FANDOM

   Jack Kirby (nasceu em 28 de Agosto de 1917 – morreu em 6 de Fevereiro de 1994) era

História Pessoal

Jack "O Rei" Kirby (nome de nascimento Jacob Kurtzberg; 28 de agosto de 1917 - 6 de fevereiro de 1994) foi um dos criadores de quadrinhos mais pioneiros de todos os tempos. Proficiente em todas as etapas do processo de criação, ele foi responsável por criar dezenas de personagens únicos para a Marvel e a DC Comics. Uma das contribuições mais duradouras de Kirby é a mitologia dos Novos Deuses (comumente referida como o Quarto Mundo).

Kirby nasceu de imigrantes judeus austríacos. Ele desenvolveu um interesse em desenhar desde tenra idade. Ele era principalmente autodidata como artista, tendo começado estudando obras de jornal de artistas de quadrinhos e cartunistas políticos. Ele citou entre suas principais influências os artistas de quadrinhos Milton Caniff (1907-1988), Hal Foster (1892-1982) e Alex Raymond (1909-1956), que foram todos pioneiros no gênero de aventura em quadrinhos. Seu nome profissional "Jack Kirby" foi possivelmente escolhido em referência a Rollin Kirby (1875-1952), um influente cartunista político que ganhou três prêmios Pulitzer na década de 1920.

Kirby, de 14 anos, se matriculou no Pratt Institute, uma escola de prestígio para ilustradores, mas desistiu mais cedo. Segundo Kirby, sua filosofia pessoal não concordava com a da escola. Ele estava interessado em produzir quantidades de obras de arte em ritmo acelerado e "fazer as coisas", enquanto o Instituto ensinava os alunos a dedicar grandes quantidades de tempo a uma única peça de arte. Veja também a biografia de Jack Kirby na Marvel Wikia.

Histórico Profissional

Início de carreira

Depois de publicar alguns trabalhos em artistas para artistas amadores, Kirby entrou no mundo dos cartuns profissionais em 1936. Ele foi contratado pelo Lincoln Newspaper Syndicate para trabalhar em histórias em quadrinhos e desenhos animados. Ele ficou lá até 1939. Ele então se juntou brevemente ao campo da animação e foi contratado pelo Fleischer Studios. Ele trabalhou como intermediário em curtas animadas, desenhando quadros intermediários entre duas imagens para dar a aparência de que a primeira imagem evolui suavemente para a segunda imagem. Ele saiu depois de um curto período, sentindo-se insatisfeito com as condições de fábrica da Fleischer.

No final da década de 1930 e início da década de 1940, o meio de quadrinhos estava decolando e havia muitas posições disponíveis para escritores e artistas interessados ​​em trabalhar nesse meio. Kirby logo se juntou à equipe do Eisner e Iger Studio, trabalhando sob os co-fundadores Will Eisner e Jerry Iger. O Studio era uma das várias empresas pioneiras, chamadas empacotadoras, que vendiam histórias em quadrinhos e obras de arte completas para as novas editoras da época. Sob vários pseudônimos, Kirby contribuiu com obras de arte para séries de vários gêneros, incluindo humor, ficção científica, fanfarrões e westerns.

O Eisner e o Iger Studio se dissolveram por razões incertas em 1940. Naquela época, as editoras de quadrinhos começaram a contratar escritores e artistas diretamente, em vez de simplesmente comprar histórias. Kirby encontrou trabalho em um dos editores da época, Fox Features Syndicate. As primeiras histórias de super-heróis de Kirby foram histórias de Besouro Azul. Ele não foi creditado como artista, o crédito foi para o inexistente "Charles Nicholas".

Enquanto trabalhava na Fox, Kirby conheceu Joe Simon. Simon estava produzindo histórias para várias editoras e havia recentemente criado um super-herói chamado Raio Azul para a Novelty Press. Ele procurava um parceiro para trabalhar na segunda edição de "Raio Azul" e ficou bastante impressionado com o trabalho de Kirby para oferecer a ele a parceria. Kirby aceitou e a dupla acabou trabalhando juntos pelas décadas seguintes.

