FANDOM

HelpSuperciborgue
Cyborg Superman 004
Galeria
Information-silkNome RealHenry "Hank" Henshaw
Information-silkIdentidade AtualSuperciborgue
Information-silkNome OriginalCyborg Superman
Information-silkOutros NomesSr. Sormon
Information-silkParentesTerri Henshaw (esposa, falecida)
Information-silkAfiliaçõesCaçadores Cósmicos, antigamente Tropa dos Lanternas Alfas, Tropa Sinestro
Information-silkBase de OperaçõesMundo Bélico; Qward, Universo Antimatéria, antigamente Biot, Setor 3601
Status
Information-silkMoralidadeMau
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericanos
Information-silkEstado CivilViúvo
Information-silkOcupaçãoAstronauta
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloPreto
Information-silkAtributos IncomunsMelhoria Cibernética
Origem
Information-silkUniversoNova Terra
Information-silkCriadoresDan Jurgens
Primeira Aparição
Aventuras do Superman Vol 1 466
Primeira Aparição no Brasil
Super-Homem 1ª Série n° 101 (Abril)

Quote1 Ele precisava de alguém para odiar o que tinha acontecido. Ele escolheu o Superman. Quote2
-- Lanterna Verde (Hal Jordan) fonte

Henry "Hank" Henshaw era um membro da tripulação da LexCorp ônibus espacial condenado Excalibur. Hank e os outros três membros da tripulação Excalibur - incluindo sua esposa, Terri Henshaw - foram expostos à radiação cósmica, resultando no acidente de seu ônibus espacial. Como resultado da exposição à radiação, os corpos humanos de dois membros da tripulação foram destruídos. No entanto, suas mentes sobreviveram e um nomeado Steven foi capaz de construir um novo corpo de radiação cósmica pura, enquanto o outro, Jim Garrison, fez o mesmo usando rocha, cascalho, galhos e pedaços do naufrágio shuttle. Inicialmente, além do cabelo de Henshaw ter ficado branco, ele e Terri não sofreram efeitos negativos da radiação ea tripulação viajou para Metrópolis, na esperança de usar instalações LexCorp para curar seus companheiros de tripulação transformados. Durante uma breve batalha com Superman, Steven se desfez e finalmente voou para o espaço onde, diante dos olhos do perseguido Superman, ele mergulhou diretamente para o sol. Por esta altura, o corpo de Henshaw tinha começado a decair rapidamente enquanto Terri estava começando a fase em uma dimensão alternativa. Com a ajuda de Superman, Henshaw foi capaz de usar as instalações LexCorp para salvar Terri, mas morreu imediatamente depois. Jim cometeu suicídio usando uma cabine de Ressonância Magnética (MRI) que rasgou os fragmentos de metal de seu corpo, matando-o instantaneamente. Terri foi deixado o único sobrevivente dos eventos da noite.

Superman culpou-se pelo que tinha acontecido com a equipe Excalibur, devido a ele destruindo o Erradicador, deixando cair ao sol, mas Terri assegurou-lhe que este não era o caso; A explosão solar responsável por sua mutação tinha realmente ocorrido antes disso. O que tinha acontecido com a tripulação foi simplesmente um acidente trágico, e nada poderia salvá-los.[1]

No entanto, Henshaw não tinha realmente morrido. Embora seu corpo físico tivesse expirado, ele foi capaz de transferir sua consciência para o mainframe do LexCorp. Agora capaz de controlar a tecnologia, Henshaw apareceu a sua esposa em um corpo robótico; O choque do acidente do ônibus espacial, a morte de Henshaw e seu bizarro renascimento foi demais para Terri e eventualmente levou à sua insanidade e morte. A essa altura, a consciência eletrônica de Henshaw tinha começado a interromper as redes de comunicação da Terra. Usando o equipamento de comunicação da NASA, Henshaw irradiou sua mente para a Matriz de Nascimento que tinha levado Superman de Krypton para a Terra como um bebê. Henshaw fez uma pequena embarcação de exploração a partir da matriz de parto e partiu do planeta.[2]

Henshaw passou algum tempo viajando entre planetas; A ligação com formas de vida locais para aprender sobre a cultura ea história de vários mundos. Com o tempo, Henshaw tornou-se delirante e paranóico, acreditando que Superman tinha causado as mortes de si mesmo e sua esposa, então o expulsou da Terra. Chegando a um planeta controlado por um mestre estrangeiro, Henshaw soube do Warworld e recrutou forçosamente Mongul como parte de um plano de vingança contra o Superman.

