Wiki DC Comics
Advertisement
Wiki DC Comics
3 658
páginas

O Caso da Sociedade Química (ou em inglês The Case of the Chemical Syndicate) foi a primeira história de Batman, escrita por Bill Finger com ilustrações de Bob Kane em 1939. Foi publicado na edição Detective Comics [[Detective Comics Vol 1 2

História

O Caso da Sociedade Química (ou em inglês The Case of the Chemical Syndicate) foi a primeira história de Batman, escrita por Bill Finger com ilustrações de Bob Kane em 1939. Foi publicado na edição Detective Comics #27. Mike Friedrich e Bob Brown fizeram uma atualização para o trigésimo aniversário do Batman em 1969, que foi publicado na edição Detective Comics #387 . Roy Thomas e Marshall Rogers recontam a história em 1986, como parte da edição Origens Secretas #6 com foco no Batman da Era de Ouro. Para comemorar a 600ª aparição de Batman em Detective Comics, duas novas versões da história foram impressas em 1991. Marv Wolfman escreveu uma história com Jim Aparo ilustrando e Alan Grant escreveu uma história com Norm Breyfogle ilustrando, ambos publicados na edição de Detective Comics #627. Foi atualizado novamente como parte da reinicialização Novos 52 em 2014. Brad Meltzer escreveu uma nova versão com Bryan Hitch ilustrando, publicada na edição Detective Comics (Vol. 2) #27.[1]

Era de Ouro

Comissário Gordon traz seu jovem amigo Bruce Wayne enquanto investiga a morte de um fabricante de produtos químicos chamado Lambert. O filho de Lambert é falsamente acusado do assassinato e ele implica os parceiros de Lambert, Alfred Stryker, Paul Rogers e Steven Crane. Steven Crane é morto por dois pistoleiros, mas um vigilante chamado Bat-Man chega a tempo de impedi-los de escapar. O Homem-Morcego encontra Paul Rogers visitando o laboratório de Alfred Stryker. Jennings, o capanga de Stryker, trava Rogers dentro de uma câmara de gás para matá-lo. O Homem-Morcego invade uma clarabóia para resgatar Rogers e socar Jennings. É explicado que Stryker organizou os assassinatos para obter o controle total de seus negócios. Stryker ataca o Homem-Morcego, e o Homem-Morcego o empurra sobre uma grade para um tanque de ácido. O Homem-Morcego observa que este é "um fim adequado para sua espécie". Mais tarde, Gordon conta essa história a Bruce Wayne, que a considera sem sentido. É revelado quando ele volta para casa que Bruce Wayne é realmente o Homem-Morcego.[2]

Era de Prata

Batman e Robin ajudam Comissário Gordon a investigar a morte de um químico atômico chamado Lambert. O principal suspeito é o filho hippie de Lambert, Mel, que trata o Batman como fascista. Robin está indignado e quer que Mel trancado, mas Batman discorda. Eles visitam o parceiro de Lambert, Steven Crane, que lhes diz que Lambert e Mel recentemente tiveram uma discussão acalorada. Batman e Robin vão embora, e um atirador que parece Mel Lambert mata Steven Crane. Paul Rogers visita Alfred Stryker, e a mesma pistola de chicote o chicoteia. Batman e Robin invadiram para derrotar Stryker e o atirador. É revelado que Stryker contratou um assassino para se vestir como Mel Lambert e enquadrar Mel pelos assassinatos. Stryker estava tentando eliminar seus parceiros para poder reivindicar a pesquisa deles como sua. Robin aprende a ser menos tendencioso, e Mel Lambert aprende que às vezes o sistema funciona.[3]

Pós-Crise

Essa continuidade tem duas versões conflitantes da história, ambas publicadas na mesma edição.