Simon logo foi contratado como editor da Timely Comics (mais tarde renomeado para Marvel Comics) e também estava interessado em contribuir com histórias. Ele teve a idéia de um novo super-herói patriótico e conseguiu convencer o editor da Timely, Martin Goodman, de que o novo herói funcionaria como a estrela de uma história em quadrinhos solo. Isso era raro na época, já que a maioria dos personagens de quadrinhos era apresentada em títulos de antologia. Depois de garantir uma editora, Simon pediu a Kirby para se juntar a ele no trabalho no personagem. O novo personagem foi chamado Capitão América e estreou em 1941. Apesar das fortes semelhanças com um personagem anterior da MLJ Comics chamado O Escudo, o Capitão América se tornou o mais bem-sucedido dos dois. os personagens e as duas primeiras edições de seu título foram os mais vendidos do meio dos quadrinhos. Isso ajudou a estabelecer co-criadores Simon e Kirby entre os criadores de quadrinhos mais famosos da época.

Apesar do sucesso comercial do Capitão América, Kirby não recebeu mais do que o artista de quadrinhos da época: 75 dólares por semana. Ele e Simon continuaram trabalhando na série Capitão América até a edição 10, enquanto secretamente negociavam um acordo com outra editora. Uma encarnação inicial da DC Comics estava oferecendo a eles um salário semanal combinado de 500 dólares se eles trocassem de editor. A troca foi formalizada em 1942.

DC Comics

No começo, DC não sabia ao certo qual trabalho atribuir a Simon e Kirby. Depois de algumas tarefas menores, eles foram convidados a contribuir com suas próprias idéias de histórias. A dupla logo assumiu a já estabelecido Sonho, apresentada em Adventure Comics e reformulou o personagem. Eles também criaram uma nova versão do Caçador, desta vez como um super-herói. Kirby e Simon queriam nomear o personagem "Rick Nelson", mas o editor mudou o nome para "Paul Kirk", essencialmente nomeando-o após um personagem anterior chamado Paul Kirk, o Caçador .

Simon e Kirby encontraram mais sucesso com uma ideia não-super-herói. Eles criaram o Boy Commandos, uma combinação do conceito de "gangue de crianças" que já foi estabelecido nos quadrinhos com um cenário de guerra então moderno. O Commandos logo se tornou uma das séries DC mais populares de sua época, graduou-se em seu próprio título e vendeu "mais de um milhão de cópias por mês". No auge, os comandos eram os terceiros personagens mais vendidos pela DC em seu estábulo. Apenas Super-Homem e Batman realmente venderam mais.

Além do Comando Juvenil, Simon e Kirby co-criaram outra "gangue infantil" para a DC: a Legião Jovem. Embora nunca sejam tão populares quanto os Commandos, eles se tornaram os personagens principais de Star-Spangled Comics e foram considerados um sucesso por si só.

Atividades de guerra

A carreira em quadrinhos de Kirby teve que ser interrompida em 1943, quando ele foi convocado para o Exército dos Estados Unidos. Embora nunca tenha participado de nenhuma grande batalha, ele foi destacado no teatro europeu da Segunda Guerra Mundial em 1944. Após a invasão da Normandia, Kirby foi encarregado de desenhar mapas de reconhecimento e imagens de áreas que o Exército estava pensando em ocupar. Ele era efetivamente um escoteiro militar e um agente de reconhecimento, e seu trabalho o colocou em risco. Um caso de congelamento severo no inverno de 1944-1945 resultou em sua hospitalização. Havia medo de que seus pés tivessem que ser amputados para que ele sobrevivesse, embora ele conseguisse se recuperar sem a amputação necessária. Ele foi dispensado do Exército em julho de 1945, tendo recebido medalhas por seu serviço.

Carreira pós-guerra

Após sua dispensa do Exército, Kirby se reuniu com Simon. Simon passara a maior parte da Guerra servindo na Guarda Costeira dos Estados Unidos. Ambos estavam procurando uma maneira de voltar ao trabalho em quadrinhos, embora seus antigos empregos na DC tivessem sido ocupados por outros criadores. Eles passam os próximos anos trabalhando na Harvey Comics. Para Harvey, a dupla criou alguns personagens originais, como os super-heróis Stuntman (1946) e Captain 3-D (1953). No entanto, esses personagens não eram tão populares quanto suas criações anteriores.

