FANDOM

Qwsp é uma criatura nativa da 5ª Dimensão, um estado literal de realidade tridimensional dirigido por seres imundos sob a bandeira de dois príncipes, Yz e Lkz. Como muitos de seus semelhantes, Qwsp deixou a 5ª Dimensão para explorar as regiões da Terra tridimensional. Pouco depois de chegar à Terra, Qwsp aliou-se ao rei do mar conhecido como Aquaman e ao seu jovem parceiro, Aqualad. Ele compartilhou muitas de suas aventuras juntos e desenvolveu um vínculo estreito com cada um deles. Em seu primeiro encontro, o Qwsp ajudou os heróis a derrotar três Trolls do Fogo que se enfureciam perto de uma região vulcânica de Atlântida. [1] Algum tempo depois, ele voltou para ajudar Aquaman a repelir uma invasão dos conquistadores guerreiros suvianos. [2]

Qwsp contou com a ajuda de Aquaman quando seu irmão gêmeo, Quink, foi manipulado para trabalhar para um pirata nefasto chamado Capitão Slade. Ele conseguiu resgatar Quink do controle de Slade, mas também entrou em conflito com o malvado sprite de água, Quirk. Qwsp conseguiu repelir os ataques de Quirk, mas o vilão logo voltaria para atormentá-lo novamente. [3]

Pouco depois de uma tomada fracassada de Atlântida pelo líder rebelde, Pomoxis, Quirk seqüestrou Qwsp, assim como Aquaman, e os manteve prisioneiros no mundo natal dos sprites de água (presumivelmente uma subseção da 5ª Dimensão). Quirk usou um dispositivo especial contra o Qwsp, que removeu seus poderes mágicos. Aquaman finalmente se libertou da prisão e encontrou um meio de retocar a magia de Qwsp. Trabalhando juntos, eles lutaram contra os malvados Quirk e seus asseclas e voltaram para a Atlântida. [4]

Em outra aventura, Quisp ajudou Aquaman e Aqualad a salvar a Rainha Mera, a governante de uma dimensão alienígena, de um ambicioso senhor da guerra conhecido como Leron. Logo depois, ele partiu de Atlântida e retornou à 5ª Dimensão. [5]

Anos se passaram, até que um dia Qwsp decidiu retornar à Terra para visitar seus velhos amigos. Ao chegar, ele descobriu que a personalidade de Aquaman havia mudado dramaticamente. Ele era mais sombrio e violento do que o Rei do Mar que Qwsp lembrava. Emulando seu velho amigo, Qwsp alterou sua própria personalidade para combinar. Essa alteração fez com que o Qwsp se tornasse mais sombrio e malévolo e, ao fazê-lo, iniciou uma batalha entre os poderosos príncipes Genie, Yz e Lkz. Yz e Lkz lutaram entre si usando a Terra como campo de batalha. Capitão Marvel e o membro do JLA Lanterna Verde viajaram para a 5ª Dimensão onde pediram a um conselho de imps que tomasse medidas contra Qwsp. Reconhecendo que a Terra era o playground favorito de seu companheiro imp, Mister Mxyzptlk, os outros habitantes da 5ª Dimensão trabalharam para salvar a Terra, ou então Mxyzptlk nunca mais poderia deixar a 5ª Dimensão novamente. Eles vieram para a Terra e encurralaram o Qwsp, forçando-o a falar seu nome de trás para a frente (o meio pelo qual espíritos um imp de volta ao seu reino nativo). Por incitar uma guerra entre os Príncipes e pôr em perigo a Terra (artigo 173 da Lei da 5ª Dimensão), os diabinhos sentenciaram Qwsp a "1 milhão de infinitos em um labirinto de 8 dimensões". [6] Ele continuou a ser preso lá até que o Espectro jogou Jakeem Trovão e Trovão na dimensão quinto. No caminho eles caíram na prisão do Qwsp. Qwsp foi capaz de assumir o corpo de Jakeem e começar uma guerra na quinta dimensão. Com a ajuda de Senhor Incrível, Homem Hora, Sideral, Shocko e Saradin, Thunderbolt confrontou Jakeem. Saradin descobriu que Jakeem era habitado por um ser da 5ª dimensão e o tirou de Jakeem. Saradin então ligou Qwsp a sua cápsula de sangue vital e escapou com seu novo Djinn. [7]

Poderes

Qwsp pode exercer energia mística para uma ampla variedade de efeitos sobrenaturais.

Habilidades

Qwsp pode respirar e sobreviver debaixo de água por longos períodos de tempo.

  • "Quisp" é a grafia fonética do nome do Qwsp. Os habitantes da 5ª Dimensão não usam vogais comuns em seus nomes.
  • A aparência física do Qwsp se assemelha ao mascote careca de pele rosa do cereal da General Mills, também conhecido como Quisp.

Relacionado

Notas de rodapés