FANDOM

HelpDoutor Manhattan
Doctor Manhattan Watchmen 0003
Galeria
Information-silkNome RealJonathan "Jon" Osterman
Information-silkIdentidade AtualDoutor Manhattan
Information-silkNome OriginalDoctor Manhattan
Information-silkAfiliaçõesCombatentes do Crime
Information-silkBase de OperaçõesCidade de Nova Iorque; anteriormente Marte
Status
Information-silkIdentidadeIdentidade Pública
Information-silkCidadaniaAmericanos
Information-silkEstado CivilSolteiro
Information-silkOcupaçãoCientista
Information-silkEducaçãoUniversidade de Princeton
Características
Information-silkSexoMasculino
Information-silkOlhosBrancos
Information-silkCabeloSem Cabelo
Information-silkPeleAzul
Information-silkAtributos IncomunsFisiologia Única
Origem
Information-silkUniversoWatchmen
Information-silkCriadoresAlan Moore, Dave Gibbons
Primeira Aparição
Watchmen Vol 1 1
Primeira Aparição no Brasil
Watchmen 1ª Série - n° 1 (Abril)

Quote1 Reestruturar-me foi o primeiro truque que aprendi. Não matou Osterman... você realmente pensou que isso me mataria? Eu já caminhei pela superfície do sol. Testemunhei eventos tão pequenos tão rápidos que mal poderiam dizer terem ocorrido. Mas você, Adrian, você é apenas um homem. O homem mais inteligente do mundo não me representa mais ameaça do que o cupim mais inteligente. Quote2
-- Doutor Manhattan fonte

Dr. Jonathan Osterman era um físico nuclear que foi apanhado em um teste de partículas radioativas, o que o transformou em um ser de Deus. Mais tarde, ele se tornaria um membro do grupo de super-heróis conhecido como Combatentes do Crime.

Watchmen

Jonathan Osterman nasceu em 1929. Seu pai era um relojoeiro, e Jon planejou seguir seus passos. Quando os EUA deixam cair a bomba atômica em Hiroshima, Jon tem dezesseis anos. Seu pai, confrontado com os fatos inegáveis ​​da teoria da relatividade, declara sua profissão desatualizada e lança as partes de seu relato que Hon estava trabalhando pela janela, pedindo-lhe que, em vez disso, prosseguisse uma carreira estudando física física. O incidente representa o ponto de viragem no futuro potencial de Jon, do relojoeiro ao físico nuclear e prefigura a percepção "exterior" do tempo do Doutor Manhattan como predeterminada e todas as coisas dentro dele tão determinadas, incluindo as próprias reações e emoções do médico Manhattan.

Jon Osterman atende a Universidade de Princeton de 1948-58 e graduou-se com um Ph.D. Em física atômica. No início de 1959, ele se desloca para uma base de pesquisa em Gila Flats, onde são realizadas experiências sobre os "campos intrínsecos" de objetos físicos que, se adulterados, resultam em sua desintegração. Aqui ele conhece Janey Slater, um colega de pesquisa; Eles acabaram se tornando amantes.

Durante uma viagem a Nova Jersey em julho de 1959, Jon e Janey visitam um parque de diversões. A banda de relógio de Janey quebra, e o relógio está danificado quando um homem gordo pisa nela. Jon decide que ele pode reparar o relógio e diz a Janey assim. Naquela noite eles dormem juntos.

Um mês depois, em agosto de 1959, pouco depois de seu trigésimo aniversário, Jon planeja dar a Janey o relógio reparado, apenas para descobrir que ele o deixou em seu bata de laboratório que está dentro da sala de teste de experiência de campo intrínseco. Enquanto Jon está dentro da câmara de teste recuperando seu casaco, a porta se fecha, bloqueando automaticamente como uma característica de segurança. Não é possível abrir a porta ou substituir a contagem decrescente, os colegas de Osterman - salvar para Janey, que não pode suportar ver o último momento e fugir da sala - só pode assistir, horrorizado, já que a contagem regressiva para o experimento atual atinge logo zero, e Jon tem Seu "campo intrínseco" foi removido. Banhado na luz radiante, ele é despedaçado da força do gerador, instantaneamente vaporizado e oficialmente declarado morto.

Os meses seguintes vêem uma série de eventos estranhos e aparições na base de pesquisa, levando os residentes a especular que a área está agora assombrada. Torna-se claro que Jon se reformou progressivamente durante este tempo. Esta progressão é indicada por uma série de reaparecimentos corporais parciais: primeiro como um sistema nervoso desencarnado, incluindo o cérebro e os olhos; Então como um sistema circulatório (10 de novembro); Então um esqueleto parcialmente musculoso (14 de novembro). Cada vez, a aparência só dura alguns segundos. Jon reaparece completamente em 22 de novembro como um homem alto, sem pêlos, nu e de pele azulada.