Além de seu trabalho relativamente estável para Harvey, Simon e Kirby trabalharam como freelancers para outras editoras. Seus empregadores da época incluíam editoras como Crestwood Publications e Hillman Periodicals. Para Crestwood, Simon e Kirby criaram um de seus maiores sucessos: Young Romance, o primeiro dos quadrinhos de romance. Na época, os gêneros tradicionais de quadrinhos, como super-heróis, estavam em declínio e os editores e criadores procuravam novas idéias. Simon e Kirby notaram que as revistas de romance da década de 1940 vendiam bem e tinham a idéia de adaptar o gênero às histórias em quadrinhos. Funcionou muito melhor do que o esperado. Romance Jovem e sua série spin-off Amor Jovem continuaram vendendo milhões de cópias por anos.

Devido à mentalidade "siga o líder" dos editores de quadrinhos da época, outros editores logo publicaram seus próprios quadrinhos de romance. Embora poucos tenham conseguido competir com sucesso com os Simon e Kirby, criaram títulos que eram considerados melhores em qualidade do que a maioria de seus imitadores. O sucesso teve um efeito na vida da dupla. Simon e Kirby haviam negociado um contrato que lhes rendeu uma grande porcentagem dos lucros. Kirby ganhou mais dinheiro do que nunca e conseguiu comprar uma nova casa para sua família.

Década de 1950

Em 1953-1954, Simon e Kirby ficaram irritados ao descobrir que a Atlas Comics (o nome atual da Marvel Comics) estava revivendo o Capitão América. Eles nunca pediram qualquer contribuição de Simon e Kirby para fazer isso, nem se ofereceram para recontratá-los. Buscando uma maneira de superar sua antiga criação, a dupla criou um novo super-herói chamado Fighting American (1954) para a Crestwood Publications. Inicialmente concebida como uma séria abordagem dos anos 1950 ao antigo conceito de herói patriótico, a série Fighting American logo se tornou amplamente satírica. Ele nunca vendeu bem e não durou muito, embora tenha deixado uma marca suficiente no meio dos quadrinhos para ser constantemente reimpresso e ocasionalmente revivido de um número relativamente alto de editores.

No final de 1953-1954, Simon e Kirby fundaram sua própria editora de quadrinhos: a Mainline Publications. Na época, a indústria de quadrinhos estava sob ataque do psiquiatra Fredric Wertham (1895-1981) e do político Estes Kefauver (1903-1963). Muitos dos editores mais antigos de quadrinhos foram afetados pela controvérsia e a conseqüente queda nas vendas, saindo do negócio ou reduzindo sua produção. Ainda havia uma alta demanda por novos materiais, e a Mainline Publications esperava preencher o vazio deixado pelo desaparecimento dos editores mais antigos.

Os planos de Simon e Kirby para a empresa se mostraram muito otimistas. Eles publicaram apenas quatro títulos, todos em gêneros estabelecidos. Eles eram "Bullseye: Western Scout" (um ocidental), "Foxhole" (um quadrinho de guerra), "In Love" (um quadrinho de romance) e "Police Trap" (um quadrinho de crime). Nenhum deles teve grande sucesso nas vendas, mas foram notados por Wertham, que os usou como exibições da "imundície" dos quadrinhos. Ao mesmo tempo, Simon e Kirby entraram em uma complexa batalha jurídica com a Crestwood Publications. Eles alegaram que o ex-empregador lhes devia pelo menos 130.000 dólares, mas o caso foi resolvido fora dos tribunais com o pagamento de apenas 10.000 dólares. Não foi suficiente para resolver problemas financeiros em andamento para as publicações principais, encerradas em 1956.

A parceria de Simon e Kirby não sobreviveu ao desaparecimento de sua empresa. Simon estava pensando em deixar o meio dos quadrinhos e procurar emprego como artista publicitário, mas Kirby queria continuar trabalhando em seu meio original. Eles se separaram amigavelmente. Vários dos materiais não publicados da Mainline Publications foram vendidos para a Charlton Comics. Kirby ficou com uma ideia não utilizada para uma nova equipe de aventureiros. Ele continuaria desenvolvendo a idéia no ano seguinte e, eventualmente, a venderia para a DC Comics. Foi a encarnação mais antiga dos Desafiadores do Desconhecido, embora Kirby não tenha ficado na DC por tempo suficiente para desenvolvê-lo.

