Após extensa pesquisa, uma coalizão de super-cientistas Dominadores e seus aliados bélicos Khúndios determinam que a humanidade representa uma ameaça para o resto do universo. Embora a maioria das outras espécies alienígenas sejam bastante consistentes e previsíveis, a quantidade de diversid

Invasão! (em inglês Invasion!) foi um grande evento crossover no Universo DC publicado em 1989, escrito por Keith Giffen. Ele apresenta uma enorme Aliança Alienígena liderada pelos Dominadores e Khúndios com a intenção de destruir toda a humanidade para destruir todos os Meta-Humanos. Esse ataque total aos super-heróis levou a uma guerra que consumiu o mundo inteiro e ramificações em todo o universo. A história foi publicada principalmente em três principais edições, com tie-ins aparecendo em todos os títulos mensais regulares na época.

Historia

Após extensa pesquisa, uma coalizão de super-cientistas Dominadores e seus aliados bélicos Khúndios determinam que a humanidade representa uma ameaça para o resto do universo. Embora a maioria das outras espécies alienígenas sejam bastante consistentes e previsíveis, a quantidade de diversidade genética presente na raça humana tornou-as muito poderosas para permitir a existência continuada. Há uma cadeia no DNA humano chamada meta-gene que lhes permite desenvolver poderes extraordinários sob pressão e se tornam super-heróis, cuja presença deve ser erradicada antes que se torne imparável. Uma Aliança Alienígena é formada a partir de muitas civilizações proeminentes em vários mundos, todos os quais concordam que a ameaça meta-humano deve ser eliminada. Dissidentes são presos em um grande Starlag. Reunindo uma frota de centenas de naves de guerra, a Aliança viaja para a Terra e deixa sua mensagem clara em uma grande invasão. Todos os super-heróis devem ser entregues a eles pacificamente, ou às nações do mundo serão completamente destruídas na luta para levá-los à força. Representantes das Nações Unidas de todo o mundo se reúnem para deliberar sobre a Crise, e nunca concordaram tão fortemente ou falaram com uma voz tão singular. Eles dizem aos alienígenas para caírem mortos.[1]

No Primeiro Ataque, a guerra se espalha pelo mundo enquanto heróis e vilões lutam para proteger sua pátria. Enfrentando o genocídio global, muitos dos guerreiros são forçados a uma arena de combate mais séria e mortal do que nunca. Finalmente, uma cúpula é realizada coordenando as forças sobre-humanas da Terra. Capitão Átomo é o comandante de todas as forças meta-humanas, Amanda Waller é responsável pela inteligência e coordenação de super-vilões, Wade Eiling é colocado no comando dos militares e Maxwell Lord atua como ligação oficial para Liga da Justiça Internacional. As marés giram em favor dos heróis, já que este ponto de reunião os faz organizados o suficiente para começar a chutar bundas e bater onde dói. Tumultos em Starlag liderados por Vril Dox e os Ômega Men derruba os guardas ao custo de muitas baixas. Percebendo que estão do lado errado da guerra, os Daxamitas, se aliam ao comando da Terra e ligar seus colaboradores, levando a uma vitória completa. É um dia de grande triunfo para o nosso planeta, pois pela primeira vez as muitas nações do mundo foram capazes de colocar de lado suas diferenças e se unir contra uma ameaça externa.[2]

Impacto

Explicação do Meta-Gene

O maior efeito que Invasão! teve no Universo DC foi a introdução do conceito de meta-humanos. Há um traço genético que permite o desenvolvimento de superpoderes caso algo o ative. Essa explicação para por que tantas pessoas são imbuídas de superpoderes é agora comum, usada para muitos personagens tanto o bem quanto o mal. Tornou-se a explicação padrão. Isso também levou a uma boa dose de histórias de origem retconadas. Muitos personagens foram encontrados por possuir o meta-gene desde então, o que muitas vezes adiciona uma camada de credibilidade a histórias de origem duvidosa, mesmo para histórias em quadrinhos. Por exemplo, o Flash supostamente ganhou poderes quando foi atingido por produtos químicos e um raio. Origens revisadas indicariam que esses produtos químicos não lhe deram suas habilidades, mas sim o ajudaram a desbloquear poderes recessivos que já estavam lá.

