FANDOM

HelpO Flash
Flash Jay Garrick 0002
Galeria
Information-silkNome RealJason Peter "Jay" Garrick
Information-silkIdentidade AtualO Flash
Information-silkNome OriginalThe Flash
Information-silkOutros NomesKid Flash, Joel Ciclone
Information-silkParentesJoseph Garrick (pai)
Joan Williams (esposa)
Arthur Williams (sogro)
filho adotado sem nome (falecido)
Bart Allen (protegido)
Information-silkAfiliaçõesSociedade da Justiça da América, Família Flash; anteriormente Comando Invencível
Information-silkBase de OperaçõesForça de Aceleração (prisioneiro); anteriormente Keystone City
Status
Information-silkMoralidadeBom
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericanos
Information-silkEstado CivilCasado
Information-silkOcupaçãoCientista, Diretor da Corporação Laboratórios Garrick
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura5' 11"
Information-silkPeso178 lbs (81 kg)
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloCastanho Branco
Origem
Information-silkUniversoTerra-Dois; Nova Terra
Information-silkLugar de NascimentoHibbardsville, Kansas[1]
Information-silkCriadoresGardner Fox, Harry Lampert
Primeira Aparição
Flash Comics Vol 1 1
Primeira Aparição no Brasil
O Lobinho 2ª Série - n° 1 (Grande Consórcio Suplementos Nacionais)

Quote1 Assista ao idioma. Você é um super-herói. Quote2
-- Jay Garrick fonte

O primeiro em uma longa linha de super-velocistas. Jay Garrick é capaz de correr a velocidades perto da velocidade da luz. Um cientista, Garrick também serviu como mentor para outros velocistas, e para muitos heróis ao longo de várias gerações.[2]

Origem

Como um menino, Jay Garrick costumava ler as histórias da revista Pulp do super-herói da virada do século, Whip Whirlwind. Pouco sabia que ele teria os mesmos poderes de super velocidade.

Jay iria para Universidade de Midwestern em Keystone City onde ele seria duplo-major em química e física. Um experimento no qual ele estava trabalhando durante o primeiro ano foi purificar água dura sem qualquer radiação residual em um ciclotron. Quando um tubo de ensaio da água dura foi derramado acidentalmente, os fumos o derrubaram. Seu amigo Elliot Shapiro o arrastou do laboratório. Após uma semana de inconsciência, durante o qual o metabolismo de Jay aumentou e seu corpo rejeitou os nutrientes, ele descobriu que ele havia recebido velocidade sobre-humana pelo acidente, e ele usou essa velocidade como o super-herói, Flash.[3]

2ª Guerra Mundial

Flash Jay Garrick 0006

Jay era um membro ativo da Sociedade da Justiça da América. Como o resto de seus camaradas, certos feitiços o impediram de envelhecer com os anos passados.

Jay também permaneceu um cientista proeminente. Ele trabalhou na Investigação Química Incorporada[4] antes de fundar os laboratórios Laboratórios Garrick baseados em Keystone.

Três dos inimigos de Jay, o Violinista, o Pensador e o Sombra, construíram um ressonador que vibrou a cidade Keystone do espaço real, colocando seus cidadãos em animação suspensa e causando o resto do mundo para esquecer a cidade existiu. No entanto, muito depois, Barry Allen descobriu a cidade perdida quando vibrava com certa frequência. Depois de acordar Jay, os dois Flashes conseguiram vencer os vilões e salvar a cidade. Após este evento, Jay se aposentou, deixando Barry para continuar o manto.[5] No entanto, Jay flutuaria e fora da aposentadoria, ajudando Barry ou Wally West, se necessário. Ele também continuou a trabalhar como cientista. Quando a própria vida na Terra foi ameaçada pela radiação do alargamento solar, Jay foi encarregado da situação pelo governo.[6]

Jay finalmente desapareceu, juntamente com o resto da SJA, e Joan acreditava que ele estava morto. Ele retornou, no entanto, e logo voltou a agir com Wally.