De 1956 a 1958, Kirby estava produzindo trabalhos freelance para a DC Comics e a Atlas Comics (Marvel Comics), principalmente como escritor e desenhista, e ocasionalmente como tinteiro. Ele contribuiu com histórias para personagens como o Arqueiro Verde e a Garra Amarela, embora ele não tenha criado nenhum personagem importante. Sua opinião sobre o Arqueiro Verde foi considerada controversa, pois Kirby incluiu mais temas de ficção científica nas histórias e estava tentando reformular o personagem. O co-criador de Green Arrow Mort Weisinger teria odiado o conceito de Kirby para o personagem.

Além dos quadrinhos, Kirby co-criou uma história em quadrinhos chamada "Sky Masters of the Space Force" (1958). Era uma história em quadrinhos de ficção científica ambientada no futuro próximo. Foi um golpe pequeno, mas levou Kirby a uma disputa legal com Jack Schiff, editor da DC. Schiff ajudou a colocar Kirby em contato com seus colaboradores na história em quadrinhos. Ele alegou que Kirby lhe devia uma parte dos lucros da tira. O assunto foi resolvido em tribunal e Schiff venceu o julgamento. Isso ajudou as relações severas de Kirby com a DC e, com o tempo, ele também saiu da história em quadrinhos.

No final de 1958, Kirby começou a produzir mais trabalhos para a Atlas Comics (Marvel Comics). Por várias razões, a Atlas havia perdido grande parte de seu pessoal criativo e era necessário que o restante da equipe aumentasse sua produtividade. Kirby decidiu que poderia usar algum dinheiro extra e começou a produzir arte em massa para a Atlas. Ele se tornou indiscutivelmente o artista mais prolífico da empresa, com suas obras aparecendo em quase todos os títulos em andamento. Sua produção mais lembrada dessa época envolvia histórias de antologia para a série de títulos de fantasia sobrenatural e ficção científica da Atlas. Eles foram sucessos menores de seu tempo e considerados clássicos por artistas e leitores posteriores da Marvel. A maioria de suas criações deveria ser de personagens únicos, mas alguns de seus personagens foram revividos e apareceram em vários trabalhos de outros criadores. Eles incluem personagens como Fin Fang Foom, Groot e Grottu.

Kirby ainda não trabalhava exclusivamente para a Atlas. Ele colaborou com Joe Simon para criar mais dois super-heróis para Archie Comics. Eles eram os Dragões (1959) e uma nova encarnação da Shield, chamada Lancelot Strong (1959). Ele também trabalhou na série de quadrinhos "Classics Illustrated" da The Gilberton Company, Inc. .

Década de 1960

Em 1961, o editor-chefe da Atlas/Marvel Stan Lee queria criar uma nova equipe de super-heróis para competir com a Liga da Justiça da América da DC, que estava acabando ser um sucesso. Ele decidiu colaborar com Kirby, reformulando o conceito básico dos Challengers em combinação das idéias de Lee para uma caracterização mais complexa, para criar a equipe, o resultado sendo o Quarteto Fantástico. Para a primeira história da nova equipe, Lee criou uma sinopse de como ele queria que a história fosse. Kirby então incorporou suas próprias idéias e desenhou toda a história. Então, Lee adicionou seu próprio diálogo à arte final e às legendas narrativas. A história final foi oferecida para mais tinta, coloração e eventual publicação. Este foi o chamado "Método Marvel" de produção de histórias, onde ambos os co-criadores tiveram considerável influência sobre o que estava sendo criado.

Nos anos posteriores, Kirby e Lee discutiram sobre quem era o verdadeiro criador do Quarteto Fantástico e a força motriz por trás da série. Ambos afirmaram ter apresentado a maioria dos conceitos e que seu colaborador apenas adicionou detalhes relativamente insignificantes. Vários historiadores de histórias em quadrinhos tentaram determinar qual versão era verdadeira, embora nenhuma evidência definitiva possa ser produzida. O historiador Mark Evanier, que escreveu uma biografia de Kirby, argumentou que nenhuma das duas versões era verdadeira. Ele argumentou que os dois homens eram colaboradores iguais e que o crédito pela série pertence a ambos.