As colonizações do mundo do Valor

Outro enorme retcon é estabelecido para a Legião dos Super-Heróis. As muitas raças que compõem os Planetas Unidos são muitas vezes criticadas como sendo muito humanas para evitar uma visão realista da diversidade alienígena. Apesar do fato de que eles deveriam ser espécies diferentes, quase todos eles se parecem e agem exatamente como os humanos, mas com a adição de uma única superpotência. É revelado que isso é porque todos eles são descendentes de humanos. Alguns meses após a Crise, Valor descobre que os dominadores ainda estão sequestrando humanos e realizando experimentos. Depois de resgatar uma grande população de meta-humanos, eles decidem que o melhor caminho seria sair e colonizar os Planetas Tampão entre Terra e Espaço Dominador. Como tal, um grande número de pessoas com poderes de gelo constroem novas casas em Tharr, futuro lar do Polar, e assim por diante. Muitos alienígenas na época da Legião são realmente meta-humanos depois de um milênio de reprodução, o que explica muito.[3]

A Patrulha do Destino foi reiniciada pela crise. Grant Morrison estava chegando ao título em andamento e o escritor anterior Paul Kupperberg concordou em trazer a formação para apenas os personagens que ele queria usar. Muitos dos colegas de equipe existentes tiveram que ser livrados. Celsius morreu na luta, Karma foi deixado pouco antes de evitar o encarceramento, Lodestone entrou em coma, Mulher-Negativa perdeu seus poderes e Scott Fischer sucumbe ao seu câncer. A série de Morrison começa no rescaldo imediato com o enredo Rastejando dos Destroços, e passaria a ser considerado um dos melhores da história da equipe. [4]

A L.E.G.I.Ã.O. foi renascida inteiramente da invasão. O personagem da Era de Prata, Brainiac 2[5] foi tirado da obscuridade e atualizado como um adulto. Ele se junta a uma série de outros prisioneiros de Starlag, incluindo o Durlaniano, Garryn Bek, Lyrissa Mallor e Estratos para formar uma força policial intergaláctica. Essa equipe tem muitas conexões com a futuro Legião dos Super-Heróis pela linhagem e pelo tema.

Blasters foram outra equipe especificamente projetada para sair da história. Um grupo de meta-humanos de todo o mundo reunidos por origens comuns... a luva da morte usada para pesquisa pelos Dominadores. Eles incluíram Crackpot, Demônio do Pó, Frag, Jolt, Looking Glass e o velho companheiro de Liga da Justiça, Snapper Carr . Eles formaram sua própria equipe que iria para outras aventuras e também pegou um alienígena chamado Churljenkins que se tornou namorada de Snapper, um dominador desonesto chamado Gunther e a mãe super protetora do Demônio do Pó, Sra. Levy.[6]

Falecidos

Edições

Prelúdio

O lead-in de Invasão! foi provocado em uma série de edições antes da minissérie ser lançada, preparando o palco para o crossover, mas não necessário para seguir a trama. Essas questões não tinham o logotipo Invasão! na capa.

Edições Principais

O enredo principal foi contado ao longo da minissérie homônima Invasão! que consistia em três edições cada uma delas com 80 páginas. Isso fornece a espinha dorsal para o evento com todos os pontos importantes da trama e pode ser lido sozinho em sua totalidade para entender a história. Os crossovers funcionam como uma visão mais aprofundada da história, fornecendo um olhar mais detalhado sobre as ações dos personagens e equipes individuais durante a Crise. As histórias de tie-in foram divididas em Primeiro Ataque e Consequências.

Primeiro Ataque

Após a invasão física real que ocorreu após a primeira edição, essas histórias estritamente ocorreram entre Crise dos Meta-Humanos e Crise dos Meta-Humanos, fornecendo um olhar sobre como heróis ao redor do mundo estavam lidando com a Aliança Alienígena individualmente e em pequenos grupos antes de realmente se organizarem. Estas são as histórias pelas quais o evento é conhecido, apresentando a própria guerra. A maioria termina com o cessar-fogo e a cúpula do super-herói.

Primeiro Ataque

Na ordem de leitura apresentada na parte de trás de cada edição principal:

Consequências

Essas edições ocorrem entre Crise dos Meta-Humanos e Crise dos Meta-Humanos lidando com as consequências da batalha principal contra os alienígenas. Embora os heróis tivessem feito recentemente sua vitória, que parecia final na época... eles ainda enfrentariam os últimos esforços de vala da Bomba Genética, destinadas a dizimá-los completamente. Os tie-ins esclareceram pontas soltas no enredo antes de passar para a conclusão do evento nas questões centrais. Curiosamente, eles ainda acontecem logo após o meio técnico da história.

Arquivo:Adventures of Superman Vol 1 450.jpg

Consequências

Epilogues

Apetrechos

Itens: Nenhum conhecido.
Veículos: Nenhum conhecido.
Armas:

Notas

  • Sem notas especiais.

Curiosidades

Leitura Recomendada

Links e Referências

Predefinição:Invasão