Reinado do Superman: O Homem do Amanhã

Com o Superman morto depois de sua batalha com Apocalypse, Henshaw foi incapaz de buscar vingança diretamente contra o homem que ele tinha vindo a perceber como seu inimigo e em vez disso procurou destruir a reputação de Superman. Para esse fim, o Ciborgue afirmou ser Superman renascido; Utilizando o conhecimento obtido a partir da matriz de parto para construir um corpo cibernético com porções orgânicas geneticamente idênticas ao Superman e componentes tecnológicos construídos com ligas de Krypton. Junto com a destruição de uma placa do memorial de Superman na frente do Planeta Diário, o Ciborgue exilou Apocalypse no espaço e defendeu o presidente dos Estados Unidos de uma tentativa de assassinato.[3] Como resultado deste último incidente, a Casa Branca endossou o Ciborgue como o "verdadeiro" Super-Homem e forneceu ao Presidente um dispositivo de comunicação. Quando confrontado com Lois Lane, o Cyborg afirmou que sua memória estava "embaçada", mas ele podia ver uma "nave espacial em uma fazenda, o nome 'Kent'."[4]

A chegada de Henshaw como Superman foi simultânea com três outras: John Henry Irons, o autodenominado Último Filho de Krypton (Erradicador) e Superboy.

A Destruição de Coast City

Quando um navio alienígena apareceu em cima de Coast City, o Ciborgue revelou suas intenções verdadeiras, atacando e ferindo severamente o Erradicador enquanto o ofício de Mongul destruiu a cidade, matando milhões. O Ciborgue foi então capaz de convencer a Casa Branca e o público que o Erradicador tinha sido responsável pela destruição de Coast City, tornando o público contra o Kryptoniano. Ele também veio dentro de um largura do cabelo de matar o Erradicador em combate direto. Depois de enganar e derrotar Superboy, Henshaw começou a preparar-se para lançar uma ogiva que converteria a Metrópolis em uma segunda Cidade do Motor. No entanto, Superboy foi capaz de escapar e avisar o verdadeiro Super-Homem ressuscitado, John Henry Irons e Supergirl dos planos do Ciborgue. O quarteto viajou para o local da antiga cidade costeira onde Superman, Supergirl e Steel confrontaram Mongul e o Ciborgue, enquanto Superboy impediu o míssil de destruir Metropolis. Enquanto a Lanterna Verde derrotou Mongul, o Ciborgue atraiu Superman e o Erradicador para o principal reator da Engine City e tentou matar Superman com a Kryptonita que a alimentou. Henshaw tentou matar Superman usando uma explosão concentrada de radiação Kryptonita, mas o Erradicador interceptou a explosão às custas de sua própria vida. Entretanto, quando a energia Kryptonita passou pelo Eradicador, a radiação foi alterada e atuou para restaurar os poderes de Superman. Superman foi então capaz de derrotar facilmente o Cyborg (parcialmente devido à Kryptonita enfraquecendo a forma Kryptoniana do Cyborg) vibrando o corpo de Henshaw em pedaços.[5]

Ciborgue retorna

Antes de exilar Apocalypse para o espaço, Henshaw tinha instalado um dispositivo no monstro para permitir que ele detectasse se Apocalypse escaparia. Após a destruição de seu corpo "Superciborgue", Henshaw transferiu sua consciência para este dispositivo, como Apocalypse era "o lugar mais seguro na galáxia" para o Ciborgue se esconder. Apocalypse foi eventualmente trazido a bordo de um cruzador espacial e conseguiu escapar, aterrando em Apokolips. Henshaw voltou a emergir, reconfigurando um soldado Apokolipciano exo-blindado em um novo corpo, estabelecendo sua aparência padrão com cabelos longos e armadura vermelha, e começou a sitiar Apokolips ao lado de Apocalypse (embora o corpo de Henshaw possuísse o DNA Kryptoniano de Superman Não parece perceber o Ciborgue como uma ameaça). O Cyborg assumiu com sucesso a maior parte de Apokolips, mas foi destruído por Visão Ômega de Darkseid depois de uma curta batalha com o Superman.[6]

Apokolips e Além

O ataque de Darkseid não matou o Ciborgue; Em vez disso, o Efeito Omega tinha armazenado a consciência de Henshaw em um orbe pequeno, com Darkseid planejando usar o Ciborgue contra Superman em uma data posterior. Darkseid finalmente libertou Henshaw, com a compreensão de que Henshaw deveria deixar Apokolips e nunca mais voltar.[7] O Ciborgue alinhou-se com um "tribunal" intergaláctico, que estava tentando levar Superman a julgamento pelos crimes de seus antepassados. Henshaw ajudou o tribunal a capturar Superboy, Supergirl, Aço e, o Centurião Alfa, que se preparava para salvar o Superman. No entanto, o Cyborg traiu o tribunal e tentou conquistar seu planeta para a conversão em um novo Warworld. Superman e seus aliados pararam o plano do Cyborg e, quando o envolvimento de Henshaw na destruição de Coast City foi trazido à atenção do tribunal, eles encontraram o Ciborgue culpado de genocídio e o condenaram à morte. Como uma consciência eletrônica, Henshaw não poderia ser morto por meios normais e foi transportado para além do horizonte de eventos de um buraco negro, onde nem mesmo a energia poderia escapar da gravidade.