O título do Quarteto Fantástico se tornou um sucesso comercial e Kirby foi seu principal artista nas primeiras 102 edições (novembro de 1961 a setembro de 1970). A Atlas / Marvel logo lançou uma nova linha de títulos, com Kirby servindo como artista para a maioria deles. Além de contribuir com obras de arte e enredos, Kirby foi convidado a treinar outros artistas da Marvel em como desenhar os personagens. Ele forneceu layouts "detalhados" e os outros artistas aprenderiam a desenhar com base neles. Em pouco tempo, o estilo de Kirby se tornara o novo estilo de casa da Marvel. Isso não impediu que seu estilo pessoal evoluísse mais ao incorporar novas técnicas de desenho e outros experimentos.

Nos anos 1960, Kirby criou ou co-criou centenas de personagens principais e secundários para a Marvel Comics. Entre suas principais criações estavam Doctor Doom (1962), Hulk (1962), Thor (1962), Homem de Ferro (1963), Magneto (1963), Uatu, o Observador (1963), os X-Men originais (1963), Inumanos (1965), Pantera Negra (1966), Ego, o Planeta Vivo (1966), Galactus (1966) e Surfista Prateado (1966). Para alguns deles, ele apenas contribuiu com suas histórias de estreia, para outras séries inteiras de histórias em destaque. Ele também ajudou a reviver personagens mais velhos, como Capitão América, Namor e Ka-Zar (que receberam um cenário e uma história completamente diferentes).

Novos Deuses

No início dos anos 1970, Kirby sentiu-se cada vez mais insatisfeito com sua relação de trabalho com a Marvel. Ele foi pago muito melhor do que antes, ganhando cerca de 35.000 dólares por ano. Mas ele sentiu que não recebeu o crédito adequado por suas próprias criações, que suas contribuições para o enredo eram quase não creditadas e que a Marvel estava ganhando muito mais dinheiro com os personagens que ele havia criado. Consequentemente, ele deixou a Marvel. Ele foi contratado pela DC Comics, como resultado de um acordo com o diretor editorial Carmine Infantino.

O contrato de Kirby com a DC, produzido em 1970, deu-lhe essencialmente um reinado livre como escritor e desenhista em qualquer título em que ele trabalhou. Ele logo trabalhou em quatro títulos interconectados. Eles eram o título já estabelecido (mas com poucas vendas) O Melhor Amigo do Superman, Jimmy Olsen (que não tinha ninguém designado para que Kirby pudesse assumi-lo sem que alguém perdesse o emprego) e os novos títulos Novos Deuses, Senhor Milagre e o Povo da Eternidade. O conceito dos títulos ficou conhecido como Quarto Mundo de Jack Kirby.

A idéia para os chamados Novos Deuses havia chegado a Kirby alguns anos antes, enquanto ele trabalhava na sub-série "Contos de Asgard" para o título "Thor" da Marvel. Ele queria produzir uma história sobre dois planetas em guerra entre si e o grande final seria o Ragnarok ("Crepúsculo dos Deuses"), a batalha que encerra os deuses no final da mitologia nórdica. A Marvel nunca permitiu que ele trabalhasse em uma história assim, DC por outro lado. Kirby surgiu com a idéia dos novos deuses nascidos da morte dos antigos. Ele logo desenvolveu uma mitologia inteiramente nova para suas criações, combinando idéias díspares de várias fontes. O escopo foi épico.

Kirby inicialmente pretendeu contar uma história finita sobre os Novos Deuses. Teria um começo, vários capítulos e uma conclusão definitiva. Mas os títulos inicialmente venderam muito bem e a DC argumentou contra a idéia, querendo que os contos continuassem indefinidamente. Kirby foi forçado a se comprometer e a história continuou, embora as vendas logo caíssem. "New Gods" e o povo Forever foram cancelados em 1972. O senhor Miracle continuou sob Kirby até 1974, embora as histórias se tornassem um pouco mais convencionais.

Embora a opinião de Kirby sobre os Novos Deuses e os personagens associados tenha sido considerada um pouco estranha para os quadrinhos tradicionais, a DC nunca perdeu completamente o interesse pelos personagens. Eles foram revividos por criadores posteriores, reutilizados por décadas, e alguns como Darkseid passaram a desempenhar papéis de destaque no multiverso mais amplo da DC. Enquanto isso, Kirby passou a trabalhar em outras séries.

Os outros personagens da DC dos anos 70 criados ou co-criados por Kirby incluem Etrigan o Demônio (1972), Kamandi (1972), OMAC (1974), uma nova versão do Sonho (1974), Atlas (1975), uma nova versão do Caçador (1975), os Dingbats da Rua Perigosa (1975) e Kobra (1976). Todos esses personagens foram considerados protagonistas da série, e alguns deles receberam seu próprio título. No entanto, nenhum deles teve sucesso a longo prazo.