Quando Professor Zoom chegou à porta de Jay na véspera de Natal, genuinamente acredita ser Barry Allen e convencer todos os outros, Jay e Joan deixaram ele ficar com eles. Logo, no entanto, tornou-se óbvio a intenção malévola deste Barry. Depois que foi revelado falsamente que Wally morreu em uma armadilha Combine, Jay reuniu seus velhos amigos Johnny Quick e Max Mercúrio, e juntos seguiram "Barry". Eles foram derrotados com bastante facilidade. Em uma briga subseqüente com "Barry", cuja identidade foi revelada por Wally como Professor Zoom, na penitenciária estadual, a perna de Jay estava quebrada.

Zero Hora

Durante a Zero Hora, todos os membros da SJA foram envelhecidos em suas idades cronológicas pelo vilão Extant, incluindo Jay. Ele se despojou do seu símbolo Flash, desistindo. Em breve, no entanto, ele estava de volta em ação com o Wally West.

Wally trouxe Jay para ajudar a ensinar a Bart as formas de super velocidade, uma aventura que logo se transformou em uma luta contra Kobra. Jay não pôde participar por muito tempo, no entanto, por causa da pura fadiga.

Anos Recentes

Alguns anos atrás, a Sociedade da Justiça da América reformou-se para ajudar a LJA contra uma ameaça iminente subindo da 5ª Dimensão. Ao lutar contra o imp louco, Lkz, Jay e seus companheiros de equipe da SJA ajudaram a liberar o Espectro. Isso, além da morte prematura do aliado de longa data, Wesley Dodds (o Sandman), levou os demais membros da SJA a sair completamente da aposentadoria. O Flash trabalhou ao lado de contemporâneos Alan Scott e Ted Grant para treinar uma nova era de heróis que sustenta os legados de veteranos como o Senhor Incrível, a Sideral I e Moça-Gavião.[7]

Uma das aventuras da SJA revitalizado incluiu uma batalha com um inimigo antigo chamado Johnny Sorrow. Durante esse incidente, Jay teve sua primeira conexão verdadeira com a Força de Aceleração. Ele usou sua super velocidade para atrapalhar Johnny Sorrow dentro da Força de Aceleração, mas a batalha impulsionou Jay 3.000 anos no passado da Terra. Ele chegou no antigo Egito, onde conheceu Teth-Adam, o feiticeiro Nabu e o Príncipe Khufu Kha-Taar (todos os três eram análogos aos futuros companheiros de Jay, Adão Negro, Senhor Destino e Gavião Negro). Com a ajuda de um dispositivo conhecido como Garra de Horus, Jay pôde retornar ao seu período de tempo normal.[8]

Pouco tempo depois, Jay e sua esposa, Joan, levaram o jovem Jakeem Trovoada sob sua ala. Desejando a criança que nunca tiveram, Garricks convidou Jakeem para ficar em sua casa em Keystone City. Enquanto estava em Keystone, Jay ajudou Wally ao desenvolver uma cura para um vírus mortal criado por Murmúrio enquanto estava trancado em Iron Heights. Jay, em seguida, espalhe a cura no abastecimento de água da cidade, salvando as pessoas de Keystone.[9]

Uma das mais angustiantes batalhas de Jay na história recente envolveu um antigo inimigo da guerra, o Dragão Rei. O Dragão Rei ganhou posse do lendário Lança do Destino, e o usou para assumir o controle da mente de Jay. Ele forçou Jay a se envolver em uma luta brutal com seu aliado próximo, Pantera – uma luta que custou a Wildcat quase todas as suas nove vidas.[10]

Recentemente, uma grande batalha com o Cavalheiro Fantasma, bem como as réplicas do evento Crise Infinita desestabilizaram as fileiras da Sociedade de Justiça. Jay Garrick juntou-se aos membros da carta patente, Alan Scott e Ted Grant, em um esforço para reformar a Sociedade de Justiça da América.[11] Ele também dedicou uma parte de seu tempo para ajudando Bart Allen - o último herdeiro do legado do Flash, com a proteção de sua cidade natal, Keystone City.[12]

