Wiki DC Comics
Advertisement
Wiki DC Comics
3 658
páginas

Quote1.png Marte já teve crime... séculos atrás! Até a Grande Evolução, tínhamos homens maus que caçavam o bem. Mas nossa ciência iluminada tornou todo crime obsoleto! Quote2.png
Caçador de Marte fnt

J'onn J'onzz é o Caçador de Marte, um policial de Marte que se tornou detetive da polícia e super-herói depois de ficar abandonado na Terra. Ele é membro fundador da Liga da Justiça.

Em Marte, quando eclodiu uma guerra racial entre os marcianos de pele verde e os de pele branca, J'onn J'onzz, um dos principais cidadãos de seu mundo natal foi colocado no comando do exército. Tendo sido derrotado pelo líder marciano branco, Benn Blanx, J'onn foi banido do deserto por treze anos. Durante o primeiro ano, no planeta Terra, um possível cientista chamado Dr. Mark Erdel construiu uma máquina transmissora. Procurando fazer contato com a vida extraterrestre, ele apontou seu dispositivo para a vizinhança de Marte e o ativou. O feixe do transmissor atravessou o espaço e o tempo e levou J'onn de volta ao laboratório de Erdel. Quando J'onn se transformou em uma forma humana, Erdel ficou chocado e sofreu um ataque cardíaco que o matou. Quando ele estava morrendo, Erdel pediu perdão a J'onn por torná-lo um prisioneiro da Terra.[5]

Como ele aparece pela primeira vez a Erdel

J'onn foi capaz de usar seus poderes para se encaixar na sociedade humana. Ele adotou uma aparência humana e se chamou "John Jones". Ele se tornou um detetive da polícia na cidade de Middleton.[5] Por um longo tempo, ele trabalhou como policial enquanto secretamente usava seus poderes alienígenas para resolver casos e ajudar pessoas.

Algum tempo depois, a existência do Caçador de Marte foi acidentalmente revelada. A partir daí, J'onn parou de esconder seus feitos de super-herói do mundo, mas manteve sua dupla identidade como John Jones em segredo. Foi nessa época que ele começou a aparecer publicamente em sua forma humanóide de pele verde.[6]

Posteriormente, ele adquiriu a policial Diane Meade como parceira[7] e um animal de estimação Zook que o ajudou a resolver casos.[8]

Em fevereiro de 1959, um pânico é gerado pela revelação da presença de marcianos (especificamente de J'onzz e seu inimigo, comandante Blanx e seus seguidores) na Terra. Incapaz de lidar com a situação sozinho, o Flash, convocou heróis mais experientes, que seriam um embrião da Liga da Justiça. [9] Um ano depois, J'onn J'onzz foi um dos membros fundadores da (oficial) Liga da Justiça da América.[10]

A carreira de J'onn como detetive policial foi encerrada pelo Chefe Ídolo de Diabolu. Esta estátua do mal expulsou uma nuvem mortal. John Jones salvou uma criança da nuvem, mas ao fazê-lo, ela foi tragada por ela. Seus colegas policiais acreditavam que ele devia ter morrido. J'onn aproveitou isso como uma oportunidade para abandonar sua vida dupla. Ele permitiu que o departamento de polícia (até Diane Meade) acreditasse que ele havia morrido e, como Caçador de Marte, ele até assistiu ao seu próprio funeral.[11]

Depois disso, J'onn J'onzz e Zook começaram uma missão para combater o Chefe Ídolo de Diabolu, que eles finalmente conseguiram destruir.[12]

J'onn então assumiu brevemente o pseudônimo "Marco Xavier" para se infiltrar no cartel internacional do crime conhecido como ABUTRE.[13]

J'onn serviu como membro regular da Liga da Justiça da América. No entanto, quando um grupo de marcianos maus liderados pelo general Blanx destruiu a superfície de Marte, forçando todos os bons marcianos a fugir em um foguete, J'onn os acompanhou ao espaço para colonizar um novo mundo, deixando a Liga da Justiça.[14] Este novo mundo, conhecido como Nova Marte ou Marte II, é o quarto planeta do sol do sistema estelar Cygnus.

Nos anos seguintes, J'onn raramente era visto, mas ocasionalmente aparecia para ajudar a LJA. Eventualmente, ele retornou a LJA em tempo integral.[15] Quando seu próprio povo tentou invadir a Terra, J'onn se rebelou contra eles e preferiu permanecer na Liga da Justiça na Terra.

Quando a Liga da Justiça da América original se desfez, J'onn tornou-se membro da nova "Liga da Justiça Detroit".[16]

Após a Crise nas Infinitas Terras, vários detalhes importantes sobre a história de J'onn J'onzz foram alterados, alterando retroativamente o rumo de sua carreira até esse ponto.

