FANDOM

Thierna Na Oge é uma das várias cidades-estados que já fizeram parte do império Pré-Cataclísmico Atlante. Milênios atrás, a agitação geológica devastou a Atlântida fazendo com que todo o continente afundasse sob as ondas. Enquanto muitos atlanteanos sobreviveram para depois estabelecer

História

Thierna Na Oge é uma das várias cidades-estados que já fizeram parte do império Pré-Cataclísmico Atlante. Milênios atrás, a agitação geológica devastou a Atlântida fazendo com que todo o continente afundasse sob as ondas. Enquanto muitos atlanteanos sobreviveram para depois estabelecer as cidades de Poseidonis e Tritonis, outros migraram para as regiões mais distantes para desenvolver assentamentos menores e mais simples.

Thierna Na Oge acabou sendo conhecida como uma das cinco cidades perdidas de Atlântida. Seus cidadãos evoluíram e se adaptaram à vida sob o mar. Eles permaneceram como uma comunidade ferozmente isolacionista, e depois de várias gerações, todos os moradores da cidade desenvolveram pele verde-alaranjada e cabelo laranja-dourado.

Ao contrário de seus irmãos atlantes, os cidadãos de Thierna Na Oge rejeitaram a lógica da ciência e adotaram a majestade da magia, da mesma forma que seus antepassados ​​faziam há eras. Mantendo laços estreitos com sua herança mística, eles se transformaram em uma sociedade que ficou conhecida como Tuatha De Danann. Sob a orientação vigilante de sua deusa matrona, Dana, os membros dos Tuatha recuperaram um importante artefato Atlante - um dos doze lendários Cristais do Zodíaco. Eles envolveram o cristal em um selo real que acabou se tornando conhecido como o Lia Fail. O Lia Fail concedeu ao seu dono a capacidade de tecer os fios multicoloridos de energia mágica ambiental que compunham o tecido de toda a criação. Quem tomou posse do Lia Fail comandou grande poder e ganhou o direito de se chamarem Rei de Thierna Na Oge. Ao longo dos anos, muitos assumiram o papel de monarca, e o título de Rei era compartilhado entre governantes do sexo masculino e feminino (não havia nenhum título feminino análogo; todos os governantes eram chamados de "Rei").

Thierna Na Oge permaneceu uma cidade perdida durante séculos, mas nos últimos anos, o conselho governante de Poseidonis soube da localização da cidade e estabeleceu um diálogo com eles. Aquaman, o ex-rei da Atlântida viajou para Thierna Na Oge e se envolveu em uma guerra civil entre o antigo rei benevolente, Nuada, e sua irmã, o ambicioso rei Eochaid Bres. O incidente girou em torno do roubo do seu sagrado "Lia Fail". Bres acreditava que Nuada tinha abusado do poder do cristal, e conspirou com Aquaman para removê-lo de Thierna Na Oge, mas na verdade, o meio-irmão malvado de Aquaman, o Mestre dos Oceanos foi o único responsável por roubar a poderosa pedra preciosa.

O rei Bres condenou Nuada e Aquaman a morrer, mas eles conseguiram escapar e lutaram com o Mestre dos Oceanos na esperança de recuperar o Lia Fail. Sua busca foi bem sucedida e Nuada foi colocada de volta ao trono de Thierna Na Oge.

Com o passar dos anos, Aquaman trabalhou ao lado de Nuada para reunir os membros dos Tuatha De Danaan com os da moderna sociedade Atlante. Seus trabalhos abriram o caminho para descobrir as quatro cidades perdidas da Atlântida.

Residentes

Notas

  • Thierna Na Oge foi criada pelo escritor/editor Neal Pozner

Curiosidades

  • A cidade de Thierna Na Oge é inspirada na Tír na nÓg, um reino irlandês mitológico da tradição celta.

Leitura Recomendada

Veja Também