Após sua transformação, Jon começa a experimentar o tempo de forma não-linear, "quântica", e está implícito que ele está ciente e experimenta todos os momentos de sua vida ao mesmo tempo. Jon não é onisciente; Ele continua dependente de seu intelecto e experiência sensorial para chegar a conclusões, mas sua variedade de dados sensoriais foi abruptamente ampliada, proporcionalmente à diminuição de suas capacidades emocionais. Isso muitas vezes o leva a chegar a conclusões muito diferentes das disponíveis para humanos normais. Sua vontade já fraca (marcada por sua aparente submissão aos planos de carreira de seu pai, seja lá o que for for) seja mais sublimada durante esse tempo. Ele tem cada vez mais dificuldade em agir no que os que o cercam consideram o momento presente, levando a muitas acusações e até a percepção pública de que ele é sem emoção e desinteressado nos assuntos humanos. Por exemplo, ele não faz nada para evitar o assassinato do presidente John F. Kennedy, mesmo sabendo que isso acontecerá quando ele encontrar o presidente. No entanto, durante o curso de Watchmen ele exibe emoção poderosa várias vezes. Sua aparente falta de sentimento é mais uma questão de prioridades radicalmente alteradas, devido a uma diferença colossal e intransponível de percepção entre Jon e o resto da humanidade.

Ele se inscreve em uma visão determinista dos eventos (em um ponto que observa: "Somos todos os fantoches, Laurie. Eu sou apenas um marionete que pode ver as cordas"). Ao longo da maioria dos Watchmen, o Doutor Manhattan parece exercer um esforço de escolha, e suas ações muitas vezes pareciam governadas por um código de ética rigidamente utilitário em que a ação correta deve ser a que mais se beneficia. Em certo sentido, o poder ilimitado chegou ao custo da total ausência de responsabilidade, e seu destacamento crescente, se não apatia, é justaposto com sua aparente capacidade de fazer qualquer coisa. Durante o período em que o Doutor Manhattan é um crime-lutador (a pedido do governo), ele afirma que a moral de tais atividades o escapa. Do ponto de vista radicalmente alterado, quase todas as preocupações humanas parecem inúteis e sem mérito óbvio.

Jon gradualmente se torna um peão do governo dos Estados Unidos, embora os meios pelos quais sua lealdade seja garantida nunca sejam revelados; Ele recebe o nome do código "Doutor Manhattan", uma referência ao Projeto Manhattan que, espera-se, vencerá os inimigos dos Estados Unidos. Ele também possui uma fantasia que aceita de má vontade, embora ele se recuse a aceitar o design do ícone que lhe é fornecido (sendo este um modelo orbital estilizado do átomo). Em vez disso, Jon escolhe como seu emblema uma representação de um átomo de hidrogênio, cuja simplicidade ele declara ser algo que acende seu respeito; Consequentemente, ele queima a marca na sua testa sem dor. Essa preferência por mecanismos materiais marca o início da diminuição da humanidade de Jon, que é progressivamente refletida por seu derramamento gradual do uniforme - no final da década de 1970, ele se recusa a usar qualquer coisa, exceto para aparições publicas obrigatórias.

No entanto, a presença de Jon ainda consegue inclinar o equilíbrio da Guerra Fria no favor do Ocidente, e os Estados Unidos, portanto, se tornam mais agressivos e aventureiros durante esse período. Suas habilidades também alteram radicalmente a economia mundial, como ele pode, por exemplo, sintetizar as enormes quantidades de lítio necessárias para que todos os veículos a motor se tornem elétricos. A pedido do presidente Richard Nixon, ele traz a vitória da América na guerra do Vietnã dentro de três meses. Esta vitória distorce o processo político americano, já que a 22ª Emenda é revogada e Nixon é repetidamente reeleito (e continua servindo até 1985, ano em que Watchmen é estabelecido, pelo que é teoricamente seu quinto mandato). Além disso, as indicações na linha da história sugerem que, longe de resolver os problemas subjacentes à tensão internacional, a presença do doutor Manhattan, de fato, as exacerba enquanto sufocam sua expressão, que inevitavelmente se constrói em direção ao desastre; Toda a trama de Watchmen ocorre durante a contagem decrescente para um potencial holocausto nuclear.