Poderes

  • Fisiologia Marciana: O Caçador de Marte foi descrito como "o canivete suíço de super-heróis". Ele possui muitos dos poderes do Superman. Seus poderes vêm de sua fisiologia marciana.
    • Poderes camaleões: Indiscutivelmente, um dos poderes mais incríveis possuídos pelo Caçador de Homens é a capacidade de mudar de forma. Ele é capaz de literalmente controlar a estrutura molecular de seu corpo e manipulá-la da forma que desejar. Ele pode formar roupas e armas com partes que não se movem ou que não funcionam. Não parece haver nenhum limite para o número de pessoas que o Caçador de Habilidades pode imitar e representou o dobro de muitas pessoas famosas. Ele também é capaz de mudar de cor e se transformar em objetos.[17] J'onn já foi capaz de imitar a aparência do Super-Homem e todos os seus poderes (e se tornar invulnerável ao fogo!) - mas uma exposição à Kriptonita Dourada eliminou essa habilidade.[18]
    • Invisibilidade
    • Fasear: O Caçador de Marte pode passar pela matéria sólida.[19]
    • Durabilidade Sobre-Humana
    • Força Sobre-Humana: Embora não seja tão forte quanto o Super-Homem, Caçador de Marte é capaz de machucá-lo em combate corpo a corpo.[20]
    • Resistência Sobre-Humana
    • Vôo
    • Velocidade Sobre-Humana
    • Super Audição
    • Super-Sopro[10]
    • Sentidos Aprimorados
      • Visão Marciana: A natureza real desse poder parece variar dependendo dos relatórios. Foi visto como um raio de força, dirigido pelos olhos do Caçador, causando danos consideráveis. Também foi visto causar objetos inflamáveis pegando fogo. J'onn pode usar sua visão marciana para ver pessoas e objetos que são invisíveis para os outros. Por exemplo, no primeiro encontro, o poder de J'onn permitiu que ele visse a capacidade de camuflagem metahumana do passado Cigana; outros efeitos são, atualmente, desconhecidos.
    • Telepatia: O Caçador de Marte é capaz de ler mentes e se comunicar telepaticamente com os outros.
    • Telecinese: J'onn possui a capacidade de mover objetos com sua mente, que ele descreveu como "hipnose molecular" e "mente marciana sobre a matéria".[23]
    • Precognição: Em algumas de suas primeiras aventuras, o Caçador de Marte possuía a capacidade de enxergar o futuro próximo.[23]

Habilidades

Fraquezas

  • Vulnerabilidade a Fogo: O Caçador de Marte tem um medo psicossomático do fogo. A exposição ao fogo faz com que ele perca seus poderes e o machuque.
  • Limitação de Poder: O uso da Invisibilidade desativa temporariamente todos os seus outros poderes.
  • Esta versão de J'onn J'onzz, incluindo toda a história e aparições correspondentes, foi apagada da existência após o colapso do Multiverso original na série limitada Crise nas Infinitas Terras, de 1985–86. Mesmo que as versões do personagem possam ter aparecido desde então, essas informações não se aplicam a essas versões.
  • Na continuidade Terra-Um, o Caçador de Marte deixou seu mandato com a Liga da Justiça da América em Liga da Justiça da América #71 e não retornou oficialmente ao status ativo até a reforma da Liga em Liga da Justiça da América Anual #2. No entanto, a continuidade Pós-crise reinseriu J'onn como membro ativo da Liga durante todo o período da primeira iteração da LJA.

  • Em suas primeiras aparições, de 1955 a 1959, o Caçador de Marte foi atraído completamente sem pelos, com uma testa "de sobrancelha" e olhos sombreados. Mas durante a maior parte da Idade da Prata, ele foi atraído menos como um alienígena e mais como um humano com pele verde, com olhos humanos comuns e sobrancelhas escuras. Esse olhar humanizado durou vários anos, até o final da década de 1970, quando ele voltou à sua aparência original de besouro.
  • Casa dos Segredos (Volume 1)

Relacionado

Notas de rodapés

  1. Casa dos Mistérios #160
  2. Detective Comics #287
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Quem é Quem: O Diretório Definitivo do Universo DC #14
  4. levando em consideração que a última encarnação da Liga da Justiça na Pré-Crise foi a Liga da Justiça Detroit.
  5. 5,0 5,1 Detective Comics #225
  6. Detective Comics #273
  7. Detective Comics #275
  8. Detective Comics #311
  9. Liga da Justiça da América #144
  10. 10,0 10,1 Liga da Justiça da América #9
  11. Detective Comics #326. Este foi o fim da série Caçador de Marte em Detective Comics, que durou de #225 (novembro de 1955) a #326 (abril de 1964). Depois disso, a série mudou-se para Casa dos Mistérios.
  12. Casa dos Mistérios #143-158
  13. Casa dos Mistérios #160-173
  14. Liga da Justiça da América #71
  15. Liga da Justiça da América #177
  16. Liga da Justiça da América Anual #2
  17. Liga da Justiça da América #42
  18. Flash #175
  19. Crise nas Infinitas Terras #10
  20. 20,0 20,1 DC Comics Apresenta #27
  21. Liga da Justiça da América #22
  22. Liga da Justiça da América #200
  23. 23,0 23,1 Detective Comics #226

Justice League 0002.jpg
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo.png

Advertisement