemente sua continuidade para a DCnU após os eventos de Ponto de Ignição em 2011. Isso foi parte de um esforço para tornar as narrativas mais acessíveis aos leitores mais novos, começando com os Novos 52. Esta nova linha cronológica combina elementos do UDC, Universo Vertigo e Universo Wildstorm mudando drasticamente as origens e histórias dos personagens.

Para compensar as mortes do Guardião, os outros Guardiões capturaram e lavaram o cérebro de Ganthet para tirá-lo de suas emoções para que ele pudesse se tornar um deles novamente. O procedimento, combinado com as experiências de Ganthet como um Lanterna Verde, erradicou as falhas em seu grupo e acreditou que chegou o momento de substituir os Lanternas Verdes pelo Terceiro Exército. Sayd insinuou que Ganthet poderia ser restaurado a seu antigo ser, mas não cooperou sobre. Quando Sayd foi brutalmente morta pelo Terceiro Exército, Ganthet pareceu expressar tristeza por sua perda, mas não a considerou em nada.

Robin - Burt Ward
DC Rebirth Logo

Santo anacronismo, Batman!

Este artigo precisa de informações atualizadas.
Por favor, siga as orientações em Ajuda e complete este artigo para o mais alto nível de qualidade. Remova esta mensagem quando terminar.

Poderes

Equipamento

  • Embora tenha sido retratado semelhante a outros Guardiões, Ganthet é muitas vezes distinguido por amarrar o cabelo em um longo rabo de cavalo; Os outros guardiões masculinos têm cabelos mais curtos e despenteados.

Notas de Rodapé

Green Lantern Corps 001
Green Lantern DC logo
Membros da Tropa dos Lanternas Verdes
Este personagem é ou foi membro da Tropa dos Lanternas Verdes, escolhido pelos Guardiões do Universo para atuar como Lanterna Verde do seu setor e para protegê-lo de ameaças interestelares com um Anel de Poder.
Esta predefinição categorizará os artigos que incluem na categoria "Membros da Tropa dos Lanternas Verde."
Warth
Blue Lantern DC logo
Membro da Tropa dos Lanternas Azuis
Este personagem é ou era membro da Tropa dos Lanternas Azuis, um grupo cuidadosamente selecionado de indivíduos que tinham a capacidade de incutir grande esperança, e foram equipados com um Anel de Poder.

Esta predefinição categorizará os artigos que incluem na categoria "Membros da Tropa dos Lanternas Azuis."