FANDOM

HelpCapuz Vermelho
Red Hood 0001
Galeria
Information-silkNome RealJason Peter "Rojo" Todd
Information-silkIdentidade AtualCapuz Vermelho
Information-silkNome OriginalRed Hood
Information-silkOutros NomesRobin, Asa Noturna, Robin Vermelho, Silêncio, Detetive Miles, Batman
Information-silkParentesWillis Todd (pai)
Sheila Haywood (mãe)
Catherine Todd (madrasta)
Bruce Wayne (pai adotivo)
Damian Wayne (irmão adotivo)
Dick Grayson (irmão adotivo)
Timothy Drake (irmão adotivo)
Cassandra Cain (irmã adotiva)
Information-silkAfiliaçõesNenhuma; anteriormente Família Batman, Novos Titãs, Desafiadores
Information-silkBase de OperaçõesGotham City
Status
Information-silkMoralidadeNeutra
Information-silkIdentidadeIdentidade Secreta
Information-silkCidadaniaAmericana
Information-silkEstado CivilSolteiro
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkAltura6' 0"
Information-silkPeso225 lbs (102 kg)
Information-silkOlhosAzuis
Information-silkCabeloPreto
Origem
Information-silkUniversoNova Terra
Information-silkCriadoresGerry Conway, Don Newton
Primeira Aparição
Batman Vol 1 408
Primeira Aparição no Brasil
Batman 2ª Série - n° 9
(Editora Abril)

Quote1 Ele sabia que Jason Todd não era Dick Grayson. Não era sobre habilidade, ou resistência, ou até mesmo sua vontade de ter sucesso. Não. Era que Jason tinha um "mau presságio". Jason era perigoso. E como pai... ele não sabia o que fazer. Quote2
-- Alfred Pennyworth fonte

Jason Todd é um anti-herói vigilante que tem sido um membro e antagonista da Família Batman. Batman o treinou originalmente para ser o segundo Robin, seu novo ajudante depois que Dick Dickson se tornou Asa Noturna. Jason foi assassinado pelo Coringa, embora mais tarde ele tenha sido ressuscitado e retornado como o segundo Capuz Vermelho.

Origens

Jason Todd era filho de Willis Todd e Sheila Haywood, embora sua mãe tenha sido forçada a abandonar sua custódia quando Willis se casou com Catherine Todd.[1] Catherine era viciada em drogas e morreu de overdose, enquanto seu pai já havia trabalhado para o Duas-Caras e foi assassinado pelo criminoso. Legalmente um órfão, Jason morava no apartamento de seu pai em um prédio abandonado no Beco do Crime, onde ele se voltou para o crime por necessidade. Jason tornou-se altamente habilidoso em roubar pneus de veículos e durante um de seus roubos habituais, ele conheceu Batman enquanto roubava as rodas do Batmóvel.[2]

Jason foi levado pelo Batman para uma escola dirigida por Ma Gunn, na esperança de reformar o jovem. No entanto, Jason logo percebeu que Gunn conduzia atividades ilegais com os jovens em sua “escola” e ele escapou. Quando Batman o localizou, Jason o informou sobre os crimes de Gunn e até ajudou Batman a capturar sua gangue, após o que Jason foi levado pelo Batman como o novo Robin[3] aos 12 anos de idade.[4]

Robin

Batman 424

"Eu devo ter assustado ele. Ele dorme."

Após seis meses de treinamento, Jason estava pronto para entrar em ação como o novo Garoto Prodígio. Em suas primeiras aventuras, Robin ajudou Batman contra criminosos notáveis como Duas-Caras,[5][6] Magpie,[7] Mímica,[8] o Médico Criminoso,[9] o KGBesta,[10] Diácono Blackfire[11] e o Dumpster Slasher. Enquanto trabalhava neste último caso, Jason tornou-se mais agressivo e impulsionado contra criminosos.[12]

Ao contrário do primeiro protegido de Batman Dick Grayson, Jason era impulsivo, imprudente e cheio de raiva. Depois de uma primeira reunião com seu predecessor, Jason fez amizade com o Asa Noturna[13] e durante um período conturbado para os Titãs, Jason é recrutado por Donna Troy para ajudar em uma missão. Jason fica frustrado com a situação quando Donna espera que ele descubra os planos e salve todos, como Dick faria.