Recentemente, Jay ajudou Bart Allen contra os esforços enlouquecidos de seu antigo amigo, Grifo Cinza. Grifo roubou um dispositivo dos Laboratórios S.T.A.R. projetado para roubar a Força de Aceleração do corpo de Jay. A intensa radiação produzida pela máquina enfraqueceu Garrick até o ponto da morte. No entanto, Bart Allen encontrou-o momentos depois e canalizou relâmpagos da Força de Aceleração para reiniciar o coração de Garrick.[13]

Quando Uxas (Nova Terra) Darkseid atacou a Terra, Jay viajou a tempo de se juntar a Bart e Wally e ele foi encarregado de cuidar de Iris até o retorno de Wally.[14]

O Reino

Com a chegada de Gog, Jay, juntamente com o resto dos altos executivos da SJA, estão muito apreensivos com as motivações das deidades. Quando parece que as ações de Gog estão se tornando altamente questionáveis, surge um argumento entre os membros da SJA que acham que é um bom e benevolente ser enviado para ajudar a Terra e aqueles que não o fazem. A equipe fica fracturada à medida que eles decidem aprender mais sobre o Gog.

Quando a metade rebelde da SJA aparece para dizer a outra metade o que Gog está fazendo para o planeta, uma batalha ocorre. Para o desafio da SJA de Gog e sua vontade, ele desfaz todos os "milagres" que ele fez por eles. Gog decide punir a SJA começando a transformar Jay em relâmpagos, de modo que ele possa alimentar todo um continente. Enquanto ele foi salvo dos efeitos pela intervenção do Superman, o processo já havia começado a acontecer, fazendo com que ele se movesse a altas velocidades e transformasse seu corpo em pura força de velocidade. Dr. Meia-Noite sugere que o retardem antes de seu corpo se dispersar.

Convergência

Convergence Vol 1 0 Textless
New DC logo

Esta seção da história ocorre Convergência, um evento de cruzamento maciço revisitando personagens de épocas e realidades passadas. Os vilões Brainiac e Telos arrancaram-nos de sua própria linha do tempo e os armazenaram juntos, fazendo com que eles cruzassem para a realidade uns dos outros. Sua colocação cronológica precisa e canonicidade podem não ser claras

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Ele visita Kent Nelson, que estava em coma. Quando a cúpula caiu, um robô liderado pelos Weaponers de Qward atacou a cidade e Kent deu-lhes a sua juventude para a batalha. Eles conseguem derrotar o robô.

Renascimento

Após o retorno de Wally West à continuidade DC durante o DC Renascimento, Barry Allen é dominado pela Força de Aceleração quando aperta a mão com Wally West. Isso não só faz com que Barry se torne possuído por um eco de Eobard Thawne, mas também fez com que Barry começasse a ser absorvido pela própria Força de Aceleração. Demora Wally e a interferência do Kid Flash atual para evitar que Barry seja absorvido para sempre. Barry revela mais tarde que, quando ele estava sobrecarregado com a Força de Aceleração, viu visões de possíveis eventos futuros. Ele também revela que seu último vislumbre antes de retornar ao normal era algo que estava preso dentro da Força de Aceleração. Embora ele não reconhecesse esse objeto, ainda o encheu de esperança. É então revelado que Barry viu o capacete de Jay Garrick pré-Ponto de Ignição.