Durante o primeiro encontro do grupo de super-heróis da Criminosa, Laurie Juspeczyk, o segundo Espectro de seda, chama a atenção. Sua relação com Janey Slater termina acrimoniosamente pouco depois, e ele começa a namorar Laurie.

Durante a execução da trama Adrian Veidt para salvar o mundo, Manhattan é acusada de dar câncer aos que estão expostos a ele durante longos períodos de tempo. Parece que isso é falso, pois é uma fabricação cuidadosa de Veidt, mas essa revelação não é suficientemente rápida para evitar que Manhattan se exalte a Marte, onde ele gasta grande parte da ação de Watchmen. Eventualmente, ele traz Laurie (que, entretanto, levou Daniel Dan Dreiberg/Coruja II como um novo amante) para Marte, onde eles discutem o destino da raça humana.

Em Marte, Jon explica sua crença de que a vida é um fenômeno superestimado, citando o planeta estéril como um exemplo de beleza natural e imperturbável enquanto viajam em sua fortaleza de vidro flutuante. Laurie tenta convencê-lo de outra forma, mas ele não acredita. Irritado por sua indiferença pelo bem-estar da Terra, ela exige que ele aterra a embarcação e mande sua casa para morrer com os outros. Enquanto ela se afasta, Jon diz a ela que, enquanto ela sempre pede que ele veja as coisas através do ponto de vista humano, ela nunca tentou ver as coisas nos seus olhos. Ao tentar isso, Laurie percebe que seu pai era Edward Blake.

Enquanto Laurie chorava por essa realização, Jon ficou impressionado com isso. Ele explica que ele passou seu tempo tentando encontrar o que seria chamado de milagre, mas desprezou ver qualquer coisa do tipo no acoplamento humano. As chances contra duas pessoas como sua mãe e o Comediante se juntar para criar uma criança como ela, ele acredita, é o mesmo que transformar o ar em ouro. Com essa revelação, seu interesse pela humanidade é restaurado e os dois retornam à Terra para tentar impedir o plano de Veidt.

Eles chegam tarde demais, no entanto, como Manhattan já foi destruída pela onda de choque psíquico do monstro de lulas que Veidt teletransportou para a cidade. A percepção de Jon sobre o futuro está sendo bloqueada por partículas de tachyon, mas é capaz de localizar a fonte: Aureli Antártica de Veidt. Teleportando lá, Jon começa a sentir-se mais distorcido do que antes, pois ele está mais próximo da fonte dos geradores de Tachyon. Ele entra para enfrentar o Veidt que tenta fugir dele. Ele diz a Veidt que ele o agradece por isso, pois ele esqueceu as alegrias de não saber algo. Ao ser confrontado com Bubastis, ele está paralisado o suficiente para que Adrian jogue o interruptor em um disruptor de campo intrínseco, soprando os dois.

A vitória de Veidt parece certa, já que ele consegue pegar uma bala no alvo de Laurie. Jon reaparece fora em tamanho gigante, no entanto, perguntando se ele realmente esperava que algo que não pudesse matar Jon Osterman poderia matar o Doutor Manhattan. Antes que ele possa matar Veidt, Adrian liga o muro da televisão na sala para revelar que todos os países do mundo cessaram o conflito, incluindo os Estados Unidos e União Soviética, para tentar entender o "ataque alienígena" no Novo Iorque. Ao ver que seu plano trazia paz genuína mundial, Jon concorda com os outros (além de Rorschach) que o conhecimento da instigação de Veidt de todo o plano deve ser mantido em segredo.

Fora do complexo, Jon confronta Rorschach, dizendo-lhe que não pode deixá-lo revelar a verdade. Em lágrimas, Rorschach remove sua máscara, gritando para que Jon faça o que deve ser feito. Ele obriga, matando Rorschach. Voltando a Karnak, ele vê Dan e Laurie juntos, aparentemente felizes por terem começado um relacionamento. Ele aparece antes de Veidt, informando-lhe que ele está saindo para outra galáxia. Antes de partir, Adrian pergunta se, no final, o que ele fez foi certo. Ele simplesmente afirma: "No final? Nada acaba, Adrian. Nada acaba".