Morte em Família

Artigo Principal: Batman: Morte em Família

Os métodos violentos de Jason contra os bandidos eventualmente causaram a morte de um criminoso.[14] A atitude de Jason fez com que ele e Batman enfrentassem problemas,[15] mas ele não mostrou sinais de parar. Em vez disso, Jason se tornou mais imprudente até que ele foi proibido de sair como Robin. Durante esses momentos, Jason aprendeu a verdade sobre sua verdadeira mãe e fez mais investigações, ele rastreou as possíveis pessoas para o Oriente Médio. Indo sozinho no início, Jason logo foi acompanhado por Batman, que seguia a trilha do Coringa, que recentemente escapou de Arkham.[16]

Jason é morto

Jason é morto

Jason e Bruce conseguiram evitar os planos de Joker para lidar com terroristas, mas eles não conseguiram capturar o louco. Com a crise evitada, Jason e Bruce retomaram sua busca para encontrar a verdadeira mãe de Jason e, eventualmente, a localizaram na Etiópia. Shelia Haywood estava trabalhando como parte dos esforços de alívio para os refugiados e uma vez que ela se reuniu com Jason, ela disse a ele a verdade sobre o passado deles. Infelizmente, Sheila tinha um registro criminal que o Coringa costumava chantageá-la e usá-la para seus próprios lucros. Shelia tentou manter isso de Jason, mas ele logo viu Joker no lugar e ele seguiu o louco e sua mãe para um armazém. Depois de aprender o plano de Joker, Jason alertou Batman, que partiu para parar um caminhão cheio de Gás do Coringa. Enquanto isso, Robin foi salvar sua mãe de Joker, mas ele foi atraído para uma armadilha por ela, que também era torto e não podia arriscar ser exposto. No armazém, Robin foi espancado até a polpa sangrenta pelo Coringa, usando um pé de cabra. O Coringa então amarrou Sheila a um poste e plantou uma bomba no armazém, deixando mãe e filho para morrer. Jason se recuperou e desamarrou sua mãe, mas eles não conseguiram escapar e a bomba explodiu, matando os dois.[1]

Batman chegou tarde demais para salvá-los e tudo o que ele pôde fazer foi consertar a cena do crime para proteger a identidade de Jason e, mais tarde, ele fez os arranjos para que seus corpos fossem devolvidos para Gotham e devidamente enterrados.[17] Durante anos, a morte de Jason assombrou Batman, quando ele considerou este seu maior fracasso: não treinar adequadamente Jason em seu papel como Robin e não protegê-lo do Coringa. No entanto, ele usou essa experiência para não cometer os mesmos erros com o terceiro Robin, Tim Drake.

Retorno do Túmulo e os Dias Perdidos

Red Hood 0015

Os Dias Perdidos

Mais tarde é revelado que Jason realmente havia morrido nas mãos do Coringa, mas quando Superboy-Primordial altera a realidade da dimensão do paraíso em que ele está preso (seis meses após sua morte), Jason é restaurado para a vida e rompe seu caixão, mas colapsa depois e é hospitalizado. Depois de passar um ano em coma e, posteriormente, como um vagabundo amnésico, ele é reconhecido por Talia al Ghul. Ela gasta vários anos tentando ajudar a restaurar a saúde total de Jason, mas o dano mental parece muito extenso. Jason ainda é capaz de lutar, devido ao reflexo muscular, mas parece não ter consciência da situação. O pai de Talia, Ra's al Ghul vê Jason como uma causa perdida e ordena que ele seja eliminado. Em um último esforço para salvá-lo, Talia restaura a saúde e a memória de Jason mergulhando-o em um Poço de Lázaro no qual seu pai também está tomando banho. Sugere-se que a exposição às energias do Poço junto com Ra 's possa ter afetado a personalidade de Jason. A conselho de Talia, Jason determina que sua morte nunca foi vingada, e se prepara para confrontar Batman viajando pelo mundo no mesmo caminho de treinamento de seu mentor.

Usando o dinheiro de Talia e enfurecido por sua declaração de que ele "continua sem vingança", Jason pagou um grupo de mercenários para ajudá-lo a voltar para Gotham. Uma vez que Jason chega (durante o rescaldo do evento de Terra de Ninguém), ele aprova um plano para se vingar de Batman. Ele criou um falso tráfico de armas de arsenal militar avançado, sabendo que Batman responderia. Isso proporcionou a Jason uma oportunidade de plantar uma bomba sob o Batmóvel enquanto Batman está em uma vigia para o negócio de armas. Batman entra no carro e está à mercê do garoto, detonador na mão. No entanto, Todd percebe que seu ex-mentor nunca saberia sobre seu retorno nem que ele seria o assassino de Bruce. Jason então decide confrontar e matar Batman diretamente viajando pelo mundo em busca de um treinamento semelhante, porém mais mortal, como Bruce recebeu para se preparar para aquele dia.[18][19] Todd aprendeu as artes assassinas de vários mestres ao redor do mundo. Esse treinamento inclui armas de fogo, venenos e antitoxinas, artes marciais e fabricação de bombas.[20][21]

