FANDOM

HelpBesouro Azul
Blue Beetle 002
Galeria
Information-silkNome RealJaime Reyes
Information-silkIdentidade AtualBesouro Azul
Information-silkNome OriginalBlue Beetle
Information-silkParentesAlberto Reyes (pai)
Bianca Reyes (mãe)
Milagro Reyes (irmã mais nova)
Alejandro Reyes (avô, falecido)
Elena Leal (avó materna)
Information-silkAfiliaçõesNenhuma; antigamente a Liga da Justiça Internacional, Posse, Novos Titãs
Information-silkBase de OperaçõesEl Paso, Texas
Status
Information-silkMoralidadeBom
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericanos
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupação;
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura5' 8"
Information-silkPeso145 lbs (66 kg)
Information-silkOlhosCastanho
Information-silkCabeloPreto
Origem
Information-silkUniversoNova Terra
Information-silkCriadoresKeith Giffen, John Rogers, Cully Hamner
Primeira ApariçãoÚltima Aparição
Crise Infinita #3Novos Titãs (Volume 3) #100
Primeira Aparição no BrasilÚltima Aparição no Brasil
Crise Infinita #3Novos Titãs n° 2 (Panini)

Quote1 Eu tenho uma armadura mágica... não sei como funciona. Tenho uma pedra mágica dentro do meu corpo... não consigo tirar... Fui para o espaço sideral e não os ajudou... mas agora os super-heróis me odeiam, vão me matar... Eu sou o Besouro Azul. Quote2
-- Jaime Reyes fonte

Jaime Reyes foi o terceiro Besouro Azul, um membro de Titãs.

Origem

Jaime Reyes era um estudante do ensino médio relativamente normal de El Paso, Texas. Seu pai dirigia uma garagem, sua mãe era paramédica e sua irmã mais nova era pirralha. Jaime saiu com seus dois melhores amigos Brenda e Paco, o mediador entre a trabalhadora Brenda e o descontraído Paco. Pelas contas de Brenda e Paco, ele era um bom amigo, o tipo de pessoa que podia deixá-los serem eles mesmos e que sempre podia melhorar as coisas. Jaime teve como objetivo ajudar o pai na garagem, mas Alberto o recusou, não querendo ver o filho crescer rápido demais.

Tudo desmoronou com o início da Crise Infinita.

O Escaravelho do Besouro Azul

Algum tempo antes, Ted Kord, o segundo Besouro Azul, havia tomado posse do Escaravelho do Besouro Azul, o artefato que havia dado a Dan Garrett, o primeiro besouro azul, seus poderes. Presume-se que o Escaravelho tenha sido destruído no início da carreira de super-herói de Ted, mas foi descoberto intacto em uma pirâmide no Oriente Médio. Ted perdeu o escaravelho em uma visita à Pedra da Eternidade, casa do mago Shazam. Pouco depois, ele conheceu sua morte pelas mãos de Maxwell Lord, Rei Negro do Xeque-Mate.

A Pedra da Eternidade foi posteriormente destruída em uma batalha mística entre o Mago Shazam e o Espectro, cujo conteúdo explodiu em todo o mundo. O Escaravelho caiu em El Paso, com fogo e presságios em seu rastro.

Jaime Reyes 01

Jaime descobre o Escaravelho do Besouro Azul.

Jaime descobriu o escaravelho no caminho de volta da escola com Paco e Brenda, meio enterrado em um terreno abandonado. Ele levou para casa, curioso para saber o que poderia ser. Naquela noite, o escaravelho ganhou vida e se enxertou na base da espinha de Jaime, provocando sonhos estranhos em Jaime.

Ele também teve problemas com uma gangue local de meta-humanos mágicos chamada Posse. Confundindo-o com um meta-humano mágico, eles tentaram examiná-lo magicamente e o convidaram a participar. Jaime recusou a oferta, enquanto o Escaravelho não tinha intenção de ser digitalizado, e quase matou Sonda. Superou facilmente o resto da Posse.

Na noite seguinte, Gladiador Dourado procurou Jaime e o levou para conhecer Batman. Gladiador esteve no futuro, onde ele aprendeu que Batman iria procurar Irmão Olho e fracassar - mas ele também descobriu que o escaravelho era a única coisa capaz de ver o irmão Olho.

Jaime foi ao espaço com Batman e sua equipe. O escaravelho viu onde o irmão olho estava escondido e puxou o satélite não autorizado de volta à realidade. Jaime, junto com Canário Negro e Arqueiro Verde, destruiu o estabilizador dimensional do Irmão Olho, impedindo-o de escapar novamente da realidade exterior. Uma vez que a equipe de Batman enviou Olho despencando na Terra, o Escaravelho desviou Jaime para fora das dimensões, procurando escapar dos Lanternas Verdes na nave espacial.

Infelizmente, o caos da destruição do estabilizador dimensional dilatou o tempo de Jaime. Até onde ele sabia, ele só estava fora das dimensões por alguns minutos; na Terra, no entanto, um ano inteiro se passou.