Renascimento

Após os eventos de Ponto de Ignição, quando Barry Allen, um super-herói conhecido em seu mundo como "O Flash", tentou reverter seu universo de volta ao normal, Jon, que foi capaz de supervisionar de alguma forma esses eventos do outro mundo, interferiu com esse processo, apagando dez anos desse universo inválido e revertido, criando Terra Primal como um efeito colateral. Ao fazer isso, Jon fez com que todos os moradores do mundo de Barry fossem detidos até dez anos e perdessem alguns dos seus relacionamentos mais importantes um com o outro.[1]

O Botón

Roy Harper Cry for Justice
DC Rebirth Logo

Incompleto

Poderes

  • Semi-Onipotência: O "campo intrínseco" de Jon foi removido devido a um acidente que enviou seus átomos voando deixando-o com pouco controle sobre sua estrutura de DNA. Ao longo do tempo, ele conseguiu reavaliar sua fisiologia e tornar-se médico Manhattan, um ser quântico de poder quase ilimitado.
    • Bio-Fissão: Capaz de dividir e replicar o seu ser, essa habilidade só foi mostrada em si mesmo. Ele tornou-se muitas versões completamente diferentes de si mesmo que, a princípio, parecem ser entidades diferentes, mas são cada uma uma consciência dividida do doutor Manhattan.
      • Bio-Fusão: Da mesma forma, com sua habilidade de Bio-Fission, Jon pode trazer suas cópias sensíveis de volta ao seu corpo sem quaisquer efeitos colaterais adversos. Desconhece-se o que aconteceria se alguém realmente pudesse matar um dos clones, mas mais do que provavelmente nada aconteceria com o original.
    • Cronocinese: Limitado apenas a sua percepção do tempo, Jon pode ver claramente seu futuro e passado de uma perspectiva de terceira pessoa. Da mesma forma, ele pode conceder aos outros a visão "atemporal".
      • Precognição: Um produto de sua Cronocinese, Jon pode ver seu próprio futuro em um sentido teórico. Esse poder foi bloqueado por partículas teoricas chamadas taquix.
    • Consciência Cósmica: Jon possui compreensão do funcionamento do universo em uma escala cósmica e tem a capacidade de supervisionar outros universos como ele deseja.[1]
    • Criação de Construto de Energia: Não se sabe se algumas das criações que ele faz é a manipulação de matéria, moléculas ou construções de energia quântica inteiramente criativas. Ele afirmou que deseja criar sua própria vida depois de manipular a matéria em Marte como uma espécie de teste.
    • Projeção de Energia: Jon não precisa tocar ou segurar as coisas para mudar sua estrutura elementar, ele nem precisa ser apenas consciente de suas projeções.
    • Vôo: Apenas visto como levitação, a julgar pelo processo lento e metódico de Jon, pode-se afirmar que ele poderia alcançar as aparências mais rápidas e dramáticas do vôo, mas simplesmente se limita a pairar.
    • Campo de Força: Jon é capaz de projetar poderosos campos de força.[2]
    • Imortalidade: Nunca parece envelhecer, Jon nunca apareceu mais velho tanto física quanto mentalmente após o acidente. Ele afirmou que o mundo cresce ao redor dele.
    • Intangibilidade: Balas e golpes viajam por Jon, como tal, ele pode permitir que todos os objetos passem por ele sem tanto como uma reação. Ele pode ampliar essa habilidade para outros e outros objetos.
      • Fasear: Jon é capaz de colocar seu corpo em fase através dos objetos.[2]
    • Invulnerabilidade: Jon possui durabilidade incrível e é praticamente invulnerável para qualquer dano físico. Sua durabilidade lhe permitiu atravessar o sol, ileso.[2]
    • Reconstrução Molecular: Capaz de reestruturar-se após a remoção de seu campo intrínseco, Jon não se limita a usar esse poder de reconstrução apenas em si mesmo. Ele separou a maioria dos objetos inanimados e até mesmo desmontou os seres humanos, bem como reconstituiu a areia marciana em grandes estruturas de vidro.
      • Desintegração: Jon é capaz de usar seu poder para desintegrar completamente os seres humanos.[2]
      • Regeneração: Jon pode regenerar todo o seu corpo da desintegração total (até o nível subatômico), sem fim, enquanto sua consciência sobreviver.[2]
    • Produção de Radiação: O corpo de Jon emite algum nível de radiação ultravioleta.[2]
      • Termocinese: Quando Jon reestrutura seu corpo ele produz grandes quantidades de calor da radiação ultravioleta do corpo. É ótimo o suficiente para dar às pessoas próximas queimaduras solares.[2]
    • Alteração da Realidade: Após os eventos de Ponto de Ignição, quando Barry Allen, um super-herói conhecido em seu mundo como "O Flash", tentou reverter seu universo de volta ao normal, Jon, que foi capaz de supervisionar de alguma forma esses eventos do outro mundo, interferiu com esse processo, apagando dez anos desse universo inválido e revertido, criando Terra Primal como um efeito colateral.[1]
    • Alteração de Tamanho: Capaz de crescer ou encolher incrivelmente rápido sem um limite aparente. Ele exibe ótimas habilidades e foco, enquanto a esses tamanhos sem perda de controle de qualquer forma.
    • Força Sobre-Humana: Embora em tamanho microscópico, alturas sobre-humanas ou em uma forma aparentemente normal, ele tenha exibido uma grande força física, como arremessar tanques, levantar estruturas planetárias e equipamentos tecnológicos delicados.
    • Telequinesia: Telekinetic em sua fabricação de objetos de elevação que ele foca em sua mente, Jon é limitado ou se limita a usar suas habilidades mentais para multitarefa ao desmontar ou reassemblar objetos vivos e não-vivos. Ele também pode fazer explodir a cabeça de uma pessoa com força.[2]
    • Teletransporte: Capaz de remover e voltar a montar as partículas e moléculas de qualquer objeto de um local para outro com um único pensamento. Jon teletransportou objetos grandes e pequenos, pessoas e animais.