Jason foi confrontado com o homem que lhe ensinou assassinato, um alemão chamado Egon, que também está envolvido em um anel de escravidão sexual infantil. Jason, ao saber disso, libera um carregamento de crianças e luta contra seu novo mentor. Embora ele não seja fisicamente melhor que Egon, ele o derrota envenenando uma bebida energética que Egon estava consumindo antes da luta começar. Jason então queima o composto de Egon no chão. Mais tarde, ele observa a Talia que ele não viu isso como assassinato, mas sim colocando "... um réptil".[20]

Hush Jason Todd 0002

Silêncio

Após um período de tempo, Jason é descoberto e abordado pelo Silêncio para participar de um jogo contra o Batman. Enquanto Batman tenta desvendar o mistério do Silêncio, Robin (Tim Drake) é sequestrado e levado para o cemitério onde Jason foi enterrado. Quando ele confronta o seqüestrador, ele descobre, para sua grande surpresa, que o sequestrador é aparentemente Jason Todd. Durante a luta, Jason troca de lugares com o Cara-De-Barro, que se faz passar por Jason no final da luta. Após a batalha com o Silêncio, Batman começa a ter visões de Jason. Eles parecem ser o resultado do gás do medo do Espantalho, mas Alfred encontra a máscara de Jason no batmóvel, seguindo uma das visões.

Superman Prime Earth 0002
DC Rebirth Logo

Esta história é continuada nos Novos 52 em Jason Todd (Terra Primal).
O Universo DC foi reiniciado em 2011 como parte do evento Ponto de Ignição. Esta foi uma tentativa de simplificar a continuidade, e tornar DC Comics mais acessível aos novos leitores. Esta foi uma tentativa de simplificar a continuidade, e tornar DC Comics mais acessível aos novos leitores. Antes disto, os quadrinhos convencionais tiveram lugar na continuidade da Nova Terra desde a Crise nas Infinitas Terras em 1985. A continuidade estabelecida a seguir a Ponto de Ignição é Terra Primal.

Habilidades

  • Acrobacia: Em seu treinamento como Robin ele aprendeu acrobacias. Ele ainda pratica suas habilidades como o Capuz Vermelho indo tão longe a ponto de perseguir a Família Batman ao redor apenas para testar sua velocidade.
  • Condução: Jason conduziu uma variedade de veículos, de carros e barcos, a ser treinado no Oriente Médio por um piloto experiente para pilotar helicópteros.
  • Armas de Fogo: Tendo sido treinado por Batman, Jason tem um objetivo perfeito ao usar batarangs e depois, armas de fogo. Para aumentar sua habilidade com armas de fogo, ele foi um passo além de Batman em sua jornada ao redor do mundo para aprender com os mestres como matar um alvo com diferentes tipos de armas.
  • Intelecto de Nível Gênio: Jason recebeu excelente educação e tutoria de Batman e, portanto, tem amplo conhecimento de vários assuntos, como ciência, matemática, medicina forense, geografia, história e liderança. Ele também provou ser um estrategista criminal altamente eficiente e se organizar como o Capuz Vermelho.[Citação necessária]
  • Criminologia
  • Demolições: Ministrado por um especialista em bombas de renome mundial na Rússia, Jason é capaz de montar e desarmar uma grande variedade de dispositivos explosivos convencionais, de projetos improvisados a militares.
  • Multilinguismo: Ensinado por Batman, Jason é fluente em várias línguas, tendo falado inglês, francês, alemão, italiano e vários outros, sendo o russo o mais fraco.
  • Investigação: Jason mostrou alguma habilidade como detetive.[22][23]
  • Artes Marciais: Jason Todd é um combatente altamente qualificado, mostrando sua habilidade em lutar Asa Noturna e até mesmo Batman. Ele derrotou Tim Drake na Torre dos Titãs. O estilo de luta de Jason se concentra na brutalidade, força e velocidade; ele é mostrado para ter estudado mais de meia dúzia de estilos de luta e provou ser um mestre do Aikido, Capoeira, Karatê, Ninjutsu, Savate, Krav Maga, Kickboxing e Tae Kwon Do.[Citação necessária] Ele recebeu extensas Treinando com Batman, e depois de sua ressurreição, viajou pelo mundo, aprendendo todas as formas de artes marciais que pôde, assim como Batman fez.
  • Vigilância: Apesar de contraditório com sua natureza infantil, Jason aprendeu a examinar seus alvos antes de atacá-los e matá-los. Ele passa longas horas espionando alvos e assegurando que eles merecem seu tipo de justiça.
  • Espadachim: Jason mostrou ser habilidoso o suficiente para lutar contra o Arqueiro Verde em uma luta de espadas até que ele finalmente perdeu.
  • Predefinição:Arremsso: Jason é um atirador experiente e altamente habilidoso com armas de arremesso, como batarangues e facas.[24]
  • Armamentos: Jason é altamente qualificado no uso de muitas armas, incluindo armas de fogo e facas.[24]
  • Leitura labial: Bruce ensinou Jason a ler os lábios quando ele tinha 12 anos.[25]