Carreira posterior

Em 1975, a Marvel Comics anunciou que Kirby voltaria a trabalhar com eles. Logo ele estava produzindo novas gravações como único escritor e desenhista de "Pantera Negra" e "Capitão América". Seu trabalho mais duradouro, no entanto, foi na criação de novas séries e personagens. Seu trabalho mais conhecido foi "Os Eternos" (1976-1978), uma série de 19 edições sobre deuses imortais ativos na Terra moderna. Era muito semelhante em conceito aos Novos Deuses. Os deuses que pareciam humanos eram chamados de Eternos, seus pares demoníacos eram os Desviantes, e ambos eram inferiores aos deuses do espaço misteriosos chamados Celestiais. A série nunca foi um best-seller, mas tem fãs dedicados. Os personagens e conceitos foram incorporados ao multiverso mais amplo da Marvel, com vários outros criadores adicionando a eles ao longo das décadas.

Um pouco menos ambicioso foram as demais criações de Kirby da década de 1970 para a Marvel. Eles incluíram Machine Man (1977) e Devil Dinosaur (1978). Cada um realizou sua própria série de curta duração, mas o sucesso duradouro os ilude. Eles ainda têm fãs suficientes para garantir vários reavivamentos nas décadas seguintes.

Kirby deixou a Marvel em 1978 para retornar ao campo da animação, após uma ausência de quase 40 anos. Ele passou boa parte do final dos anos 1970 e 1980 trabalhando em séries de televisão como "Thundarr, o Bárbaro" e "Os Centuriões". Além disso, Kirby achou a experiência muito mais satisfatória, considerando que ele estava em um cargo criativo sênior como designer de produção e trabalhou com jovens funcionários que fizeram o trabalho mais trabalhoso da animação e o trataram com muito mais respeito do que na indústria de quadrinhos.

Nunca satisfeito com sua falta de controle criativo sobre suas criações mais antigas, Kirby retornou brevemente aos quadrinhos com a série de propriedade dos criadores "Capitão Vitória e os Rangers Galácticos" (1981-1984). Foi planejado como sua própria sequela dos Novos Deuses. O personagem-título, Capitão Vitória, foi considerado o filho e herdeiro de Órion. Seu suposto avô "Blackmaas" era parecido com Darkseid.

Em meados da década de 1980, quando a empresa de brinquedos Kenner julgou seus vilões dos Novos Deuses como antagonistas ideais da Darkseid para a linha de brinquedos da Super Powers Collection, a DC pediu a Kirby que desenhasse as versões das figuras de ação para os personagens. Ele recebeu royalties pelo uso de seus desenhos de personagens, a única vez em que foi recompensado. Ele também retornou aos seus personagens no romance gráfico da DC chamado Os Cães de Guerra!.

No início dos anos 90, Kirby licenciou seu criador para a Topps Comics. Personagens existentes e conceitos não utilizados produzidos por Kirby de décadas anteriores foram usados para a chamada linha Kirbyverse de histórias em quadrinhos. O próprio Kirby não contribuiu com novos trabalhos para Topps. Ele tentou voltar ao meio dos quadrinhos com uma série de quadrinhos chamada "Força Fantasma", mas morreu em 1994 antes de sua publicação.

Alguns dos trabalhos não publicados de Kirby foram publicados postumamente. Seus personagens de propriedade do criador foram herdados por sua família e continuaram a aparecer em novos trabalhos de vários editores. A família Kirby tentou repetidamente reivindicar a propriedade parcial das criações da Marvel de Jack Kirby, embora seus esforços legais tenham sido até agora infrutíferos. A família Kirby não contestou a propriedade de suas criações em DC.

Histórico do Trabalho

Links Externos

Museu Jack Kirby e Centro de Pesquisa(em inglês)

Refererências

Perry White 0008
DC Rebirth Logo

Cópia de Edição Necessária
Este artigo sofre com a falta de qualidade de escrita. Você pode ajudar o Banco de Dados DC por cópia editando esta página, melhorando a gramática e estrutura das frases para trazer este artigo a um padrão mais elevado de qualidade. Vai pobre Perry ter um ataque cardíaco se não o fizer.