Ao rastrear uma força misteriosa responsável pela recente reinicialização universal, Barry e Batman experimentam outro flash na forma de uma visão do capacete de Jay, embora ele o atribua ao capacete de Mercúrio. Voltando ao Batcaverna após a morte de Eobard Thawne, Barry percebe uma voz que chama seu nome e reconhece a fonte como 'Jay' o suficiente para agarrar Jay e trazê-lo de volta à Terra, mas o flash de memória não dura por muito tempo, causando Jay para se dispersar quando Barry não o reconhece.[15]

Poderes

  • Condutor da Força de Aceleração: As pessoas que, por qualquer motivo, estão conectadas à Força de Aceleração às vezes são chamadas Condutores da Força de Aceleração. Isso significa que eles estão conectados à Força de Aceleração e estão amarrados a ela.[16]
    • Cura Acelerada: A conexão com a Força de Aceleração permite que o corpo do velocista se recupera das lesões muito mais rápido do que o normal.[Citação necessária]
    • Percepções Aumentadas: A força da aceleração realça os sentidos dos velocistas, permitindo que percebam o mundo em uma taxa sintonizada como rapidamente podem reagir.[17]
    • Fasear: Os condutores da Força de Aceleração podem tocar na Força de Aceleração para vibrar suas moléculas de forma a alcançar a intangibilidade para rajadas curtas, permitindo que elas passem através de objetos.[18]
    • Aura da Força de Aceleração: A Força de Aceleração manifesta também uma aura em torno do velocista e o que quer que carregam, protegendo os dos efeitos adversos de sua velocidade, tal atrito com o ar.[19]
      • Durabilidade Sobre-Humana: A Aura da Força de Aceleração também protege velocistas de impactos cinéticos, que por sua vez, os torna muito mais duráveis ​​e resistentes a lesões do que qualquer humano normal.[20]
    • Resistência Sobre-Humana: Embora não seja ilimitado, a conexão com a Força de Aceleração reforça a estabilidade de velocidades muito além dos limites de um ser humano normal.[17]
    • Velocidade Sobre-Humana: O principal efeito da conexão é permitir que um velocista se mova em grandes velocistas sobre-humanas[17]. Isso também confere:
    • Criação de Vórtice: Condutores da Força de Aceleração são capazes de criar vórtices de ar rodando em círculos ou girar suas extremidades em super-velocidade. Estes vórtices podem ser usados para uma série de efeitos.[21]
    • Roubo de Velocidade: Jay pode roubar o impulso de qualquer objeto em movimento ou ser, como Superman. Isso lhe dá um impulso na velocidade e retarda a pessoa ou o objeto do qual ele roubou a energia cinética.[22]
    • Empatia da Força de Aceleração: Jay pode sentir quando outro condutor da Força de Aceleração está preocupado e pode ser atraído para a localização desse velocista.[23]

      Habilidades

  • Ciência: Jay Garrick é especialista em química e física.
  • Gestão de Negócios

Equipamento

  • Capacete de Hermes
  • Embora este personagem foi originalmente introduzido durante a era da publicação da Terra-Dois, a sua existência após os acontecimentos da série limitada Crise nas Infinitas Terras de 1985-86 permanece intacta. No entanto, alguns elementos da história de pré-crise do personagem podem ter sido alterados ou removidos para a continuidade pós-crise da Nova Terra e não mais se aplicam.
  • O endereço de rua de Jay Garrick é 5252 78th Street, Keystone City, Kansas.
  • Jay Garrick conseguiu correr 20 vezes mais rápido do que a velocidade do som, e pode correr até a velocidade da luz. Quando não toca na força de aceleração, ele pode correr à velocidade do som (770 MPH).
  • Jay Garrick não precisa usar uma máscara como o Flash, pois ele tem a capacidade de vibrar o rosto na super velocidade para que seus recursos apareçam apenas como um borrão.
  • Uma vez adotado a identidade de SIegfried o Velocista para limpar Wonder Woman de carregar a traição.[24]

Notas de Rodapé

Flash Logo 01
Flash DC Logo
Membro da Família Flash

Este personagem é ou foi uma encarnação de ou um aliado do Flash, e um membro velocista da Família Flash. Esta predefinição categorizará automaticamente os artigos na categoria "Membros da Família Flash".

Justice Society of America 014
DC Rebirth Logo

Membro da Sociedade da Justiça da América