    Fraquezas

  • Ira: A fraqueza mais notável de Jason é sua raiva. Batman e muitos outros disseram a ele que sua raiva o cega na batalha a ponto de deixar pontos fracos físicos e mentais abertos para ataques. Recentemente, Jason deu passos para colocar o passado para trás e se tornou um lutador mais disciplinado e controlado, como resultado de recordar seu tempo com o All-Caste.

Equipamento

  • Fantasia do Capuz Vermelho: Após sua ressurreição, Jason assumiu o antigo manto do Capuz Vermelho do Coringa. Sua interpretação, no entanto, envolveu jeans, botas de motoqueiro, uma camiseta e uma jaqueta de motoqueiro. Ele usa duas máscaras, sendo a primeira uma máscara de dominó vermelho, fixada no lugar com chiclete, e inclui um transmissor / receptor de rádio embutido e lentes de visão noturna Starlite. Suas manoplas e botas contêm oito compartimentos nos quais ele pode armazenar itens. Sua segunda máscara era um capuz vermelho metálico, que oferecia muitas das mesmas funções que sua máscara, mas também acrescentava melhor proteção para seu rosto.
  • Fantasia do Robin: (anteriormente) Depois de se tornar Robin, Todd recebeu a antiga fantasia de Dick Grayson. Incluía uma túnica de tecido, que oferecia proteção limitada contra balas e ataques contundentes, uma capa amarela, shorts verdes e botas de duende. A túnica oferecia pouca ou nenhuma resistência contra tiros. Seu cinto de transporte levava batarangs, ganchos, pellets de gás e várias outras armas relacionadas a morcegos.
  • Fantasia do Robin Vermelho: (anteriormente) O traje originalmente usado pelo Jason Todd da Terra-51, e usado no final de sua temporada com os Desafiadores do Além. De alguma forma semelhante ao traje de Tim Drake, este traje oferecia muitas das mesmas proteções e funções, embora tivesse adicionado capacidade de planador na capa e várias armas de Robin.
  • Fantasia do Batman: (anteriormente) Ao contrário do traje convencional de Batman, a versão de Jason era muito mais militarista, com armaduras de corpo mais pesadas de cinza e preto. Em vez do desenho normal do capuz, as orelhas pontudas eram feitas para parecer mais com chifres de diabo, e as lentes brilhavam em vermelho, dando-lhe uma aparência muito mais demoníaca. A boca da máscara foi coberta com um dispositivo do tipo máscara de gás. Em vez de carregar o cinturão normal não-letal, Jason estava repleto de armas letais e variadas.

    Transporte

  • Batmóvel (anteriormente)
  • Batcicleta (anteriormente)

    Armas

  • Engenhocas: Após sua ressurreição, Talia al Ghul adquiriu as Indústrias Kord, dando a Jason acesso a armas e acessórios do nível de Batman.
  • Armas de Fogo: Jason frequentemente usa suas armas na batalha e tem mostrado acesso a armas de fogo de alto calibre, incluindo de RPG.
  • O aniversário de Jason foi dado em 16 de agosto[26] e morreu em 27 de abril.[18]

Notas de Rodapé

Batman Family 0001
Membro da Família Batman
DC Rebirth Logo

Este personagem é ou foi uma encarnação ou um aliado do Batman, e um membro da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos que incluem-lo na categoria "Membros da Família Batman".

Teen Titans 0002
Membro dos Novos Titãs
DC Rebirth Logo

Batman Villains 0003
New DC logo
Vilão(ões) do Batman