Em vez de ser destruído, o Ciborgue foi transportado para outro universo. O Ciborgue destruiu um planeta em outra tentativa de recriar Warworld, atraindo a atenção do Surfista Prateado. Sua curta batalha foi interrompida pela chegada de Parallax (Hal Jordan), que estava rastreando o Ciborgue há algum tempo, buscando vingança pela destruição de Coast City. Na confusão, Henshaw conseguiu escapar e foi devolvido à seu universo nativo.[8]

O Ciborgue encontraria novamente Hal Jordan, na própria borda do Godwave, um nexo de estátuas que fluem energia vital para a preservação do Quarto Mundo. Parallax usou seus poderes para gerar representações das vítimas de Coast City, que rasgou o corpo do Ciborgue. Jordan então dispersou a consciência de Henshaw na Godwave e o Ciborgue foi mais uma vez aparentemente destruído.[9]

Durante uma crise envolvendo o Godwave, Superman - vestindo seu terno de energia azul - viajou para Nova Gêneses, e encontrou Henshaw novamente. Henshaw tinha se tornado parte da estrutura de Godwave e criou um pequeno mundo composto de suas memórias, que ele costumava provocar Superman depois de aparentemente ser derrotado. Desconhecido para Superman, o Ciborgue armazenou sua própria consciência no terno de contenção tecnológica do Superman. Uma vez que Superman retornou à Terra, Henshaw escapou e eventualmente construiu um novo corpo, posando como um professor substituto do ensino médio, Sr. Sormon, numa tentativa de tornar-se humano novamente, mesmo conseguindo convencer Ashbury Armstrong Que ele possuía algum bem. No entanto, em um ataque de raiva, Henshaw revelou sua verdadeira identidade como o Cyborg e este corpo foi destruído em uma briga curta com Superman. Para escapar da detecção, Henshaw armazenou sua consciência em um brinquedo. Este brinquedo foi roubado mais tarde por Homem-Brinquedo, levando os dois vilões a unir forças para matar Superman. Para este fim, o Ciborgue projetou uma máquina que quebraria a forma de energia de Superman em vários componentes e os transmitiria a diferentes pontos da galáxia, evitando que Superman se reformasse. Um mau funcionamento na máquina causou Superman para dividir em Superman Blue e Superman Red, o último dos quais finalmente derrotou e capturou o Ciborgue.[10]

Num sentido firme de ironia, Henshaw compartilhou com Superman um encontro com o Quarteto Fantástico, convencer Superman que Galactus foi a verdadeira ameaça de Krypton por um tempo, o resultado transformou Superman no arauto do mundo devorador por um tempo. Galactus transformou Henshaw em uma laje inanimada de metal, depois que Henshaw exigiu que fosse feito seu herdeiro, e se tornasse "perfeito", já que ele era meio humano, sua redução a este estado, vazia de toda a matéria humana, era perfeita como a impiedosa Galactus podia perceber.[11]

Henshaw mais tarde tentou assumir Kandor, mas isso falhou quando ele foi derrotado pelo Superman e enviado para a Zona Fantasma. Henshaw conseguiu escapar da Zona Fantasma e atacou Superman, que estava sofrendo de envenenamento por Kryptonia na época. Ele foi derrotado com a ajuda dos Kandorianos e enviado de volta para a Zona Fantasma, jurando vingança. No entanto, ele não foi encontrado em visitas subseqüentes à Zona.

Lanternas Perdidos e Caçadores Cósmicos

Henshaw finalmente chegou ao Setor 3601, a Biot, o planeta natal dos Caçadores Cósmicos, onde se tornou seu novo Grão-Mestre.[12] Ele reuniu muitos Lanternas Verdes que se pensava estarem mortos e os usou como fontes de energia para seu novo modelo dos Caçadores Cósmicos, os Mestres Celestiais.[13] No entanto, Hal Jordan e Guy Gardner descobriram sua operação. Jordan e Arisia combinaram o poder de seus anéis de poder com um dos Mestres Celestiais, destruindo a porção orgânica do corpo de Henshaw e a maior parte de Biot.