Um Ano Depois

A próxima coisa que Jaime lembrou foi que ele desceu no deserto nos arredores de El Paso, e Guy Gardner estava tentando matá-lo. Uma vez que Guy percebeu que estava lutando com uma criança, ele interrompeu a luta, mas não sem prometer que Jaime estaria de volta.

Jaime finalmente conseguiu encontrar o caminho de volta para casa, apenas para descobrir sua ausência de um ano. Naquele tempo, seu pai havia sido aleijado, forçando-o a andar com uma bengala, Paco se juntou à Posse e Brenda foi acolhida por sua tia depois que seu pai abusivo morreu em um DUI. Ele revelou sua identidade como o Besouro Azul para sua família e seus dois amigos; enquanto seu pai e amigos estavam entendendo, sua mãe ficou desconfiada e incrédula de que ele era realmente Jaime, e sua irmã Milagro ficou com medo dele. Isso foi até ele ajudar os demais a recordar as memórias do que havia acontecido e assim finalmente se reconectaram e o aceitaram.

As tentativas de Jaime de aprender mais sobre o Escaravelho o levaram ao Posse - e o envolveram em seu conflito com o senhor da crença residente em El Paso, La Dama, enquanto ela tentava trazer as metas mágicas de El Paso sob seu controle.

Seu capanga Adivinho chegou até agora manipulando O Alimentador de Fundo para adotar a filha bebê do líder Posse Amortecedor, Alina. Jaime lutou para salvar o bebê, descobrindo que ele poderia matar permanentemente o Alimentador Inferior, mas apesar dos desejos dos Alimentadores Inferiores, ele recusou, pois Jaime não era um assassino.

Depois disso, Jaime e o Posse lançaram um ataque no Armazém 13, onde La Dama estava segurando sua coleção de metástases mágicas, apenas para descobrir que a maioria deles estava feliz onde estava. No entanto, a Posse conseguiu convencer uma boa metade deles de que eles poderiam voltar às suas vidas comuns, prometendo que o Besouro Azul os defenderia. La Dama não teve escolha senão aceitar isso ou arriscar-se a enfrentar as "objeções" de seus convidados. Jaime e La Dama fizeram uma trégua relutante - ambos conheciam a identidade secreta do outro e podiam torná-la pública sempre que quisessem.

Jaime inicialmente acreditava que o Escaravelho era um artefato místico, até a chegada de Pacificador, revelando que era um pedaço de tecnologia extraterrestre. A busca de Jaime por mais informações o levou de volta ao local onde ele havia caído no deserto, na tentativa de descobrir o ano que estava desaparecido. Ele então seguiu a trilha de Dan Garrett, procurando descobrir o que o primeiro Besouro Azul sabia sobre o escaravelho.

A Expansão

O atual Dan Garret era a neta original do Besouro Azul e alegou que tinha o direito do escaravelho, mas desde que estava preso à espinha de Jaime, ela o soltou.   No entanto, foi a investigação de Jaime sobre uma mutilação de gado nos arredores de El Paso que forneceria sua maior vantagem sobre o escaravelho. Seu confronto com a monstruosa criação responsável levou-o a Expansão, a civilização alienígena que criou o Escaravelho e o deixou na Terra.

Jaime descobriu que eles eram conquistadores galácticos, que planejavam adicionar a Terra à sua lista de conquistas. Inicialmente, o escaravelho havia sido programado para ser obediente ao alcance e também subordinar a vontade de seu anfitrião. A Expansão pretendia apresentar o hospedeiro do Escaravelho como protetor da Terra, antes de passar a estabelecer sua influência sobre o planeta.

Contudo, durante os séculos que o Escaravelho passou na Terra, ele foi infundido com magia, a "corrupção" mágica que impedia a Expansão de controlá-lo. Com a assistência de Jaime, começou a desenvolver o livre arbítrio e a independência, substituindo a programação mais profunda do Expansão.

No entanto, a Expansão ainda pretendia dominar o planeta, mesmo sem o Escaravelho para ajudá-los. Para o resto do mundo, a Expansão eram pacíficos "comerciantes galácticos". Suas bases secretas e tecnologia estavam escondidas, fora de sintonia com o resto do mundo, e Jaime era o único que podia vê-las.

Vendo Jaime e o Escaravelho como a maior ameaça aos seus planos, a Expansão tentou eliminá-los através do uso de agentes negáveis, incluindo os supervilões da Terra. Jaime, enquanto isso, tentou descobrir o que o alcance estava fazendo e como ele poderia detê-los.

Preocupado que o escaravelho ainda possa ser uma ameaça, Jaime procurou ajuda da filial local dos Laboratórios S.T.A.R.. Um encontro com a Curto-Circuito, que estava sendo avaliada lá na época, desencadeou uma reação estranha na Curto-Circuito e no Escaravleho, resultando em uma briga. Superman interrompeu a batalha e ajudou a tranquilizar Jaime sobre ele e o escaravelho.