O industrial Theodore Lambert é morto quando uma mulher fantasiada o cobre com ácido altamente corrosivo. Bruce Wayne conversa com o filho ambientalista de Lambert, Ted, que é seu amigo íntimo. Detetive Hanrahan interroga Ted, mas ele não é considerado culpado. Há uma conferência de imprensa realizada pelo parceiro de negócios de Lambert, Steven Crane. A mulher fantasiada chega para matar Crane e várias pessoas na platéia, chamando a si mesma de Pesticida. Batman é incapaz de detê-la. Eles investigam o terceiro parceiro Fred Stryker, que foi aleijado e desfigurado em um acidente químico. É revelado que a filha de Stryker, Priscilla, é Pesticida, se vingando daqueles que causaram o acidente de seu pai. Pesticida ataca o parceiro restante, Paul Rogers, e revela sua identidade. Batman a impede de jogar Rogers em um tanque de produtos químicos. Pesticida luta com Batman e insiste que ela não é uma assassina, ela está apenas buscando justiça. Pesticida diz a Batman que ele faria a mesma coisa em sua posição. Então ela acidentalmente destrói a passarela em que está, e cai até a morte em um tanque de ácido. Batman observa que ele não faria a mesma coisa.[4]

Batman e Comissário Gordon investigam o assassinato do químico Professor Lambert. O primeiro suspeito é seu filho Mel Lambert, que é inocente do assassinato, mas acaba sendo um contrabandista de cocaína. Batman investiga o parceiro de Lambert, Steven Crane, e o encontra executado por dois homens que fingem ser ladrões. Batman vence os ladrões e nomeiam Paul Rogers como o homem que os contratou. Alfred Stryker é o verdadeiro culpado, e ele força Paul Rogers a cometer suicídio. Rogers deixa uma nota de suicídio assumindo o crédito pelos outros assassinatos, depois Stryker o enforca por um laço. Batman chega e percebe esse engano, embora seja tarde demais para salvar Rogers. Stryker entra em um tiroteio com Batman e a polícia. Stryker tenta pular por cima de uma grade de metal e cai até a morte em um tanque de ácido. Batman observa que este é "Um fim perfeito para a sua laia". Explica-se que Stryker foi responsável por lidar com o descarte de resíduos do sindicato químico. Sua negligência levou à morte de vários vagabundos, e ele matou seus parceiros para que não o entregassem.[5]