Os Guardiões do Universo acreditavam que, durante o tempo de Henshaw no Setor 3601, ele pode ter descoberto um de seus segredos mais bem guardados: a existência do Multiverso.[14]

Tropa Sinestro

Artigo Principal: Guerra da Tropa Sinestro

Henshaw permaneceu sob custódia em Oa até que ele foi libertado, junto com Superboy-Primordial, por uma força de ataque dos membros da Tropa Sinestro. Ele foi trazido para Qward, onde foi transformado em arauto do Anti-Monitor, junto com Superboy-Primordial e o possuido do Parallax Kyle Rayner.[15] A única razão pela qual Henshaw se juntou a Tropa Sinestro foi que lhe foi prometida uma morte final nas mãos do Anti-Monitor como recompensa por ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Uma morte que ele ansiava, algo que até o Super-Homem poderia lhe conceder.[16]

Henshaw e seus Caçadores Cósmicos dirigiram-se à Terra para ajudar a Tropa Sinestro em seu ataque. No caminho, Henshaw parou de liderar os Manhunters, que continuaram em seus destinos pré-programados. Enquanto os observava, lembrou-se de tudo o que havia acontecido com ele; do terrível acidente do ônibus espacial ao suicídio da esposa. Ele terminou esta jornada de sua mente indo ao túmulo de sua esposa. Ele cavou seu cadáver e o rasgou em dois, gritando que tudo o que ele queria era não estar com ela, mas suas memórias desaparecerem.[17]

Enquanto isso, os Caçadores Cósmicos começam um ataque ao Satélite da Liga da Justiça. Moça-Gavião, Raio Negro, e o Arqueiro Vermelho retaliaram, mas todos os três foram neutralizados quando Henshaw ajudou no ataque, e ele adulterou com sucesso a mecânica do núcleo do satélite. Quando o satélite foi jogado fora de órbita, o Super-Homem apareceu e envolveu Henshaw em batalha. Sua luta continuou na Terra, enquanto Sinestro transportava sua tripulação e seu navio do Universo Anti-Matéria. No início, Superman parecia ter a vantagem, mas depois de dois socos, Henshaw atingiu com grande poder e raiva, perfurando-o através da Estátua da Liberdade. No final, Henshaw teve o Superman em um estrangulamento, pensando que a vitória está próxima. No entanto, o Superman não estava sozinho. Poderosa e Supergirl veio ajudar o Super-Homem, e conseguiu derrotar o Superciborgue, mais tarde lançando-o no Superboy-Primordial. Ele comentou que eles quase conseguiram matá-lo naquela vez.[18]

Quando a Tropa dos Lanternas Verdes decidiu detonar o Novo Mundo Bélico e a Bateria de Poder Central Qwardiana da Tropa Sinestro para destruir o Anti-Monitor, Henshaw foi preso atrás de um escudo e exposto ao maciço explosão. Antes de ser finalmente morto, ele pôde agradecer a Tropa dos Lanternas Verdes por sua misericórdia em acabar com sua vida. Uma pequena fração do cadáver de Henshaw foi encontrada após a explosão. Os Caçadores Cósmicos confirmaram que ele havia perecido, mas ficaram confusos sem sua liderança. Buscando a liderança "programação" de seu grande mestre, os Caçadores Cósmicos investiram uma enorme quantidade de energia no Superciborgue, e ele experimentou mais uma ressurreição, chorando quando percebeu que estava vivo novamente.[19]