Jaime também ajudou Traci Treze a frustrar a tentativa de Eclipso de sequestrar um bebê com grande potencial mágico e usá-lo como um novo hospedeiro não corrompido. Durante o curso da aventura, Jaime e Traci desenvolveram um interesse romântico um pelo outro e permaneceram em contato de longa distância após a derrota de Eclipso.

Quando o Reach recrutou Lobo para impedir o lançamento de um foguete que continha tecnologia anti-Expansão, Jaime se uniu aos Novos Titãs] para garantir que o foguete decolasse com segurança. Depois, os Titãs convidaram Jaime para a Torre dos Titãs, para que ele pudesse sair com eles, treinar e aprender a lutar. Jaime aceitou o convite - e se viu ajudando os Titãs a combater suas encarnações futuras, os Titãs do amanhã.

Finalmente, Jaime e o Escaravelho conseguiram descobrir o esquema da Expansão e destruí-la, mas também acabaram destruindo qualquer evidência do esquema,

A essa altura, o Escaravelho havia se tornado uma entidade independente e de livre-arbítrio, nomeando-se Khaji Da. Juntos, Jaime e o Escaravelho planejaram derrubar a Expansão antes que tentassem conquistar a Terra novamente.

Jaime se permitiu ser capturado pela Expansão, dando ao Escaravelho a chance de invadir os computadores da Expansão e transmitir seus planos de invasão em todo o mundo. O negociador da Expansão, levado ao ponto de ruptura, ordenou a destruição da Terra - mas, novamente, Jaime e o Escaravelho intervieram, parando os estripadores do mundo antes que pudessem ser ativados.

A Expansão foi forçada a se retirar, alegando que o Negociador "havia se tornado nocivo". O escaravelho, no entanto, teve uma conversa com os outros escaravelhos a bordo do navio Expansão - uma pequena surpresa para a Expansão.

Batalha pela Fronteira

Jaime é visto em seguida com uma criatura de cachorro homem que estava lutando com outro homem pelo nome Hell Hound. Ele tentou convencer os dois a tomar outros nomes e parar de lutar. Os dois não o atacaram e Jaime. Ele rapidamente despachou os dois. Voando para longe, ele chegou à fronteira onde Pacificador estava lutando contra um grupo de criminosos superpoderosos. Quando ele chegou, eles fizeram um refém. Jaime teve que ligar para Pacificador para salvá-la, mas o sequestrador a jogou do lado do penhasco. Jaime a salvou, mas o grupo fugiu quando ele tentou usar o Fusca para rastreá-los e descobriu que havia muita interferência. A garota que ele salvou acabou precisando de um lugar para ficar e acabou ficando com Paco e sua família.

Equipamento

  • Escaravelho do Besouro Azul: Atualmente ligada à espinha de Jaime, essa simbiose dá a Jaime acesso aos poderes do Escaravelho sempre que ele escolher. O escaravelho pode, e usará seus poderes por vontade própria; Jaime, no entanto, pode substituir o escaravelho, se necessário. Se Jaime for vítima de um poder de alteração da mente, o Escaravelho assumirá o controle da armadura.
  • Jaime é mexicano-americano; um de seus avós vive na Cidade do México.[1]
  • O nome do pai de Jaime é dado como "Ernesto" na arte de Besouro Azul (Volume 7) #2. No entanto, o script para Besouro Azul (Volume 7) #22 dá como "Alberto", com o diminuto 'Berto sendo usado desde Besouro Azul (Volume 7) #13.
  • Jaime, ou pelo menos sua família, é cristão; há uma foto de Jesus na casa de Reyes em Besouro Azul (Volume 7) #9, e Alberto faz menção de frequentar a igreja em Besouro Azul (Volume 7) #21.
  • Um evento perturbador na história do escaravelho sugere quão estranho o escaravelho pode ser. Durante o tempo de Ted Kord como Besouro Azul, o Escaravelho - ou algo que o usa - ressuscitou Dan Garrett, e o meio enlouquecido Dan entrou em um tumulto, procurando por Ted. Quando Ted finalmente confrontou Dan, o Escaravelho lhe ofereceu seus poderes, alegando que precisava de um novo hospedeiro; Ted recusou e convenceu Dan a quebrar o controle do Escaravelho sobre ele, destruindo a forma física do Escaravelho e enviando Dan para seu descanso final.
  • O desejo mais profundo de Jaime é ser um dentista, conforme revelado por Eclipso, quando ela tenta transformar Jaime contra Paco usando seus poderes para transformar Jaime em seus desejos mais profundos e sombrios, esperando que ele se torne uma máquina de matar. Isso acaba trabalhando contra ela quando Paco dá um tapa em Jaime com um pau grande e o derrota com facilidade.
  • Em 2010, Geoff Johns anunciou um programa de TV de ação ao vivo Blue Beetle com Jaime Reyes e que nunca foi pra frente. [2]

Notas de Rodapé

Anterior
Theodore Kord
Besouro Azul
Próximo

Teen Titans 0002
Membro dos Novos Titãs
DC Rebirth Logo

Justice League 0002
Membro da Liga da Justiça
DC Rebirth Logo