Roy Harper Cry for Justice.jpg
DC Rebirth Logo.png

Incompleto

Personagens

  • Alfred Stryker é originalmente mostrado como um homem gordo careca que planeja o assassinato de seus amigos. Batman o mata empurrando-o para um tanque de ácido.[2] Em sua segunda aparição, ele é esbelto, e Batman apenas o prende.[3] Em sua terceira aparição, ele é Fred Stryker, o químico inocente do CLRS. Ele alerta os outros que seus métodos não são seguros. Ele é terrivelmente deformado em um acidente químico e é ambíguo se isso foi incompetência ou uma conspiração de seus amigos para matá-lo. Isso inspira sua filha Priscilla a se vingar como Pesticida.[4] A quarta versão reverte para sua aparência original. Ele é responsável pelo gerenciamento de resíduos do sindicato químico. Quando sua negligência criminal mata vários sem-teto, ele mata seus parceiros para impedir que eles o exponham. Stryker tenta pular sobre um parapeito, mas ele quebra e o envia para a morte em um tanque de ácido.[5] Em Os Novos 52 ele é um homem esbelto, de terno roxo, que tenta assassinar seus parceiros de negócios por tentar votá-lo. Ele se chama Alby, sem sobrenome. Quando ele puxa uma arma contra o comissário Gordon, Batman o chuta e ele cai sobre uma grade em um tanque de ácido. Suas mãos são vistas subindo, e está implícito que ele se torna o Coringa.[1] O demônio Barbatos uma vez enviou Batman através de várias alucinações, sendo um deles o primeiro caso. Ao perguntar ao falso Stryker (Barbatos disfarçado) sobre sua verdadeira identidade, Batman é informado de que ele já sabe antes que "Stryker" pule no ácido por conta própria, a cena mudando para outra ilusão.[6]
  • Lambert originalmente não recebe o primeiro nome. Ele é um homem esbelto, com um cavanhaque, assassinado com uma faca.[2] Em sua segunda aparição, nenhum detalhe é visto, mas ele é assassinado com um pôquer na lareira.[3] Em sua terceira aparição, ele se chama Theodore Lambert. Ele é portly com uma linha capilar recuada e opera transporte nas Químicas CLRS. Pesticida o mata.[4] A quarta versão reverte para sua aparência original. Ele se chama Professor Lambert e assassinado com uma faca.[5] Em Os Novos 52 ele não é visto, mas é descrito como um homem branco de 67 anos chamado Victor Lambert, encontrado morto com uma faca no peito.[1]
  • Lambert, Jr. é originalmente visto como um jovem dweebish sem nome próprio. Ele tem cabelos loiros e óculos.[2] Em sua segunda aparição, ele é um hippie anti-establishment chamado Mel, de cabelos castanhos.[3] Em sua terceira aparição, ele é um amigo idealista de Bruce Wayne, chamado Ted Lambert Jr., com cabelos loiros, que pretende doar a fortuna de seu pai para caridade.[4] A quarta versão é chamada Mel Lambert e é semelhante à sua primeira aparição, mas com cabelos castanhos e sem óculos. Ele é revelado um contrabandista de drogas, apesar das conexões de seu pai. Quando ele puxa uma arma contra o comissário Gordon, Batman joga cocaína na cara dele e o soca.[5] Em Os Novos 52 ele não é visto e não é considerado suspeito, mas disse ter encontrado seu pai assassinado.[1]
  • Paul Rogers é originalmente visto como um homem de bigode com cabelos preto e branco. Stryker o trava em uma câmara de gás, mas Batman o salva.[2] Em sua segunda aparição, ele tem cabelos ruivos e barba longa.[3] Em sua terceira aparição, ele tem bigode e cabelos ruivos com mechas brancas. Ele é responsável pelos negócios das Químicas CLRS. Pesticida o amarra sobre um tanque de produtos químicos, mas Batman salva sua vida.[4] A quarta versão mantém esses recursos físicos. Alfred Stryker o força sob a mira de uma arma a escrever uma nota de suicídio confessando os outros assassinatos, depois o enforca com um laço.[5] Em Os Novos 52, Paulie Rogers é um homem negro. Stryker o trava em uma câmara de gás, mas Batman o salva.[1]
  • Steven Crane é originalmente visto como um homem corpulento careca morto em sua própria casa.[2] Em sua segunda aparição, ele também é morto em casa, mas tem óculos e uma cabeça cheia de cabelos.[3] Em sua terceira aparição, ele é um homem atraente, encarregado de relações públicas da Químicas CLRS. Pesticida o mata.[4] A quarta versão mostra-o como um homem gordo e careca com óculos, semelhante à sua primeira aparição. Hitmen atiram na cabeça dele e fazem parecer um assalto.[5] Em Os Novos 52 ele é Stevie Crane, um homem de tamanho normal, com barba, que é baleado da mesma maneira.[1]
  • O nome original da sociedade química era a Corporação Química Apex.[2] Não havia nome na segunda versão da história.[3] Na terceira versão, chama-se Químicas CLRS, após as iniciais de seus fundadores.[4] A quarta versão chama de Produtos Químicos G.C..[5] A versão Novos 52 chama-se Químicas A.C.E., que é uma referência ao Coringa.[1]

Edições

  • Detective Comics #27
  • Detective Comics #387
  • Origens Secretas (Volume 2) #6
  • Detective Comics #627
  • Detective Comics (Volume 2) #27

Links e Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 Detective Comics (Volume 2) #27
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 Detective Comics #27
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 Detective Comics #627, 1ª História
  6. https://dc.fandom.com/pt-br/wiki/Batman:_Perdido_Vol_1_1
Batman Blind Justice TP.jpg
Arcos da Família Batman
DC Rebirth Logo.png

Este evento ou enredo é especificamente relacionado com Batman, ou para os membros da Família Batman. Esta predefinição irá categorizar automaticamente os artigos e incluírem na categoria Arcos do Batman.

Advertisement