Revolta dos Lanternas Alfas

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Reinado de Apocalypse

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Poderes

  • Consciência Eletrônica: Uma vez que ele é, no núcleo, um ser de energia, Henshaw é extremamente difícil de destruir permanentemente, como ele pode transferir sua consciência eletrônica em qualquer máquina próxima. A distância máxima dessa transferência é desconhecida, embora Henshaw tenha conseguido de alguma forma transmitir sua mente do corpo do "Superman Cyborg" na Terra para o dispositivo de rastreamento anexado ao Doomsday, seguindo o Reinado dos Super-Homens.
  • Tecnomofobia: Ao contrário da maioria dos caminhos tecnológicos, ele não apenas os comanda, ele os incorpora a si mesmo e a tecnologia próxima se torna uma extensão de si mesmo. Ele pode tomar qualquer máquina e, uma vez que é uma parte dele, ele pode transformá-lo em qualquer coisa que sua mente pode imaginar, e graças ao tempo gasto viajando através de muitos universos, ele pode imaginar muito. Entre outras habilidades, Henshaw pode animar máquinas, construir qualquer dispositivo tecnológico, controlar qualquer sistema mecânico (durante o Reinado do Superman, o Cyborg brevemente "possuído" armadura de aço) e alterar a forma dos componentes mecânicos de seus "corpos" (mais freqüentemente Mudando uma ou ambas as mãos em várias armas de energia).
  • Fisiologia Kryptoniana Cibernética: Graças às suas interações com a matriz de parto de Superman, o Cyborg possui conhecimento do código genético Kryptoniano de Superman e da tecnologia Kryptoniana. Esta informação permite ao Henshaw construir corpos com porções orgânicas que são geneticamente idênticas ao Superman e componentes mecânicos construídos a partir de ligas Kryptonianas. Usando o código genético de Superman dá ao Cyborg acesso a todos os poderes de Superman, incluindo super força, velocidade, invulnerabilidade e sentidos.
    • Força Sobre-Humana: Os limites exatos da força do Superman Ciborgue são desconhecidos, mas ele tem sido mostrado como capaz de ser muito mais forte do que Mongul, e foi conhecido por combinar forças com Superman.
    • Invulnerabilidade: Seu corpo é quase invulnerável devido à sua estrutura superhumanly denso celular e anatômica, bem como a sua aura radiológica bio-elétrica.
    • Resistência Sobre-Humana: Ele tem a capacidade de manter ações físicas contínuas por um período indefinido.
    • Vôo: Ele é capaz de manipular partículas gravitônicas para desafiar as forças da gravidade e alcançar a fuga. Isso varia de pairando para mover-se em qualquer postura, em qualquer direção.
    • Velocidade Sobre-Humana: Ele não é tão rápido quanto o Flash, mas pode alcançar mais rápido do que a velocidade da luz sob seu próprio poder no espaço.
    • Super-Sopro: Ele é capaz de criar ventos de força de furacão exalando o ar de seus pulmões. Ele pode resfriar o ar enquanto deixa seus pulmões para congelar alvos. Ele também pode reverter o processo para puxar grandes volumes de ar ou vapor para seus pulmões.
    • Super Audiação: Sua audição é sensível o suficiente para ouvir qualquer som em qualquer volume ou afinação. Com habilidade e concentração, ele pode bloquear sons ambientais para se concentrar em uma determinada fonte ou freqüência.
    • Sentidos Aprimorados: Ele também possui um arranjo sensorial superior de capacidades visuais microscópicas, telescópicas, infravermelhas e ultravioletas. Ele é capaz de ver todo o espectro. Microscópico, químico, raios-x, auditivo, ultra-sônico, magnético, fotônico, etc.
    • Visão de Calor: Ele pode, como um ato consciente, disparar feixes de calor intenso em um alvo, olhando para ele. Ele pode variar o calor ea área afetada.

      Habilidades

  • Intelecto de Nível Gênio: Henshaw mostrou inteligência avançada e habilidades computacionais; Sua mente trabalha agudamente e com extrema velocidade. Seus poderes analíticos são impressionantes - ele é capaz de usar seus sentidos para ler informações diretamente de máquinas (e, com o uso cuidadoso de sua visão de calor, ele pode até mesmo reprogramar máquinas).

    Fraquezas

  • Vulnerabilidade a Kryptonita

Armas

  • Cyborg Superman também é conhecido como o Grão-Mestre dos Caçadores Cósmicos, Arauto do Anti-Monitor e Alfa-Primordial dos Lanternas Alfas.
  • O grupo de astronautas do qual Henshaw participou poderia ser considerado um pastiche do Quarteto Fantástico, pois cada um deles ganhava poderes semelhantes de maneira semelhante; Henshaw foi o único que não tinha poderes semelhantes para qualquer membro dos quatro.

Notas de Rodapé

Villains-secret-files
Vilão(ões) do Superman
DC Rebirth Logo

Predefinição:Vilão do Aço

Sinestro Corps 01
Yellow Lantern DC logo
Membro da Tropa Sinestro
Este personagem é ou era membro da Tropa Sinestro, escolhido por Sinestro para contrariar a Tropa dos Lanternas Verdes e espalhar o medo em todo o seu setor com um Anel de Poder.

Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Membros da Tropa Sinestro."

Sinestro Corps 01
Green Lantern DC logo
Vilão(ões) do Lanterna Verde
Este personagem é ou foi principalmente um inimigo do Lanterna Verde da Terra, ou da Tropa dos Lanternas Verdes as como um todo. Esta predefinição categorizará os artigos que o incluem na categoria "Vilões do Lanterna Verde."