      Habilidades

  • Arquitetura
  • Intelecto de Nível Gênio
  • Ciência
  • Doença Mental: Sem poder realmente sentir ou abraçar as coisas em uma percepção virgem, o Doutor Manhattan começou a perder a visão da humanidade e seu senso de humor. Ele se aborreceu da Terra e dos seus habitantes várias vezes. Ele finalmente escolheu deixar a Terra depois que ele declarou que ele entendeu a humanidade novamente; Significando sua partida final da humanidade.
  • O Doutor Manhattan foi baseado no Capitão Átomo da Charlton Comics, que na proposta original de Moore estava cercada pela sombra da ameaça nuclear. No entanto, o escritor descobriu que poderia fazer mais com Manhattan como um "tipo de super-herói quântico" do que nunca poderia ter com o Capitão Átomo. Moore procurou aprofundar a física nuclear e a física quântica na construção do personagem do Dr. Manhattan. O escritor acreditava que um personagem que vivia em um universo quântico não percebesse o tempo com uma perspectiva linear, o que influenciaria a percepção do personagem sobre os assuntos humanos. Moore também queria evitar criar um personagem sem emoção como Spock de Star Trek, então ele procurou o Dr. Manhattan para reter "hábitos humanos" e para se afastar deles e da humanidade em geral. Gibbons criou o personagem azul Rogue Trooper, e explicou que ele reutilizou o motivo da pele azul para o Doutor Manhattan, já que ele se parece à cor da pele, mas tem uma tonalidade diferente. Moore incorporou a cor na história, e Gibbons observou que o resto do esquema de cores do quadrinho fez Manhattan único.
  • Moore lembrou que ele estava inseguro se DC permitisse que os criadores descrevessem o personagem como completamente nu, o que influenciou parcialmente a forma como retrataram o personagem. Gibbons queria retratar com bom gosto a nudez de Manhattan, selecionando cuidadosamente quando houveram tiros frontais completos e lhe dando genitais "discretos" - como uma escultura clássica - de modo que o leitor não perceberia inicialmente.
  • Em Sam Hamm o roteiro improvisado de 1989 para Watchmen (Filme), Adrian Veidt estudou cronogramas alternativos usando taquixos e observou que a raça humana Sobreviveu em alguns deles porque o Dr. Manhattan nunca existiu (como sua criação era um ponto de inflamação na história). E assim, ele planejou assassinar Jon no passado antes de ser morto pelo perturbador de campo intrínseco. Para fazer isso, ele cria uma bolha de tachyon mostrando o dia da experiência e depois se prepara para disparar um rifle em Jon através de uma pequena abertura da bolha. No entanto, o Dr. Manhattan chega a tempo de frustrar o enredo e matar Veidt. Manhattan, então, decide entrar no passado e salvar seu passado do experimento. Ele amplia a abertura da bolha de tachyon e passa, depois se funde com Jon e se torna uma casca protetora que o rodeia. O experimento destrói Manhattan, e Jon sai da câmara intacta, retornando o relógio reparado de Janey para ela. Com o Dr. Manhattan já não em existência, o presente se transforma em uma realidade mais próxima do nosso, com Rorschach, Corujal e Silk Specter existente como anomalias.
  • Allen Adam, o "Superman Quântico" da Terra-4, é parcialmente baseado no Doutor Manhattan.

Notas de Rodapé

Ambush Bug 07
DC Rebirth Logo

Este é um artigo com material no-universo ou fora do universo .
Este artigo traz informações sobre algo que existe no Universo DC, e não deve conter material fora do universo. Por favor, remova todo o material fora do universo, ou incluí-lo em uma seção separada na parte inferior do artigo. E tire esse traje bobo.